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Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar1 1 Esta pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.

Prejudice and discrimination beyond the classroom: sociability and Youth culture in the school environment

RESUMO

O presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.

PALAVRAS-CHAVE
Cultura Juvenil; sociabilidades; preconceito; discriminação; docência.

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