resumo
As pontes rodoviárias geralmente estão sujeitas a ações dinâmicas aleatórias de magnitude variável devido aos comboios de veículos que cruzam o tabuleiro da ponte ao longo de sua vida útil. Diante deste contexto, a condição de deterioração da superfície do pavimento asfáltico da estrutura torna-se relevante para avaliar os valores de deslocamentos e tensões. Deste modo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma metodologia de análise para avaliação da resposta estrutural dinâmica de pontes rodoviárias mistas (aço-concreto), considerando-se as ações dinâmicas oriundas do tráfego de comboios de veículos sobre a superfície irregular, além do efeito da deterioração progressiva da superfície do pavimento. As conclusões desta investigação indicam que os valores de deslocamentos e tensões são consideravelmente superiores, com amplificações de até quatro vezes, quando o efeito da deterioração do pavimento da pista é considerado na análise dinâmica da ponte.
Palavras-chave:
pontes rodoviárias mistas (aço-concreto); análise estrutural dinâmica; efeito da deterioração progressiva do pavimento; modelagem em elementos finitos