Resumo
Para vãos medianos, entre 30 e 40 m, passarelas de pedestres mistas tem se tornado bastante populares no Brasil. Esse tipo de estrutura consiste em treliças e vigas longitudinais de aço que suportam uma plataforma de concreto, usualmente composta por elementos pré-moldados. Exemplos típicos dessas estruturas podem ser encontrados em muitas cidades no Brasil, particularmente em Brasília onde um grande número de rodovias requer um conjunto significativo de passarelas de pedestres. Devido a existência de uma relevante quantidade de estruturas do tipo, passarelas compostas, no Brasil, estudos a respeito de seu comportamento mecânico são necessários a fim de garantir a segurança dos pedestres. Com este propósito, neste artigo, uma passarela de pedestres mista localizada na cidade de Brasília é analisada por meio de testes experimentais e modelagem computacional. O foco é a determinação das frequências naturais e modos de vibração. Estratégias para a correta obtenção dos modos verticais também são discutidas uma vez que a vibração vertical é o principal problema esperado para a estrutura analisada. Os resultados obtidos mostraram que um equilíbrio entre rigidez e massa leva a frequências naturais fora do intervalo de frequências críticas excitadas pelos pedestres em uso normal, embora a ideia não tenha sido medir como esses parâmetros, massa e rigidez, poderiam influenciar o modelo. Além disso, modelos em elementos finitos foram avaliados comparando complexidade versus precisão para a determinação dos parâmetros modais.
Palavras-chave:
análise numérica; comportamento dinâmico; passarela de pedestres; modelos de elementos finitos