Objetivo:
descrever as competências profissionais dos enfermeiros que atuam em urgência e emergência e compreender sua percepção a respeito das competências essenciais para a atuação e a atualização profissional.
Método:
estudo sequencial explanatório de métodos mistos, realizado com enfermeiros de urgência e emergência. Para a obtenção dos dados quantitativos, utilizou-se um questionário com 78 itens, respondidos por 39 enfermeiros, que foram analisados mediante estatística descritiva e testes não paramétricos. Já os dados qualitativos, foram obtidos por entrevista semiestruturada realizada com 17 enfermeiros, cuja interpretação deu-se pela análise temática de conteúdo indutiva. Os dados foram combinados por conexão.
Resultados:
obteve-se alto nível de competência na autoavaliação dos enfermeiros de urgência e emergência no fator 2 – relações no trabalho e menor nível no fator 6 - excelência profissional (p=0,036). Os dados qualitativos corroboraram de forma positiva com o fator relações no trabalho, identificando a associação do conhecimento e experiência prática com competências, além de um cenário desprovido de educação permanente.
Conclusão:
apesar de altos níveis de competência identificados nos enfermeiros de urgência e emergência, o fortalecimento de estratégias educacionais favorece o desenvolvimento e o reconhecimento profissional.
Descritores:
Competência Profissional; Enfermagem em Emergência; Liderança; Pesquisa em Administração de Enfermagem; Serviços Médicos de Emergência; Papel do Profissional de Enfermagem
Destaques:
(1) Enfermeiros emergencistas demonstraram alto nível de competência profissional.
(2) A falta de Educação Permanente afetou as competências profissionais dos enfermeiros.
(3) Reconhecimento ocorre com conhecimento, experiência e relacionamento interpessoal.
(4) Educação Permanente na emergência pode desenvolver competências profissionais.