Resumo
Dos sistemas de pontes suspensas por cabos, as estaiadas têm sido largamente utilizadas devido à sua capacidade de vencer grandes vãos e não demandarem grandes áreas de apoio durante sua execução, minimizando as interferências com o fluxo de veículos já existente ou vencendo grandes vãos em rios e canais que necessitam de espaço para passagem de embarcações. Além dessas vantagens estruturais, são esteticamente bem aceitas pela sociedade, valorizando o espaço urbano e muitas vezes tornando-o ponto de referência.
Este trabalho visa descrever a influência da suspensão unilateral do tabuleiro no comportamento de pontes estaiadas curvas através de modelos estruturais aplicados a passarelas, a fim de avaliar se os ganhos ou perdas estruturais são relevantes para as considerações de projeto. Os resultados indicaram que a variação dos esforços no tabuleiro depende, além do posicionamento dos cabos e suas forças (que por sua vez dependem das rigidezes do tabuleiro), dos próprios cabos e do mastro central.
Palavras-chave:
ponte estaiada; passarela; tabuleiro curvo; concreto