Resumo
O crescente avanço tecnológico permite não só a concepção de estruturas cada vez mais sofisticadas e esbeltas, mas também a criação de novos métodos. No caso de pontes, uma análise mais robusta se faz necessária tendo em vista a complexidade dos carregamentos atuantes de natureza dinâmica. No presente trabalho, as forças inerciais geradas pelas massas dos veículos na estrutura são levadas em consideração, e seus efeitos quantificados, através do acoplamento das matrizes de massas dos veículos à matriz de massa global da estrutura a cada intervalo de integração. A análise dinâmica em questão foi realizada pelo programa LOADYN, ferramenta computacional desenvolvida pelos autores. A influência da velocidade de passagem do veículo na resposta dinâmica da estrutura é analisada. São feitas comparações entre as respostas estruturais com e sem a consideração das forças inerciais geradas pelo veículo. Tais forças não devem ser negligenciadas, especialmente a grandes velocidades e altas relações entre as massas do veículo e estrutura já que têm um papel imprescindível na magnitude da resposta e nas velocidades críticas.
Palavras-chave:
análise dinâmica; massas móveis; pontes ferroviárias; solução numérica; LOADYN