Acessibilidade / Reportar erro

Benchmarking de aplicativos móveis voltados à saúde de pessoas com Diabetes Mellitus * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

mapear os conteúdos e os recursos dos aplicativos móveis sobre o manejo da Diabetes Mellitus e sua usabilidade nos principais sistemas operacionais.

Método:

pesquisa de benchmarking . O mapeamento dos apps , dos conteúdos e dos recursos nas plataformas Play Store e App Store foi realizado a partir de uma adaptação na estrutura de revisões de escopo da Joanna Briggs Institute. Para a análise da usabilidade, os aplicativos foram testados por duas semanas e utilizou-se o instrumento System Usability Scale , sendo que escores entre 50-67 pontos, é considerado limítrofe, entre 68-84, produtos com usabilidade aceitável e acima de 85, excelente aceitação pelo usuário e, para a análise, estatística descritiva.

Resultados:

os conteúdos mais prevalentes foram o manejo da glicemia capilar, alimentação, terapia medicamentosa oral e insulinoterapia. Quanto aos recursos, obteve-se a maior frequência de diários e gráficos. Em relação à usabilidade, dois apps foram considerados de excelente aceitação; 34, produtos com usabilidade aceitável; 29, o recurso pode apresentar algumas falhas, mas tem padrões de usabilidade ainda aceitáveis e 6, com falhas sem condições de usabilidade.

Conclusão:

os conteúdos e os recursos de aplicativos móveis abordam os pontos fundamentais para o manejo da Diabetes Mellitus com recursos de fácil utilização, com usabilidade aceitável pelos usuários e tem potencial para auxiliar no manejo da Diabetes Mellitus no dia a dia dos pacientes.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Aplicativos Móveis; Estratégias de eSaúde; Telenfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Digital


Destaques:

(1) Avaliou-se sistematicamente a usabilidade de aplicativos de plataformas digitais.

(2) A maioria dos aplicativos para pessoas com Diabetes Mellitus tem boa usabilidade.

(3) O estudo oferece um panorama dos recursos disponíveis nos aplicativos.

(4) Os aplicativos possuem potencial para auxiliar no manejo da Diabetes Mellitus.

(5) Os aplicativos devem ser avaliados por critério de confiabilidade para recomendação.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br