Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo* * *Este artigo refere-se à chamada temática “Saúde dos adolescentes e o papel do enfermeiro”. Editado pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. A publicação deste suplemento foi apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Os artigos passaram pelo processo padrão de revisão por pares da revista para suplementos. As opiniões expressas neste suplemento são exclusivas dos autores e não representam as opiniões da OPAS/OMS. Artigo extraído da tese de doutorado “Desenvolvimento e validação de material educativo sobre autolesão não suicida para profissionais de saúde”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 4º Edital CCEx-EERP-USP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão nº 02/2020, Processo 20.1.00496.22.9, Brasil.

Resumo

Objetivo:

elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida.

Método:

pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet.

Resultados:

o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material.

Conclusão:

destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.

Descritores:
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Destaques:

(1) Construção baseada em dados científicos de material educativo para prevenção da autolesão não suicida (ALNS). (2) Aceitação geral e confiabilidade na validação do material por especialistas. (3) Aceitação e confiabilidade na avaliação do material por profissionais de saúde. (4) Disseminação de material para iniciativas de educação em saúde para prevenção da ALNS.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br