Resumo
O concreto autoadensável (CAA) é um material que apresenta alta trabalhabilidade e moderada viscosidade quando comparado ao concreto convencional. Em função de suas vantagens, nas últimas décadas, o CAA vem sendo investigado e as pesquisas abordam a utilização de novos componentes em sua estrutura e a busca pela melhoria de seu desempenho, tanto no estado fluido quanto no endurecido. Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de argamassas autoadensáveis com fíler calcário e com a adição de cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBCA) em substituição parcial ao agregado miúdo. Para atingir este objetivo, inicialmente, uma taxa de substituição de areia natural por CBCA foi definida. Na sequência, foram realizados ensaios de espalhamento e funil-V com o intuito de verificar o comportamento das argamassas no estado fresco. Após a verificação do comportamento das argamassas em seu estado fresco, a série de traços que obteve os melhores aspectos de fluidez e viscosidade foi selecionada, e, para as argamassas autoadensáveis foram moldados corpos-de-prova para determinação da resistência à tração aos 28 dias, e resistência à compressão aos 7 e 28 dias. As análises experimentais demonstraram um aumento de viscosidade e redução da fluidez à medida em que se aumentava o teor de fíler calcário, facilitando a obtenção de argamassas autoadensáveis. Com relação ao desempenho do material no estado endurecido, as argamassas apresentaram leve incremento de resistência à tração e à compressão, devido ao efeito fíler dos finos. Foi possível substituir 40% do agregado miúdo por CBCA.
Palavras-chave:
argamassa autoadensável; cinza do bagaço de cana-de-açúcar; fíler calcário