Objetivo: avaliar a utilização da simulação realística como estratégia para promoção do ensino sobre lesões por pressão.
Método: trata-se de um estudo quase-experimental. Uma versão modificada e traduzida do teste de conhecimento Pieper Pressure Ulcer foi aplicada. Utilizou-se análise estatística de Kappa para avaliação do conhecimento dos profissionais na simulação realística por meio do software SPSS. Um valor p<0,05 foi considerado significativo.
Resultados: setenta e sete profissionais de enfermagem participaram da simulação realística, sendo a sua maioria (72,7%) composta por técnicos de enfermagem. Em relação ao conhecimento das técnicas de cobertura primária e secundária, o índice de Kappa passou de 0,56 (p=0,002) no pré-teste para 0,87 (p=0,001) no pós-teste. Quanto à técnica estéril para curativo, houve uma variação de 0,55 (p=0,002) no pré-teste para 0,91 (p=0,001) no pós-teste. Quanto à limpeza das lesões por pressão, verificou-se uma variação de 0,81 (IC: 0,62-0,84) no pré-teste para 0,91 (0,85-0,97) no pós-teste. O conhecimento do uso de espátula estéril para distribuição da cobertura na ferida aumentou de um índice concordância regular para bom.
Conclusão: a introdução da simulação realística na prática clínica criou indicadores de avaliação da qualidade quanto à prevenção e tratamento das lesões por pressão.
Descritores: Ferimentos e Lesões; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Padrões de Prática em Enfermagem; Conhecimento; Prevenção & Controle; Ensino