Resumo
Este artigo objetiva elencar alguns subsídios para o diálogo da pesquisa na fonnação do/a assistente social, no âmbito acadêmico, a partir do que preconizam as Diretrizes Geraispara o Curso de Serviço Social (1996). Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, analisando as legislações que regulam a profissão em relação à pesquisa e demais produções científicas pertinentes, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, diante dos atuais desafios relacionados à expansão das comentes contra-hegemônicas no serviço social e da expansão do Ensino a Distância, a profissão precisa voltar a colocar-se na agenda das suas próprias pesquisas, isto é, ser objeto das investigações Italizadas pela comunidade de pesquisadores da área. Uma nova pesquisa sobre a implementação das Diretrizes Curriculares, por exemplo, poderia abrir possibilidades de um novo debate nacional.
Palavras-chave:
Pesquisa; Diretrizes Cuniculares; Serviço Social