Acessibilidade / Reportar erro

Validação de manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia* * Artigo extraído da tese de doutorado “Desenvolvimento e avaliação de tecnologia educativa destinada a mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia”, apresentada à Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Objetivo:

validar o conteúdo e a aparência de um manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia.

Método:

pesquisa metodológica, que teve a Teoria da Psicometria como referencial teórico-metodológico. Foi considerado o Índice de Concordância mínimo de 80% para garantir a adequação do material. Compuseram a amostra 17 peritos na área temática do manual educativo e 12 pacientes previamente submetidas à radioterapia devido ao diagnóstico de câncer de mama.

Resultados:

dois itens do instrumento de avaliação destinados aos peritos obtiveram Índice de Concordância <80%. Os demais itens foram considerados adequados e/ou totalmente adequados nos três blocos de análise propostos para os peritos: objetivos - 89,07%, estrutura e apresentação - 92,94%, e relevância - 93,13%; e bom e/ou muito bom nos cinco blocos de análise propostos para as pacientes: objetivos, organização, estilo da escrita, aparência, e motivação, todos com Índice de Concordância de 100%.

Conclusão:

o manual educativo, após ter sido aperfeiçoado com base nas sugestões da amostra e na literatura científica, foi considerado válido segundo o conteúdo e aparência, sugerindo sua contribuição para a prática clínica da enfermagem e para a compreensão do tratamento, ao qual pacientes com câncer de mama são submetidas.

Descritores:
Enfermagem Oncológica; Educação em Saúde; Cuidados de Enfermagem; Estudo de Validação; Tecnologia Educacional; Neoplasias da Mama


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br