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Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida”, apresentada à Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Apoio Financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

Objetivo:

descrever atributos associados à Qualidade de Vida de crianças e adolescentes transgêneros brasileiros segundo sua própria percepção.

Método:

estudo descritivo, realizado com 32 participantes entre oito e 18 anos, entrevistados ou que participaram de grupos focais. Os depoimentos foram transcritos, agrupados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 e descritos segundo a definição da Qualidade de Vida pela Organização Mundial da Saúde no que concerne às dimensões mental, física e social.

Resultados:

foi possível identificar o núcleo familiar como o principal meio de suporte social das crianças e adolescentes transgêneros. Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida.

Conclusão:

Los depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.

Descritores:
Adolescente; Qualidade de Vida; Transexualidade; Pessoas Transgênero; Identidade de Gênero


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