Resumos
Objetivo:
examinar o uso e o conteúdo do fórum de discussão da Aliança Global para Enfermagem e Obstetrícia (Global Alliance for Nursing and Midwifery, GANM) em relação à educação e prática de enfermagem e obstetrícia.
Método:
análise de conteúdo convencional qualitativa. Foram extraídas e usadas como unidade de análise linhas de assunto de 1.689 tópicos do fórum de discussão. A priori, os códigos foram desenvolvidos com base na relevância do tópico (por exemplo, saúde materna) e no uso típico de um fórum de discussão (por exemplo, anúncio de oportunidades educacionais). Códigos emergentes foram identificados posteriormente durante a codificação dos dados (por exemplo, doenças infecciosas).
Resultados:
o fórum de discussão da GANM foi utilizado com maior frequência para troca de informações (43,8%), como divulgação de novas informações sobre a prática baseada em evidências e para anunciar oportunidades educacionais (24,8%). Os tópicos mais discutidos foram Enfermagem (14,2%; por exemplo, o papel do enfermeiro na atenção primária, educação em enfermagem, etc.) e saúde materna (13,8%; por exemplo, cuidados pósparto, mortalidade materna, etc.). Doenças infecciosas foram discutidas em 9% dos tópicos, sendo que 40% estavam relacionados à atual pandemia de coronavírus.
Conclusão:
os achados reforçam a utilidade da GANM como plataforma de desenvolvimento profissional e educação continuada. Como plataforma para disseminar a pesquisa empírica, a GANM pode ser aproveitada para ter uma influência na prática do mundo real baseada em evidências.
Descritores:
Colaboração; Análise de Conteúdo; Educação Continuada; Troca de Conhecimento; Desenvolvimento Profissional; Comunidade de Prática Online
Objective:
to examine the usage and content of the Global Alliance for Nursing and Midwifery (GANM) discussion forum in relation to nursing and midwifery education and practice.
Method:
a qualitative conventional content analysis was performed. Subject lines from 1689 discussion board threads were extracted and used as the unit of analysis. A-priori codes were developed based on topical relevance (e.g. maternal health) and typical discussion board usage (e.g. announcing educational opportunities). Emerging codes were further identified while coding the data (e.g. infectious diseases).
Results:
the GANM discussion forum was used most frequently for information exchange (43.8%), such as dissemination of new information on evidence-based practice, and to announce educational opportunities (24.8%). The most frequently discussed topics were nursing (14.2%; e.g. the role of nurses in primary care, nursing education, etc.) and maternal health (13.8%; e.g. postpartum care, maternal mortality, etc.). Infectious diseases were discussed in 9% of threads, 40% of which concerned the current coronavirus pandemic.
Conclusion:
findings reinforce the utility of the GANM as a platform for professional development and continuing education. As a platform for disseminating empirical research, the GANM can be leveraged to have an influence on real-world, evidence-based practice.
Descriptors:
Collaboration; Content Analysis; Continuing Education; Knowledge Exchange; Professional Development; Online Community of Practice
Objetivo:
examinar el uso y contenido del foro de discusión de la Alianza Global para Enfermería y Obstetricia (Global Alliance for Nursing and Midwifery, GANM) en relación con la educación y práctica de Enfermería y Obstetricia.
Método:
se realizó un análisis de contenido convencional cualitativo. Se extrajeron líneas de 1689 hilos de conversación en foros de discusión y se utilizaron como unidad de análisis. A priori, los códigos se desarrollaron sobre la base de la relevancia del tema (por ejemplo, salud materna) y el uso típico de los foros de discusión (por ejemplo, anunciar oportunidades educativas). Los códigos emergentes se identificaron con mayor precisión al codificar los datos (por ejemplo, enfermedades infecciosas).
Resultados:
el foro de discusión de la GANM se utilizó con mayor frecuencia para el intercambio de información (43,8%), como la difusión de nueva información sobre la práctica basada en la evidencia, y para anunciar oportunidades educativas (24,8%). Los temas más discutidos fueron la Enfermería (14,2%; por ejemplo, el rol de los enfermeros en la atención primaria, educación en Enfermería, etc.) y la salud materna (13,8%; por ejemplo, atención postparto, mortalidad materna, etc.). Las enfermedades infecciosas se discutieron en 9% de los hilos de conversación, de los cuales, el 40% refirieron a la actual pandemia de coronavirus.
Conclusión:
los hallazgos refuerzan la utilidad de la GANM como plataforma para el desarrollo profesional y la educación continua. Como plataforma para difundir investigación empírica, la GANM se puede aprovechar para influir en la práctica basada en la evidencia del mundo real.
Descriptores:
Colaboración; Análisis de Contenido; Educación Continua; Intercambio de Conocimiento; Desarrollo Profesional; Comunidad de Práctica en Línea
Introdução
Considerando que 2020 é o ano da enfermeira e da parteira, vale destacar a importância de dispor de uma força de trabalho competente e educada em diferentes níveis e configurações do sistema(11 World Health Organization. Global strategic directions for strengthening nursing and midwifery 2016-2020. [Internet]. Geneva: WHO; 2016 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/global-strategic-midwifery2016-2020.pdf?ua=1
https://www.who.int/hrh/nursing_midwifer...
). Isso implica fornecer as informações mais atualizadas relativas à prática baseada em evidências e oportunidades para o crescimento profissional contínuo como meio de desenvolver a competência de enfermeiras e parteiras em todo o mundo(11 World Health Organization. Global strategic directions for strengthening nursing and midwifery 2016-2020. [Internet]. Geneva: WHO; 2016 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/global-strategic-midwifery2016-2020.pdf?ua=1
https://www.who.int/hrh/nursing_midwifer...
). A troca de informações educacionais requer colaboração nos níveis intra e interprofissional para promover o desenvolvimento profissional e a colaboração(11 World Health Organization. Global strategic directions for strengthening nursing and midwifery 2016-2020. [Internet]. Geneva: WHO; 2016 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/global-strategic-midwifery2016-2020.pdf?ua=1
https://www.who.int/hrh/nursing_midwifer...
).
Essas estratégias para maximizar a educação em Enfermagem e Obstetrícia são essenciais para a construção de competência e preparação, especialmente em tempos de surtos como a pandemia de COVID-19. Segundo Brand(22 Brand R. When disaster strikes: nurse leadership, nursing care, and teamwork saves lives. [Internet]. 2016 May 1 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.rwjf.org/en/library/research/2016/05/when-disaster-strikes.html
https://www.rwjf.org/en/library/research...
), os enfermeiros são atores fundamentais na resposta de um país a uma crise nacional ou internacional. Isso significa que eles não estão apenas prestando cuidados em nível individual ou populacional, mas também melhorando os sistemas de saúde(22 Brand R. When disaster strikes: nurse leadership, nursing care, and teamwork saves lives. [Internet]. 2016 May 1 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.rwjf.org/en/library/research/2016/05/when-disaster-strikes.html
https://www.rwjf.org/en/library/research...
). Assim, é necessário manter um compromisso com a educação continuada para maximizar a resposta dos enfermeiros diante de uma pandemia. Para atingir tais objetivos, uma abordagem educacional para uma nova doença infecciosa deve abordar o conhecimento clínico, o desenvolvimento de competências e o acesso a materiais de alta qualidade baseados em evidências(22 Brand R. When disaster strikes: nurse leadership, nursing care, and teamwork saves lives. [Internet]. 2016 May 1 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.rwjf.org/en/library/research/2016/05/when-disaster-strikes.html
https://www.rwjf.org/en/library/research...
-33 Veenema TG, Friese CR, Meyer D. The increasing demand for critical care beds- recommendations for bridging the RN staffing gap. [Internet]. Clinicians’ Biosecurity News. 2020 March 30 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.centerforhealthsecurity.org/cbn/2020/cbnreport-03302020.html
https://www.centerforhealthsecurity.org/...
). Comunidades de prática on-line podem servir como ferramenta essencial para fornecer acesso a recursos atualizados para responder às necessidades de saúde das enfermeiras e parteiras em todo o mundo(44 Billings DM. Online communities of professional practice. J Nurs Educ. 2003 Aug 1;42(8):335-6. doi: 10.3928/0148-4834-20030801-03
https://doi.org/10.3928/0148-4834-200308...
-55 Dieleman C, Duncan EA. Investigating the purpose of an online discussion group for health professionals: a case example from forensic occupational therapy. BMC Health Services Research. 2013 Dec;13(1):1-8. doi: 10.1186/1472-6963-13-253
https://doi.org/10.1186/1472-6963-13-253...
).
Em 2006, o Centro Colaborador da Escola de Enfermagem Johns Hopkins da OPAS/OMS estabeleceu a Aliança Global para Enfermagem e Obstetrícia (Global Alliance for Nursing and Midwifery, GANM), uma comunidade de prática on-line que oferece um fórum inovador para a troca de conhecimento. Atualmente, a GANM tem mais de 4.000 membros de 163 países, compostos por profissionais, pesquisadores e outros. A missão da GANM é fornecer uma plataforma para troca de conhecimento global, usando tecnologia de baixa largura de banda.
A plataforma Knowledge Gateway da GANM provê um fórum de discussão e uma biblioteca on-line para fornecer um mecanismo de disseminação de conhecimento em termos globais. O fórum de discussão serve como um fórum on-line para compartilhar informações e ideias, particularmente relacionadas à enfermagem e obstetrícia. O que torna o fórum de discussão da GANM único é o fato de ele ser moderado por alunos de pós-graduação da Escola de Enfermagem Johns Hopkins. Os moderadores realizam tarefas de apoio, como fornecer ajuda aos membros, bem como tarefas administrativas, como excluir spams(66 Smedley RM, Coulson NS. A thematic analysis of messages posted by moderators within health-related asynchronous online support forums. Patient Educ Couns. 2017 Sep 1;100(9):1688-93. doi: 10.1016/j. pec.2017.04.008
https://doi.org/10.1016/j.pec.2017.04.00...
). Um fator de relevância para o estudo atual é que todas as mensagens postadas no fórum de discussão da GANM devem primeiro ser aprovadas por um moderador. Quase todas as mensagens foram aprovadas, com exceção das postagens que vendiam um produto ou continham conteúdo impróprio.
O objetivo deste estudo foi examinar o uso e o conteúdo do fórum de discussão da Aliança Global para Enfermagem e Obstetrícia (GANM) em relação à educação e prática de enfermagem e obstetrícia.
Método
Foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa. Esse método foi selecionado por ser comumente utilizado em estudos de enfermagem e ser um método prático para analisar mensagens de comunicação(77 Elo S, Kyngäs H. The qualitative content analysis process. J Adv Nurs. 2008 Apr;62(1):107-15. doi: 10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x
https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2007...
). Uma abordagem qualitativa foi usada para explorar as áreas de conteúdo discutidas no fórum de discussão da GANM. A análise de conteúdo é uma metodologia adequada porque fornece um “meio sistemático e objetivo de descrever e quantificar os fenômenos”(88 Elo S, Kääriäinen M, Kanste O, Pölkki T, Utriainen K, Kyngäs H. Qualitative content analysis: a focus on trustworthiness. SAGE Open. 2014 Feb 5;4(1):2158244014522633. doi: 10.1177/2158244014522633
https://doi.org/10.1177/2158244014522633...
). Usando essa abordagem, códigos foram desenvolvidos, a priori, pela equipe de pesquisa cobrindo uma variedade de tópicos de saúde materno-infantil e postagens típicas em fóruns de discussão conforme identificadas pelos moderadores da GANM. Novos códigos foram adicionados na medida em que surgiam novos temas. Esses códigos foram agrupados em categorias derivadas dos dados. Um membro da equipe de pesquisa codificou todos os dados e reuniões regulares foram realizadas com a equipe de pesquisa para estabelecer a confiabilidade do intercodificador.
As postagens do fórum de discussão da GANM Knowledge Gateway foram extraídas para análise desde seu início, em 2006, até outubro de 2019. No entanto, no início de 2020, com o surto de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), os membros começaram a compartilhar novas informações sobre o vírus e a doença que ele causa, COVID-19. Na época, o conhecimento científico sobre o vírus e a doença ainda estava surgindo, e a preocupação com a disseminação de informações incorretas estava crescendo. Como estávamos interessados na utilidade do fórum GANM em relação ao compartilhamento de informações baseadas em evidências, uma segunda rodada de extração de dados foi realizada no início de maio de 2020.
Em maio de 2020, a GANM contava de 4.036 membros em 162 países. Uma pesquisa com membros da GANM realizada em agosto e setembro de 2019 indicou que a maioria dos entrevistados eram enfermeiras licenciadas ou registradas (36%), parteiras (33%) ou enfermeiros de prática avançada licenciadas [15% Enfermeira Parteira Certificada (Certified Nurse-Midwife, CNM), 6% Enfermeiro Médico (Nurse Practitioner, NP), 5% Doutor em Prática de Enfermagem (Doctorate of Nursing Practice, DNP), 2% Enfermeiro Especialista Clínico (Clinical Nurse Specialist, CNS) e 1% Enfermeiro Anestesista]. Doze por cento eram especialistas em saúde pública, incluindo mestrado em saúde pública e doutorado. Sessenta e dois por cento dos entrevistados identificaram o inglês como idioma principal, 29% identificaram o espanhol e 24% identificaram outro idioma, sendo o português, o francês, o nepalês, o vietnamita e o árabe os outros idiomas mais comumente falados(99 Chu H. GANM survey results: informing and connecting our community. [Internet]. 2019 Oct 7 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://ganm.nursing.jhu.edu/ganm-survey-results-informing-and-connecting-our-community/
https://ganm.nursing.jhu.edu/ganm-survey...
).
Foram incluídas todas as linhas de assunto desde o início do fórum de discussão, em agosto de 2006, até maio de 2020. Um novo tópico (ou linha de assunto) começa quando um membro compartilha informações ou faz uma pergunta postando uma mensagem com o assunto no fórum de discussão. Outros membros participam da discussão respondendo à postagem original. Frequentemente, há várias conversas sobre tópicos semelhantes, mas cada conversa tem seu próprio tópico. Além disso, o mesmo tema pode ter mais de um tópico. Por exemplo, um membro pode desejar compartilhar informações sobre uma conferência futura postando uma mensagem no fórum de discussão. Eles podem enviar lembretes à comunidade sobre a conferência em forma de nova mensagem, que iniciaria um novo tópico separado.
O texto do fórum de discussão foi importado para um arquivo Excel, onde as linhas de assunto de cada tópico foram extraídas e utilizadas como unidade de análise. O texto do tópico, os nomes dos membros da GANM que participaram da discussão e as datas em que as mensagens foram postadas foram omitidos, portanto, qualquer informação de identificação pessoal foi removida para análise. As linhas de assunto foram copiadas em um arquivo Excel separado, que foi importado para o software de análise de dados qualitativos F4 Analyze. O F4 Analyze foi usado para facilitar o gerenciamento e análise de dados. Presumiu-se que cada linha de assunto refletia o conteúdo de seu segmento correspondente e foi escrita no mesmo idioma.
Além disso, tópicos com 20 ou mais postagens foram revisados para identificar os temas que geraram mais participação. Quando os membros da GANM participam de um tópico de conversa, cada resposta é registrada como uma postagem dentro do tópico. Essa análise foi feita porque no método descrito acima, cada tópico é contado uma vez. Ao examinar tópicos com mais de 20 postagens, pudemos identificar tópicos de interesse específicos, criando uma imagem mais completa do que os membros da GANM decidem discutir e interagir no fórum de discussão.
Os códigos foram desenvolvidos, a priori, com base nas áreas de conteúdo de saúde materno-infantil e no uso típico de um fórum de discussão. Por exemplo, porque a GANM é uma comunidade on-line de prática para enfermeiras e parteiras, a saúde materna foi frequentemente discutida. O uso típico de um painel de discussão consiste em atividades como anunciar eventos futuros, incluindo oportunidades educacionais (ou seja, conferências, cursos on-line, webinars etc.); postagem de vagas de emprego; e compartilhamento de informações na forma de diretrizes práticas, comunicados à imprensa e boletins informativos. Tópicos relacionados a atividades GANM (ou seja, novas postagens em blog, acréscimos à biblioteca da comunidade on-line e pesquisas GANM) foram escritos por um moderador e codificados como “GANM”. Deve-se notar que os tópicos da GANM representam instâncias de troca de informações categorizadas em seu próprio código porque foram geradas pelos moderadores. A codificação de tópicos gerados por moderadores separadamente permitiu a diferenciação entre conversas iniciadas por moderadores e o uso do fórum de discussão conduzido por membros em geral. As mensagens também foram codificadas para identificar o idioma em que foram postadas.
Os códigos emergentes foram identificados posteriormente durante a codificação dos dados. Por exemplo, muitas postagens discutiram doenças infecciosas, incluindo HIV, Ebola e COVID-19 (os tópicos que compreendiam menos de 3% do total de tópicos de discussão foram codificados em “outros tópicos de saúde”). Cada linha de assunto pode ter mais de um código; por exemplo, uma linha de assunto anunciando uma postagem no blog da GANM sobre enfermagem durante o COVID-19 escrita em espanhol foi codificada em “GANM”, “enfermagem”, “doenças infecciosas” e “espanhol”.
Além disso, as linhas de assunto que discutiam a saúde em um país ou região geográfica específica foram codificadas na região da OMS correspondente: Região Africana (AFRO), Região para as Américas (AMRO), Região do Mediterrâneo Oriental (EMRO), Região Europeia (EURO), Região do Sudeste Asiático (SEARO) e Região do Pacífico Ocidental (WPRO).
Um membro da equipe de pesquisa codificou todos os dados e conferenciou com a equipe onde havia ambiguidade para estabelecer a confiabilidade entre codificadores. Por exemplo, tópicos sobre o envolvimento de homens e meninos no planejamento familiar não foram inicialmente codificados como “saúde materna” porque tratam da participação masculina. No entanto, após a conferência, os autores decidiram que, como essas linhas se concentravam no planejamento familiar, “saúde materna” era um código apropriado.
O estudo foi isento da revisão do IRB; as postagens de discussão foram desidentificadas e analisadas anonimamente.
Resultados
Entre agosto de 2006 e maio de 2020, o fórum de discussão a GANM teve 1.689 tópicos de discussão exclusivos com aproximadamente 20 novas postagens a cada mês. Os resultados são apresentados com base no uso (por exemplo, como os membros usaram o fórum de discussão) e no conteúdo (por exemplo, o que foi discutido) para fornecer uma exploração abrangente do fórum de discussão.
Uso
Os membros da GANM usam principalmente o fórum de discussão para compartilhar oportunidades de desenvolvimento profissional, sendo esse o objetivo de 85,5% de todos os tópicos. O desenvolvimento profissional foi subdividido em cinco categorias: troca de informações, educação continuada, postagens da GANM, anúncios de emprego e outros. Conforme consta na Tabela 1, o uso mais frequente do fórum de discussão foi para intercâmbio de informação (43,8% de todos os tópicos), como a disseminação de novas informações sobre a prática baseada em evidências e o compartilhamento de comunicados à imprensa, resumos de políticas e boletins informativos. O segundo uso mais frequente foi para anunciar oportunidades de educação continuada (24,8%), incluindo conferências, cursos on-line e webinars, que representaram quase metade (46,5%) de todas as oportunidades educacionais. Os tópicos da GANM, que representam instâncias de troca de informações geradas por moderadores, compreenderam 12,3% de todas as postagens. Esses tópicos disseminaram principalmente novas ideias e informações baseadas em evidências na forma de postagens de especialistas em blogs e resumos de artigos de pesquisas empíricas publicadas em periódicos revisados por pares de acesso aberto, respectivamente.
Conteúdo
Em termos de conteúdo, os temas mais discutidos foram enfermagem (14,2%) e saúde materna (13,8%), conforme mostrado na Tabela 2. As discussões sobre enfermagem incluíram conversas sobre o papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde, segurança no local de trabalho para enfermeiros, enfermagem em desastres e avanço da enfermagem em ambientes globais. Anúncios sobre campanhas como o Ano da Enfermeira e da Parteira e da Nursing Now, e o Relatório da Situação Mundial da Enfermagem também foram incluídos. Os tópicos de saúde materna incluíram planejamento familiar, cuidados pós-parto, relatórios de mortalidade materna e, mais recentemente, COVID-19 e gravidez e amamentação.
As doenças infecciosas foram discutidas em 9% dos tópicos. Orientações sobre surtos de doenças foram frequentemente compartilhadas, incluindo diretrizes para surtos de Ebola que começaram em 2013 e 2018, na África Ocidental e na República Democrática do Congo, respectivamente; o surto de Zika que começou na América do Sul em 2015; e a atual pandemia COVID-19 que começou em 2019 na China. A COVID-19 foi especificada em 40% de todos os tópicos que discutem doenças infecciosas.
A obstetrícia compreendeu 10% de todas as linhas e incluiu educação em obstetrícia, competências em obstetrícia do Conselho Internacional de Parteiras e informações sobre o Dia Internacional Virtual da Parteira. Tópicos sobre obstetrícia também tendiam a receber muitas mensagens, indicando que havia interesse entre os membros em discutir esta temática.
Os tópicos que geraram mais discussão entre os membros (mais de 20 postagens) foram intitulados, “Doulas” (53 mensagens) e “Procurando por colaboradores” (52 mensagens), seguidos por “Parteiras tradicionais (não treinadas)” (50 mensagens) e “Programa de entrada direta em obstetrícia” (44 mensagens), conforme mostra a Tabela 3. Um tópico intitulado “2020 ano do enfermeiro, celebrando a enfermagem e a obstetrícia!” gerou o quinto maior número de respostas (43 mensagens no total), muitas das quais defendiam que a profissão de obstetrícia fosse reconhecida separadamente da enfermagem. Por exemplo, um colaborador do tópico escreveu: “Fantástico, estamos celebrando a enfermagem e a obstetrícia, mas... a obstetrícia não deveria estar sob o chapéu da enfermagem. Globalmente, a obstetrícia deve ser reconhecida como uma profissão separada”. Em contraste, outro membro compartilhou uma perspectiva diferente, escrevendo: “Eu acho que historicamente as duas profissões têm muitos pontos em comum, profundamente entrelaçados e se complementam. Minha inclinação é que devemos nos concentrar em comemorar e regozijar 2020 como o ano dos enfermeiros e parteiras juntos, dada a sua ligação histórica em muitas partes do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento!”.
Tópicos do fórum de discussão que geraram mais discussão (N representa o número de mensagens dentro do tópico)
Cento e cinquenta e seis tópicos (9,2%) discutiram saúde em um país ou região específica. A região mais discutida foi as Américas (AMRO; 37,8%). A região africana (AFRO) também foi frequentemente discutida (28,8%), assim como o Sudeste Asiático (SEARO; 10,9%).
Uma minoria de tópicos foi escrita em espanhol (13,5%). Embora algumas linhas de assunto tenham sido escritas em outros idiomas além do inglês ou espanhol (notadamente, português e francês), isso representava uma porcentagem insignificante de tópicos.
Discussão
Os resultados desta análise de conteúdo qualitativa reforçam a utilidade da GANM como uma plataforma para o desenvolvimento profissional. A troca de informações mostrou ser uma função primária do fórum de discussão. Isso é consistente com os resultados de pesquisas anteriores em que os grupos de discussão on-line para profissionais de saúde são usados com mais frequência para compartilhamento de informações, comunicação e networking(55 Dieleman C, Duncan EA. Investigating the purpose of an online discussion group for health professionals: a case example from forensic occupational therapy. BMC Health Services Research. 2013 Dec;13(1):1-8. doi: 10.1186/1472-6963-13-253
https://doi.org/10.1186/1472-6963-13-253...
) Com uma associação global de mais de 4.000 profissionais, formuladores de políticas, pesquisadores e estudantes, o fórum GANM é um veículo impactante e eficiente para disseminar informações importantes, incluindo diretrizes de prática da OMS e outras organizações internacionais e profissionais.
Como plataforma para disseminar a pesquisa empírica, a GANM pode ser aproveitada para exercer uma influência na prática do mundo real baseada em evidências. Em particular, a GANM é usada para compartilhar diretrizes de prática e competências profissionais de organizações internacionais, uma função importante das comunidades de prática on-line(44 Billings DM. Online communities of professional practice. J Nurs Educ. 2003 Aug 1;42(8):335-6. doi: 10.3928/0148-4834-20030801-03
https://doi.org/10.3928/0148-4834-200308...
). A capacidade de aprender com as experiências de outros profissionais de saúde também é um propósito valioso das comunidades on-line, uma vez que networking, compartilhamento de conhecimento e participação e interação são iniciados entre os participantes(55 Dieleman C, Duncan EA. Investigating the purpose of an online discussion group for health professionals: a case example from forensic occupational therapy. BMC Health Services Research. 2013 Dec;13(1):1-8. doi: 10.1186/1472-6963-13-253
https://doi.org/10.1186/1472-6963-13-253...
,1010 Abidi SSR. Healthcare knowledge management. New York: Springer; 2007. Cap. 6, Healthcare knowledge sharing: purpose, practices, and prospects, p. 67-86.-1111 Ferrante JM, Friedman A, Shaw EK, Howard J, Cohen DJ, Shahidi L. Lessons learned designing and using an online discussion forum for care coordinators in primary care. Qual Health Res. 2016 Nov;26(13):1851-61. doi: 10.1177/1049732315609567
https://doi.org/10.1177/1049732315609567...
).
As oportunidades de educação continuada foram abundantes e, devido ao valor que a profissão de enfermagem atribui à aprendizagem ao longo da vida, significativas. Além de compartilhar atividades de educação continuada do mundo real (conferências, cursos on-line, workshops, etc.), a GANM facilita vários aspectos da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o conhecimento como um processo dinâmico, aprendizagem colaborativa, ambiente de aprendizagem apropriado e o ato de buscar oportunidades de aprendizagem(1212 Davis L, Taylor H, Reyes H. Lifelong learning in nursing: a Delphi study. Nurse Educ Today. 2014 Mar 1;34(3):441-5. doi: 10.1016/j.nedt.2013.04.014
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.04.0...
-1313 Qalehsari MQ, Khaghanizadeh M, Ebadi A. Lifelong learning strategies in nursing: a systematic review. Electron Physician. 2017 Oct;9(10):5541. doi: 10.19082/5541
https://doi.org/10.19082/5541...
). O fórum de discussão oferece um meio de implementar a aprendizagem ao longo da vida, servindo como espaço interativo para os membros acessarem informações baseadas em evidências, fazer perguntas e compartilhar experiências, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e oportunidades de colaboração. Ao compartilhar resumos de artigos de pesquisas empíricas revisadas por pares de acesso aberto hospedadas na biblioteca da comunidade on-line, a GANM também oferece oportunidades para os profissionais buscarem ativamente novos conhecimentos.
Com membros contribuintes de mais de 60 países, a GANM é uma plataforma inovadora para conectar profissionais em todo o mundo para potencial colaboração. Isso é exemplificado de forma mais singular por uma postagem intitulada “Procurando por colaboradores”, que gerou mais de 50 respostas. O fato de que uma chamada para parceria tenha atraído o interesse de membros em todo o mundo sugere que há entusiasmo entre os membros em usar o fórum de discussão da GANM para fins de networking. Na verdade, pesquisas anteriores mostraram que o networking é a principal razão pela qual os profissionais de saúde usam grupos de discussão on-line(55 Dieleman C, Duncan EA. Investigating the purpose of an online discussion group for health professionals: a case example from forensic occupational therapy. BMC Health Services Research. 2013 Dec;13(1):1-8. doi: 10.1186/1472-6963-13-253
https://doi.org/10.1186/1472-6963-13-253...
) Além disso, o nível de envolvimento no debate em torno do tópico, “2020 ano do enfermeiro, celebrando a enfermagem e a obstetrícia!” demonstra que o fórum de discussão da GANM oferece uma plataforma para um diálogo real.
Este estudo lança luz sobre o papel das comunidades de prática on-line no compartilhamento de informações baseadas em evidências sobre questões emergentes de saúde. A pandemia de COVID-19 é uma crise global que deu início a uma era de compartilhamento de informações estimulada por um senso coletivo de urgência. Durante esse tempo, o fórum de discussão da GANM foi usado para compartilhar artigos de pesquisa com base em evidências e revisados por pares, sobre COVID-19 e outros tópicos como gravidez, saúde materna e neonatal e saúde de populações vulneráveis. Também foram anunciados webinars de organizações autorizadas como o Consórcio de Universidades para Saúde Global, a Rede IBP e a Universidade Johns Hopkins. As orientações da OMS, relevantes para a enfermagem e a obstetrícia, também foram compartilhadas, incluindo protocolos para manter a saúde materna, neonatal, infantil e adolescente e recursos para lidar com a violência contra as mulheres durante o distanciamento social. Esses materiais de treinamento on-line ajudam enfermeiras e parteiras a desenvolver competências, especialmente no tratamento de pacientes com COVID-19.
As limitações deste estudo incluem a falta de informações demográficas detalhadas sobre os membros da GANM e a possível falta de representação de outras profissões de saúde. Por exemplo, doulas e parteiras não treinadas eram tópicos populares de conversação, mas não se sabe quantas doulas e parteiras não treinadas participaram dessas discussões. Além disso, as informações demográficas conhecidas sobre os membros (por exemplo, seu país) são autodeclaradas. Uma limitação do projeto de pesquisa é que apenas as linhas de assunto do fórum de discussão foram usadas para análise, sem aprofundar o conteúdo de cada postagem. Estudos futuros devem examinar o conteúdo de cada postagem para explorar ainda mais as informações fornecidas aos membros da comunidade da prática on-line.
Compreender como essa comunidade de prática on-line está sendo usada para a disseminação do conhecimento é importante para impactar o avanço do conhecimento científico para enfermagem e obstetrícia. A equipe da GANM pode usar essas informações para continuar a fornecer uma plataforma para troca de conhecimento e para disseminar informações que agora sabemos que são mais discutidas e utilizadas entre os membros. Além disso, este estudo fornece uma visão para pesquisadores e formuladores de políticas para alavancar comunidades de prática on-line para garantir que as pesquisas e práticas mais recentes baseadas em evidências sejam disseminadas para um grande público.
Conclusão
Esta análise de conteúdo qualitativa convencional buscou entender como os membros da comunidade de prática on-line GANM usam o fórum de discussão da GANM para comunicação e disseminação de conhecimento. Os resultados deste estudo mostram que a utilidade da GANM centra-se nas oportunidades de desenvolvimento profissional, educação continuada e colaboração mundial. O intercâmbio de pesquisas empíricas e informações de alta qualidade baseadas em evidências também é uma função-chave do fórum de discussão, pois ajuda os profissionais a desenvolverem competência profissional e combate a disseminação da desinformação.
À luz da atual pandemia de COVID-19, a capacidade de acessar conhecimento clínico confiável para maximizar o impacto do cuidado é especialmente crítica para enfermeiros e parteiras. Em função do distanciamento social, é ainda mais crítico poder acessar diretrizes de prática, webinars de treinamento e artigos de pesquisa baseados em evidências de fontes confiáveis on-line. Isso permite que enfermeiros e parteiras desenvolvam suas competências na segurança de suas próprias casas, ao mesmo tempo em que diminui a disseminação da SARS-CoV-2.
O fórum de discussão da GANM representa uma abordagem transformadora para a aquisição de conhecimento durante uma emergência global de saúde pública com implicações para a prática de enfermagem e obstetrícia. Como uma plataforma para disseminar a pesquisa empírica, essa tecnologia de baixa largura de banda oferece aos enfermeiros e parteiras oportunidades de crescimento profissional que podem ter um impacto em sua prática no mundo real ao cuidar de pacientes com COVID-19.
References
-
1World Health Organization. Global strategic directions for strengthening nursing and midwifery 2016-2020. [Internet]. Geneva: WHO; 2016 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/global-strategic-midwifery2016-2020.pdf?ua=1
» https://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/global-strategic-midwifery2016-2020.pdf?ua=1 -
2Brand R. When disaster strikes: nurse leadership, nursing care, and teamwork saves lives. [Internet]. 2016 May 1 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.rwjf.org/en/library/research/2016/05/when-disaster-strikes.html
» https://www.rwjf.org/en/library/research/2016/05/when-disaster-strikes.html -
3Veenema TG, Friese CR, Meyer D. The increasing demand for critical care beds- recommendations for bridging the RN staffing gap. [Internet]. Clinicians’ Biosecurity News. 2020 March 30 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://www.centerforhealthsecurity.org/cbn/2020/cbnreport-03302020.html
» https://www.centerforhealthsecurity.org/cbn/2020/cbnreport-03302020.html -
4Billings DM. Online communities of professional practice. J Nurs Educ. 2003 Aug 1;42(8):335-6. doi: 10.3928/0148-4834-20030801-03
» https://doi.org/10.3928/0148-4834-20030801-03 -
5Dieleman C, Duncan EA. Investigating the purpose of an online discussion group for health professionals: a case example from forensic occupational therapy. BMC Health Services Research. 2013 Dec;13(1):1-8. doi: 10.1186/1472-6963-13-253
» https://doi.org/10.1186/1472-6963-13-253 -
6Smedley RM, Coulson NS. A thematic analysis of messages posted by moderators within health-related asynchronous online support forums. Patient Educ Couns. 2017 Sep 1;100(9):1688-93. doi: 10.1016/j. pec.2017.04.008
» https://doi.org/10.1016/j.pec.2017.04.008 -
7Elo S, Kyngäs H. The qualitative content analysis process. J Adv Nurs. 2008 Apr;62(1):107-15. doi: 10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x
» https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x -
8Elo S, Kääriäinen M, Kanste O, Pölkki T, Utriainen K, Kyngäs H. Qualitative content analysis: a focus on trustworthiness. SAGE Open. 2014 Feb 5;4(1):2158244014522633. doi: 10.1177/2158244014522633
» https://doi.org/10.1177/2158244014522633 -
9Chu H. GANM survey results: informing and connecting our community. [Internet]. 2019 Oct 7 [cited Jul 31, 2020]. Available from: https://ganm.nursing.jhu.edu/ganm-survey-results-informing-and-connecting-our-community/
» https://ganm.nursing.jhu.edu/ganm-survey-results-informing-and-connecting-our-community/ -
10Abidi SSR. Healthcare knowledge management. New York: Springer; 2007. Cap. 6, Healthcare knowledge sharing: purpose, practices, and prospects, p. 67-86.
-
11Ferrante JM, Friedman A, Shaw EK, Howard J, Cohen DJ, Shahidi L. Lessons learned designing and using an online discussion forum for care coordinators in primary care. Qual Health Res. 2016 Nov;26(13):1851-61. doi: 10.1177/1049732315609567
» https://doi.org/10.1177/1049732315609567 -
12Davis L, Taylor H, Reyes H. Lifelong learning in nursing: a Delphi study. Nurse Educ Today. 2014 Mar 1;34(3):441-5. doi: 10.1016/j.nedt.2013.04.014
» https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.04.014 -
13Qalehsari MQ, Khaghanizadeh M, Ebadi A. Lifelong learning strategies in nursing: a systematic review. Electron Physician. 2017 Oct;9(10):5541. doi: 10.19082/5541
» https://doi.org/10.19082/5541
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
03 Set 2021 -
Data do Fascículo
2021
Histórico
-
Recebido
19 Ago 2020 -
Aceito
27 Set 2020