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Distribuição de momento fletor devido a carga móvel em pontes curvas utilizando longarinas retas e curvas

resumo:

o presente estudo foca na análise paramétrica comparativa de pontes curvas utilizando utilizando longarinas retas e curvas pré-moldadas. As análises foram baseadas na distribuição transversal de momento fletor para a longarinas, na variação da curvatura da ponte e na relação desses parâmetros com os resultados obtidos em uma ponte reta. Foram desenvolvidos FEM 3D models com restrições nas posições transversais da carga-móvel e com dois tipos diferentes de modelos de carga: HL-93 e NBR 7187. Os resultados da análise paramétrica foram determinados utilizando o Fator de Modificação (FM) e o Fator de Distribuição de Momento Fletor (FDMF), calculadas a partir da análise estrutural de cada modelo na posição longitudinal do meio do vão. No âmbito global, contatou-se um aumento do momento fletor total nos modelos de ponte curva em relação à reta. Nos exemplos estudados, quanto maior o raio de curvatura, maior foi o momento fletor máximo no meio do vão da ponte. O valor de FM varia linearmente. Para as longarinas externas o FM aumenta com o aumento do L/R, já para as internas, o FM diminui com o aumento do L/R. Além disso, foi comprovada a ocorrência de “Load Shift” diferente do comportamento de corpo rígido, tendo em vista a variação diferenciada de momento fletor para a longarina externa G1 em relação a sua adjacente G2. Constatou-se uma diferença considerável de comportamento estrutural entre as longarinas retas e curvas, tendo em vista que nas SG ocorreu uma diferença significativa de FDMF entre a longarina G1 e a G2 para todas as curvaturas, o que não ocorreu para as CG. Para L/R=0.6, observou-se uma diferença de 17.8% no FDMF entre as longarinas G1 e G2 retas, já nas longarinas curvas, a diferença foi de apenas 6.6%.

Palavras-chave:
pontes; cargas móveis; curvatura; distribuição de momento fletor; Método dos Elementos Finitos

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