Objetivo: comparar a qualidade da documentação do processo de enfermagem em duas versões de um sistema de apoio à decisão clínica.
Método: estudo quantitativo, quase-experimental do tipo antes e depois. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade dos registros foi o Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes Versão Brasileira, que possui quatro domínios e escore máximo de 58 pontos. Foram avaliados 81 registros na versão I (pré-intervenção), 58 registros da versão II (pós-intervenção) e comparados os escores obtidos nas duas aplicações. As intervenções consistiram em planejamento, implantação piloto da versão II do sistema, treinamento e acompanhamento dos usuários. Os dados foram analisados no software R, utilizando-se estatística descritiva e inferencial.
Resultados: a média obtida na pré-intervenção foi de 38,24 e pós-intervenção, 46,35 pontos. Houve evidências de diferença estatística entre as médias dos grupos pré e pós-intervenção, visto que o valor-p foi menor que 0,001 nos quatro domínios avaliados.
Conclusão: a qualidade da documentação do processo de enfermagem na versão II do sistema foi superior à versão I. A eficácia do sistema e a efetividade das intervenções foram comprovadas. Este estudo pode contribuir para a qualidade da documentação, gerenciamento do cuidado, visibilidade das ações de enfermagem e segurança do paciente.
Descritores: Sistemas de Apoio a Decisões Clínicas; Processo de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Registro Eletrônico em Saúde; Informática em Enfermagem; Avaliação de Tecnologias de Saúde