Resumo
Estudos apresentam um quadro preocupante no que se refere à conservação das Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes nas rodovias brasileiras. Esse problema deve-se, em grande parte, à falta de um sistema eficiente para o gerenciamento das OAEs, especialmente na etapa de operação das estruturas, quando há necessidade de manutenções periódicas. Como solução, o Bridge Information Modeling (BrIM) tem se mostrado um sistema eficiente para o gerenciamento de OAEs, integrando diferentes tecnologias nesse processo. O objetivo desse trabalho é avaliar como o BrIM pode contribuir para o aperfeiçoamento dos procedimentos de gerenciamento das OAEs adotados no Brasil. A metodologia de pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira refere-se à revisão bibliográfica que apresenta o cenário do gerenciamento das OAEs no país, bem como à análise do uso do BrIM como uma ferramenta de gerenciamento de OAEs em um contexto geral. A segunda etapa apresenta um estudo de caso que aborda o processo de operação e manutenção de OAEs por uma concessionária de rodovias de um importante estado brasileiro. A análise permitiu concluir que, apesar da utilização do BrIM ser relativamente recente, sua adoção está em crescimento em vários países e pode contribuir substancialmente para o aperfeiçoamento da etapa de operação e manutenção de OAEs.
Palavras-chave:
BIM; BrIM; pontes; gerenciamento; ciclo de vida