RESUMO
A relação entre a resistência à tração na flexão e tração direta (razão αfl) tem sido explorada na avaliação do momento de fissuração para elementos estruturais de concreto. No entanto, a maioria dos resultados relatados para αfl podem ser aplicados apenas para seções transversais retangulares. Este artigo aborda a obtenção da relação αfl para seções transversais não usuais amplamente utilizadas em elementos de concreto pré-moldado. Uma análise teórica foi realizada em trinta e duas diferentes seções transversais em termos da resistência à compressão do concreto e o tipo de agregado utilizado na composição do concreto. Os resultados apresentaram um suave aumento em αfl para concretos de maior resistência e agregados com menor módulo de elasticidade. O procedimento teórico exibiu uma boa correlação com dados experimentais e modelos de previsão, e pode ser uma alternativa interessante para a obtenção da relação αfl de seções transversais não usuais.
Palavras-chave:
resistência à tração na flexão; resistência à tração direta; momento de fissuração; concreto pré-moldado; análise teórica