Resumo
As juntas em pavimentos de concreto são construídas com o objetivo de permitir a expansão e contração do concreto quando de alterações nas condições climáticas, impedindo a ocorrência de fissuras de retração de secagem aleatórias. Contudo, como as juntas serradas causam descontinuidades nos pavimentos, gerando o formato típico das placas, as barras de transferência de carga são introduzidas para evitar que a capacidade de transferência de carga do pavimento de concreto seja reduzida. Quando do posicionamento dessas barras em pista e mesmo durante a concretagem do pavimento podem ocorrer desalinhamentos, que por sua vez podem afetar o desempenho estrutural e funcional do sistema mesmo de maneira precoce. Assim, a investigação dos efeitos de desconformidades no posicionamento dessas barras nas tensões de serviço em pavimentos de concreto simples, por meio de modelagem numérica, torna-se ponto de partida para a melhoria das especificações e restrições normativas sobre o assunto. Nesse estudo foram realizadas simulações numéricas por meio do Método dos Elementos Finitos, com o programa EverFE 2.25 (em 3D) de estrutura típica de pavimento de concreto simples em corredor de ônibus quando foram então avaliados os tipos e magnitudes de desalinhamentos (rotações verticais e horizontais), tipos de base (cimentada e asfáltica) de apoio das placas, condições de aderência entre placas e base, bem como ocorrência ou não de gradientes de temperatura entre topo e fundo da placa. Os resultados evidenciaram a significativa contribuição da aderência entre a placa de concreto e a base para a redução das tensões de tração na flexão no concreto, mesmo quando as barras se encontrassem severamente desalinhadas e as placas sujeitas a diferenciais térmicos elevados.
Palavras-chave:
pavimentos de concreto simples; desalinhamento de barras de transferência de carga; análise numérica; avaliação estrutural