Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o efeito de escala na metodologia para análise do fenômeno do colapso de interface entre concreto e polímero reforçado com fibra (PRF) de carbono por meio de corpos de prova cilíndricos. Buscou-se analisar a influência da variação da dimensão do corpo de prova ao manter a mesma geometria de PRF aderida. Para a análise do efeito de escala, foram realizados experimentos de tração direta com três dimensões de corpos de prova cilíndricos (diâmetro × altura): 50 mm × 100 mm, 100 mm × 200 mm, e 150 mm × 300 mm. Dez geometrias diferentes do material compósito foram testadas. Dois modos de falha foram observados nos experimentos: deslizamento entre os dois materiais e falha por tração no concreto. Nos experimentos com falha na interface, não se notou uma influência da dimensão do corpo de prova na força máxima, tensão de cisalhamento até o pico, e rigidez no descolamento entre concreto e PRF. No entanto, o uso de corpos de prova menores é limitado, pois muitas vezes é atingida a tensão normal limite que o concreto resiste, causando sua ruptura.
Palavras-chave:
efeito de escala; descolamento; PRF; ensaios de tração direta