Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de enfermeiros sobre liderança em hospitais brasileiros na COVID-19 pela concepção de Kotter* * *Artigo extraído da tese de doutorado “Estratégias de liderança dos enfermeiros em hospitais universitários federais brasileiros durante a pandemia de COVID-19: na perspectiva do modelo de John Kotter”, apresentada à Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 402392/2020-5, Brasil.

Resumo

Objetivo:

conhecer as percepções de liderança de enfermeiros durante a pandemia da COVID-19 em hospitais universitários brasileiros, pela concepção dos conceitos do referencial de John Kotter e seu modelo de mudança de oito etapas.

Método:

pesquisa multicêntrica de natureza qualitativa e delineamento analítico. A amostra foi constituída por 139 enfermeiros atuantes na COVID-19 entrevistados mediante um roteiro de entrevistas semiestruturadas, categorizadas por meio de análise de conteúdo de Bardin com base nos conceitos de John Kotter e seu modelo de mudança de oito etapas.

Resultados:

os achados resultaram em importantes percepções dos enfermeiros acerca da liderança durante o enfrentamento da COVID-19, que apresentaram características condizentes com os preceitos de Kotter. Evidencia-se uma liderança baseada na busca pelo conhecimento, pautada em uma comunicação polida, facilitando o trabalho em equipe por meio de uma relação de confiança e respeito. O reconhecimento da complexidade e dificuldade que é exercer a liderança do enfermeiro, principalmente, em contextos de crise.

Conclusão:

as percepções dos enfermeiros reforçam elementos essenciais para a prática da liderança, como a importância pela busca de conhecimentos múltiplos, comunicação polida, relação baseada na confiança e respeito, e o reconhecimento da complexidade em liderar, apresentando, assim, características acerca dos preceitos de Kotter.

Descritores:
Enfermagem; Liderança; Enfermeiras e enfermeiros; COVID-19; Gestão de mudança; Pandemias

Destaques:

(1) Evidenciadas percepções de enfermeiros sobre liderança na COVID-19.

(2) A COVID-19 intensificou a complexidade no exercício da liderança de enfermeiros.

(3) A liderança de enfermeiros foi consolidada no conhecimento, comunicação, confiança.

(4) Atuar no enfrentamento da COVID-19 enquanto enfermeiro-líder tornou-se árduo.

(5) Preceitos de Kotter auxiliam em reflexões na liderança de enfermeiros.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br