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Influência da resistência à compressão do concreto, teor de fibra e fator de forma das fibras, na resistência residual do concreto autoadensável reforçado com fibra de aço

Resumo

O concreto autoadensável reforçado com fibra de aço (CAARF) é um material que combina os benefícios do concreto autoadensável no estado fresco e a maior durabilidade, com os ganhos do concreto reforçado com fibras no estado endurecido, principalmente os ganhos quanto as resistências residuais à flexão. São apresentados neste trabalho os resultados de ensaios das resistências residuais à flexão de 48 prismas entalhados, conduzidos de acordo com RILEM TC 162 TDF para concreto autoadensável reforçado com fibra de aço (CAARF). Este artigo propõe equações para estimar as resistências residuais à flexão nos CAARFs. Para isso, prismas de CAARFs de duas classes de resistência à compressão, 20 MPa e 40 MPa, foram produzidos com 3 tipos diferentes de fibras de aço com o teor de 0,5% e 1,0% em relação ao volume de concreto. A partir dos resultados dos ensaios, foram propostas equações para determinar as tensões de flexão residuais estabelecidas por meio de análise de regressão, as quais foram, então, validadas com os concretos produzidos neste trabalho e resultados disponíveis na literatura. As equações encontradas, apesar de mostrarem uma indicação das resistências à flexão residuais que serão alcançadas, obtiveram um erro relativamente alto. Para que as equações possam ser aplicadas de forma técnica, novos estudos para uma amostra maior precisam ser realizados, visando otimizar as equações.

Palavras-chave:
concreto autoadensável reforçado com fibra de aço; tensões residuais de flexão; ensaio de flexão a três pontos; fibra com gancho na ponta

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