Acessibilidade / Reportar erro

Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia

RESUMO

Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia - FEFOL - (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Wenger (2012)______. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. 2012. Disponível em: <http://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2012/01/09-10-27-CoPs-and-systems-v2.01.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2016.
http://wenger-trayner.com/wp-content/upl...
e Turino (2008)______. Music as social life: the politics of participation. Chicago: University of Chicago Press, 2008..

PALAVRAS-CHAVE
Etnomusicologia; comunidades de prática; festivais de folclore; novos contextos de performance

Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br