Acessibilidade / Reportar erro

Concepção de tabuleiros curvos e estaiados: os efeitos da suspensão unilateral

Resumo

Dos sistemas de pontes suspensas por cabos, as estaiadas têm sido largamente utilizadas devido à sua capacidade de vencer grandes vãos e não demandarem grandes áreas de apoio durante sua execução, minimizando as interferências com o fluxo de veículos já existente ou vencendo grandes vãos em rios e canais que necessitam de espaço para passagem de embarcações. Além dessas vantagens estruturais, são esteticamente bem aceitas pela sociedade, valorizando o espaço urbano e muitas vezes tornando-o ponto de referência.

Este trabalho visa descrever a influência da suspensão unilateral do tabuleiro no comportamento de pontes estaiadas curvas através de modelos estruturais aplicados a passarelas, a fim de avaliar se os ganhos ou perdas estruturais são relevantes para as considerações de projeto. Os resultados indicaram que a variação dos esforços no tabuleiro depende, além do posicionamento dos cabos e suas forças (que por sua vez dependem das rigidezes do tabuleiro), dos próprios cabos e do mastro central.

Palavras-chave:
ponte estaiada; passarela; tabuleiro curvo; concreto

IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br