Acessibilidade / Reportar erro

Formação do professor de geografia: um olhar para o pensamento geográfico

Teacher training of geography: a look at geographical thinking

RESUMO

Atualmente vivemos em tempos de constante transformação educacional, pensando e estudando possibilidades de melhoria da educação em todas as áreas do conhecimento. Para compreender o pensamento geográfico na formação do professor de geografia em dois cursos de licenciatura na modalidade a distância, pretendemos analisar as correntes de pensamento geográfico contidas nas DCNs de geografia e nos PPCs e identificar as correntes de pensamento geográfico contidas na matriz curricular dos cursos. A abordagem foi qualitativa e a técnica utilizada foi a análise documental dos cursos. A corrente de pensamento que mais foi identificada foi a crítica, evidenciando nos documentos a interação entre o espaço vivido e a sociedade, não sendo possível, no entanto, perceber no estudo como essa interação é organizada na modalidade a distância.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação; pensamento geográfico; formação de professores

Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br