Acessibilidade / Reportar erro

A relevância da pesquisa para o Serviço Social: conquistas e desafios permanentes das Diretrizes Curriculares

The relevance of research for Social Work: Permanent achievements and challenges of Curriculum Guidelines

Resumo

Este artigo objetiva elencar alguns subsídios para o diálogo da pesquisa na fonnação do/a assistente social, no âmbito acadêmico, a partir do que preconizam as Diretrizes Geraispara o Curso de Serviço Social (1996). Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, analisando as legislações que regulam a profissão em relação à pesquisa e demais produções científicas pertinentes, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, diante dos atuais desafios relacionados à expansão das comentes contra-hegemônicas no serviço social e da expansão do Ensino a Distância, a profissão precisa voltar a colocar-se na agenda das suas próprias pesquisas, isto é, ser objeto das investigações Italizadas pela comunidade de pesquisadores da área. Uma nova pesquisa sobre a implementação das Diretrizes Curriculares, por exemplo, poderia abrir possibilidades de um novo debate nacional.

Palavras-chave:
Pesquisa; Diretrizes Cuniculares; Serviço Social

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com