Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das lectinas WGA e Con A como biomarcadoras de esquistossomose hepatoesplênica em biopsias humanas sem evidência do sistema ovo-granuloma

Introdução:

Lesões do cólon são predominantes em pacientes com esquistossomose, entretanto alterações dos carboidratos no cólon com esquistossomose permanecem desconhecidas. Ligantes de lectinas permitem a identificação das mudanças no padrão dos carboidratos celulares.

Métodos:

Biópsias do cólon descendente e sigmóide dos pacientes foram submetidas a histoquímica com as lectinas WGA e Con A.

Resultados:

WGA marcou o estroma dos tecidos das células glandulares do cólon descendente e sigmóide com um padrão citoplasmático intenso e granular em espécimes com esquistossomose diferindo do controle normal e da Con A, a qual não reconheceu nenhum tecido estudado. Cólon sem esquistossomose não apresentou marcação.

Conclusões:

ligantes de WGA são diferentemente expressos em pacientes com esquistossomose hepatoesplênica sem evidência de sistema ovo-granuloma.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br