Resumo
Embora a nova norma brasileira seja considerada um avanço, ainda carece de uma calibração baseada em confiabilidade dos fatores parciais de segurança. Portanto, este artigo apresenta um conjunto abrangente de análises de confiabilidade voltadas para membros estruturais de alvenaria sob compressão no Brasil. Este estudo foi baseado na teoria da confiabilidade estrutural, que permitiu avaliar a segurança através do índice de confiabilidade (β). Paredes com blocos vazados de concreto de três classes (A, B e C) e duas famílias modulares (M-15 e M-20), duas relações entre a resistência do prisma e a resistência à compressão do bloco ( = 0,5 e 0,6), e três razões entre altura efetiva e largura efetiva (λ = 14, 19 e 24). Considerando que cada um dos 36 elementos é descrito por cinco relações entre cargas móveis e permanentes e por cinco relações entre vento e cargas permanentes, foram analisadas 900 configurações. Os procedimentos de confiabilidade, configurações estruturais e metodologia de calibração foram implementados e resolvidos no software StRAnD – Structural Reliability Analysis and Design. Os resultados mostraram que os índices de confiabilidade são maiores para paredes de alvenaria não armada sob compressão com tamanho modular M-20 do que com tamanho modular M-15. Pode-se notar que a resistência à compressão do bloco não só representa o maior impacto no nível de segurança da alvenaria, mas também é a principal fonte de incerteza. Com base na calibração baseada em confiabilidade da norma brasileira, recomenda-se que a alvenaria não armada apresente fatores parciais de segurança () diferentes da alvenaria armada. Este trabalho representa um marco inicial na avaliação de segurança de estruturas de alvenaria brasileira, indicando um caminho para alcançar uma confiabilidade mais uniforme em projetos de alvenaria.
Palavras-chave:
confiabilidade; segurança; estruturas; alvenaria; blocos de concreto