Resumo
Um dos maiores problemas da engenharia civil é o mau desempenho dos reparos em concreto. Estima-se que apenas 50% das restaurações de estruturas de concreto na Europa sejam bem-sucedidas, apesar de os custos de reabilitação e reparo serem estimados em cerca de metade dos orçamentos anuais de construção. Esta pesquisa visa investigar uma potencial abordagem verde para a sustentabilidade de soluções de reabilitação de infraestruturas. Após uma análise simplificada das emissões de C02, custos de intervenção, aspectos sociais, desempenhos estruturais e outros aspectos considerados relevantes para o escopo, as possíveis ações de manutenção são comparadas e classificadas. As seguintes quatro opções diferentes foram, portanto, projetadas para serem aplicadas a uma coluna da Ponte Brabau na Sardenha (Itália): i. remoção e substituição completas da coluna, ii. substituição das barras longitudinais danificadas por barras usinadas e reforço UHPFRC, iii. envolvimento longitudinal e transversal de CFRP, iv. revestimento de concreto. Uma estratégia metodológica e processual é estabelecida através de uma análise multicritério que permitirá em futuros desenvolvimentos avaliar todo o Ciclo de Vida da obra de manutenção
Palavras-chave:
concreto reforçado; sustentabilidade; reabilitação de pilares de pontes; multicritério; AHP