resumo:
Este trabalho propõe uma análise de confiabilidade em túneis profundos axissimétricos, escavados em maciços rochosos elasto-plásticos, utilizando o Método de Confiabilidade de Primeira Ordem e simulações de Monte Carlo. O método Convergência-Confinamento (CV-CF) e o critério de Mohr-Coulomb (M-C) são utilizados para modelar analiticamente a interação mecânica entre o revestimento de concreto projetado e o maciço escavado, através de parâmetros determinísticos e variáveis aleatórias. Modelos numéricos são sincronizados com os modelos analíticos de túneis e os métodos de confiabilidade, enquanto as funções estado-limite definem a probabilidade de falha na zona plástica do maciço rochoso e no revestimento de concreto projetado. Os resultados mostram que uma baixa dispersão das variáveis aleatórias afeta a confiabilidade da zona plástica na análise de túneis sem revestimento. Além disso, a pressão de suporte gera uma redução significativa na falha da zona plástica, enquanto o aumento da espessura do concreto projetado resulta em uma grande redução da probabilidade de colapso do revestimento.
Palavras-chave:
túneis profundos axissimétricos; concreto projetado; método CV-CF; simulações de Monte Carlo; FORM