Acessibilidade / Reportar erro

Variação genética entre moluscos susceptíveis e não susceptíveis à infecção pelo Schistosoma através da análise do DNA polimórfico amplificado aleatóriamente (RAPDs)

A susceptibilidade de moluscos à infecção por certos trematódeos e a sua capacidade como hospedeiro para o contínuo desenvolvimento é o problema mais deslumbrante nas relações parasita hospedeiro. O presente trabalho, focaliza nosso interesse na genética dos moluscos para determinar quais genes ou produtos gênicos são especificamente responsáveis pela susceptibilidade do molusco à infecção. DNA de alto peso molecular, foi extraído de ambos moluscos susceptíveis e não susceptíveis da espécie Biomphalaria tenagophila. Iniciadores aleatórios com 10 pares de bases foram usados na amplificação aleatória (RAPD) de ambos os DNAs e análise por eletroforese em gel de poliacrilamida e coloração com prata. Os resultados mostram que a amplificação aleatória do DNA representa um eficiente caminho para a comparação dos genomas desde que marcadores moleculares foram detectados como variantes genéticos entre os moluscos susceptíveis e não susceptíveis.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br