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Efeito da rigidez do feixe de conexão no limite de preparação para colunas esbeltas de concreto armado em quadros únicos e multi-andares

Resumo

O objetivo principal deste artigo é estudar analiticamente o comportamento de pilares esbeltos de concreto armado em estruturas deslocáveis e não deslocáveis. As variáveis estudadas foram a rigidez da viga conectada aos pilares esbeltos, a rigidez dos pilares de contraventamento e o número de vãos e andares no modelo de estrutura. A estabilidade de pilares esbeltos foi estudada e os limites exigidos para o contraventamento lateral foram determinados usando um programa de elementos finitos para realizar análise limite de flambagem, análise linear, e análise não linear geométrica para os diferentes modelos estruturais de pórticos. Todos os resultados obtidos neste estudo foram comparados com os métodos disponíveis incluídos nas diferentes normas de construção civil e os métodos sugeridos por outros pesquisadores. Os resultados indicaram que o valor mínimo do limite de contraventamento, necessário para restringir o pilar esbelto contra a deslocabilidade lateral, depende da rigidez das vigas de conexão, número de andares e número de vãos. O limite de contraventamento necessário diminui com o aumento da rigidez da viga e com o aumento do número de vãos. No entanto, o limite de contraventamento necessário aumenta com o aumento do número de andares na estrutura.

Palavras-chave:
pilares esbeltos; concreto armado; rigidez de viga; análise de flambagem; não linearidade geométrica

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