Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

A área de estruturas e obras em concreto simples, armado e protendido, no Brasil, tem se desenvolvido a passos largos nestes últimos anos, com um grande desenvolvimento técnico e fortes investimentos na melhoria e ampliação da infra-estrutura do país.

Ao mesmo tempo é reconfortante observar que o ensino de pós-graduação e os Centros de Pesquisa a eles associados têm também recebido verbas e apoios generosos do setor público e, em muitos casos, estabelecido forte colaboração com o setor privado. Hoje no país há 131 grupos de pesquisa cadastrados com atividades relacionadas ao concreto, 22% dos quais considerados de excelência, que precisam produzir e publicar no país e no exterior.

Os temas em estudo são os mais variados, iniciando-se em Ciência dos Materiais, conduzidos por pesquisadores de Engenharia de Materiais, Química e Civil, passando pela Engenharia de Estruturas e alcançando a visão sistêmica com pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo.

A Revista IBRACON de divulgação científica, classificada no sistema CAPES QUALIS como B2, foi criada e mantida com foco nesses pesquisadores. Está aberta a todas essas visões e contribuições que estejam alinhadas no sentido de melhoria de qualidade de vida, economia de recursos e energia, segurança, robustez e sustentabilidade da construção civil, em concreto e materiais afins.

Neste número são publicados sete artigos de grande interesse: dois deles relatam estudos importantes sobre a interação da estrutura com sistemas complementares, um deles analisa a questão da influência dos recalques de fundação e outro as conseqüências da vinculação da extremidade de vigas mista aço/ concreto com as alvenarias em situação de incêndio. No campo da reabilitação de estruturas são publi- cadas duas importantes contribuições: uma sobre reforços de pilares com aumento de seção utilizando concreto auto-adensável e outra visando comparar as resistências de argamassas de reparo obtidas em laboratório com a resistência efetiva em obra. No campo de materiais apresenta-se interessante e atual artigo abordando a influência do nitrato de lítio nas reações álcali-sílica. Finalmente sobre o comportamento de estruturas em uso, são apresentados dois artigos, um enfocando a monitoração de uma ponte ferroviária de 600m de extensão e outro sobre a sismicidade da região Nordeste do Brasil, recentemente afetada por tremores de terra.

O IBRACON acredita que com mais este número está atendendo a um dos mais importantes objeti- vos deste veículo que é o de proporcionar aos pesquisadores um meio qualificado de divulgação de pesquisa e desenvolvimento sobre estruturas e materiais de construção civil, valorizando a engenharia brasileira e promovendo o intercâmbio de conhecimento com o exterior.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Paulo Helene

Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2010
IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br