Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização enzimática de cepas de Vibrio alginolyticus isoladas de bivalves coletados na Lagoa de Veneza (Itália) e Baía de Guanabara (Brasil)

O ecossistema aquático é o habitat natural de microrganismos incluindo aqueles dos gêneros Vibrio e Aeromonas os quais são patogênicos para o homem e animais. Na presente investigação foi avaliada a freqüência destas bactérias e a característica enzimática de 34 cepas de Vibrio alginolyticus isoladas de bivalves coletados na Lagoa de Venice (Itália) e Baía de Guanabara (Brasil) durante o período de Novembro-2003 a Fevereiro-2004. As amostras de mexilhões foram submetidas a enriquecimento em Água Peptonada Alcalina (APA) adicionada de 1% de Cloreto de Sódio (NaCl) e APA com 3% de NaCl (37 ºC/18-24h). Em seguida as amostras foram semeadas em Agar TCBS (Agar Tiossulfato Citrato Bile Sacarose) e as colônias suspeitas foram submetidas à caracterização bioquímica. As cepas de Vibrio alginolyticus foram avaliadas quanto à produção das enzimas colagenase, elastase e condroitinase. Os resultados demonstraram o isolamento de 127 microrganismos assim distribuídos: 105 cepas de Vibrio das quais V. alginolyticus (32,4%), V. harveyi (19%) e V. parahaemolyticus (7,6%), 20 cepas de Aeromonas e 2 Plesiomonas shigelloides foram os principais patógenos isolados. Observou-se a produção das três enzimas a partir de V. alginolyticus, consideradas principais fatores de virulência da bactéria, em especial em casos de infecção dermatológica humana.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br