Acessibilidade / Reportar erro

Validação da Family Integration Experience Scale: Chronic Illness para a Língua Portuguesa falada no Brasil

Objetivo

realizar a adaptação transcultural e a validação psicométrica da Family Integration Experience Scale: Chronic Illness para a língua portuguesa falada no Brasil.

Método

estudo metodológico, dividido em duas etapas. Na primeira etapa, realizou-se a adaptação transcultural da Family Integration Experience Scale: Chronic Illness para a cultura brasileira, quando a escala foi submetida a traduções, a retrotraduções e a um comitê de juízes – para verificação da equivalência semântica, linguística e contextual entre os itens originais e traduzidos. Na segunda, realizou-se a validação da escala em amostra de famílias de crianças e adolescentes com doenças crônicas. Os participantes foram 230 famílias de crianças com doenças crônicas em atendimento no ambulatório de um hospital público terciário, com características de ensino e pesquisa.

Resultados

a consistência interna foi testada por meio do alfa de Cronbach (0,81) e do ômega de McDonald (0,81). A análise fatorial confirmatória também foi testada, obtendo-se ajustamento do modelo, de acordo com o aceitável para os padrões de validação.

Conclusão:

a versão da Family Integration Experience Scale: Chronic Illness apresentou evidências de validação e pode ser considerada como um instrumento válido e confiável na cultura brasileira. A Family Integration Experience Scale: Chronic Illness , na versão português do Brasil, pode ser utilizada para medir a experiência da integração familiar na doença crônica.

Descritores:
Doença crônica; Família; Estudos de validação; Relações familiares; Enfermagem familiar; Enfermagem pediátrica


Destaques:

(1) Validação do Family Integration Experience Scale: Chronic Illness (FIES:CI).

(2) Escala de experiência de integração familiar na doença crônica.

(3) O manejo ideal das doenças crônicas envolvendo interações com profissionais de saúde.

(4) Estratégias de fortalecimento das relações familiares no contexto da doença crônica.

(5) Processo de integração usado pelos membros da família para se adaptarem à doença.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br