Acessibilidade / Reportar erro

Parâmetros do modelo bilinear de fratura e fragilidade de concretos de alto desempenho para pavimentação: por que estudos de fadiga interessam e não podem ser dispensados?

RESUMO:

Estudos de fratura sobre dois concretos de alto desempenho para pavimentação foram realizados empregando-se o wedge-split test. Com base nos ensaios foi possível observar que a energia de fratura específica era semelhante para ambos os concretos estudados. Na realidade, apenas a medida de taxa de abertura de fissuras durante os ensaios, bem como a determinação do comprimento característico e o número de fragilidade dos materiais permitiu a sua diferenciação com clareza, apontando a relevante fragilidade de um concreto em relação ao outro. Estudos anteriores de fadiga para ambos os concretos são revisitados, permitindo concluir pela necessidade da caracterização da fragilidade de concretos como meio paramétrico de seleção de dosagens, bem como para o correto entendimento de sua microestrutura que resulta em seu comportamento à fadiga.

Palavras-chave:
concreto; fratura; fadiga; fragilidade

IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br