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Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil.

Objetivo:

construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares.

Método:

estudo metodológico desenvolvido conforme o modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Após a construção, o website foi validado por 20 experts e avaliado por 20 indivíduos do público-alvo e os dados analisados conforme Índice de Concordância com ponto de corte igual ou maior a 0,7 (70%).

Resultados:

na validação, o Índice de Concordância de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), com variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%), alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Na avaliação, todos os itens obtiveram nota máxima, com valor médio global de 1 (100%).

Conclusão:

o website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, pode ser considerado uma ferramenta adequada ao seu objetivo, com benefícios no processo de ensino-aprendizagem das famílias, quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos mediante sua utilização. Além disso, também pode ser aplicada na educação de estudantes e profissionais de saúde. O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito por meio de notebooks , computadores, smartphones ou tablets .

Descritores:
Tecnologia Educacional; Redes de Comunicação de Computadores; Família; Cuidado Pós-Natal; Recém-Nascido; Educação em Saúde


Objective:

to build, validate, and evaluate an educational health website on home care for newborns for use by pregnant women, postpartum women, and family members.

Method:

methodological study developed according to the Analyze, Design, Develop, Implement, and Evaluate model. After construction, the website was validated by 20 experts and evaluated by 20 individuals from the target audience, and the data wasanalyzed according to the Concordance Index with a cut-off point equal to or greater than 0.7 (70%).

Results:

in the validation, the Concordance Index for all the items was higher than 0.7 (70%), with a variation between 0.75 (75%) and 1 (100%), reaching an overall average value of 0.91 (91%). In the evaluation, all the items got top marks, with anoverall average value of 1 (100%).

Conclusion:

the educational website was built, validated, and evaluated in a satisfactory manner. It can be considered an appropriate tool for its purpose, with benefits in the teaching-learning process for families regarding postnatal home care fornewborns through its use. It can also be used to educate students and health professionals. The website is available for free access via laptops, computers, smartphones, or tablets.

Descriptors:
Educational Technology; Computer Communication Networks; Family; Postnatal Care; Infant Newborn; Health Education


Objetivo:

construir, validar y evaluar un sitio web educativo en salud sobre cuidados domiciliarios del recién nacido para uso de mujeres embarazadas, puérperas y sus familias.

Método:

estudio metodológico desarrollado según el modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Luego de su construcción, el sitio web fue validado por 20 expertos y evaluado por 20 personas del público objetivo, y los datos analizados según el Índice de Concordancia con un punto de corte igual o superior a 0,7 (70%).

Resultados:

en la validación, el Índice de Concordancia para todas las cuestiones fue superior a 0,7 (70%), con una variación entre 0,75 (75%) y 1 (100%), alcanzando un valor promedio general de 0,91 (91%). En la evaluación, todos los ítems obtuvieron la máxima puntuación, con un valor medio global de 1 (100%).

Conclusión:

el sitio web educativo fue construido, validado y evaluado de manera satisfactoria y puede ser considerado una herramienta adecuada para su objetivo, aportando beneficios al proceso de enseñanza-aprendizaje de las familias sobre el cuidado domiciliario posparto del recién nacido por medio de su uso. Además, también se puede aplicar a la educación de estudiantes y profesionales de la salud. El sitio web está disponible para acceso libre y gratuito por medio de notebooks , computadoras, smartphones o tablets .

Descriptores:
Tecnología Educacional; Redes de Comunicación de Computadores; Familia; Atención Posnatal; Recién Nacido; Educación en Salud


Destaques:

(1) O estudo construiu, validou e avaliou um website educacional em saúde.

(2) Vinte experts e vinte familiares de recém-nascidos participaram do estudo.

(3) A validação e a avaliação foram notadamente satisfatórias.

(4) A tecnologia educacional em saúde pode ser aplicada junto às famílias.

(5) O website é de acesso livre e gratuito podendo ser acessado em qualquer hora e lugar.

Introdução

Durante as últimas décadas, a comunidade mundial buscou reduzir a mortalidade neonatal. Entretanto, a cada ano, 2,5 milhões de recém-nascidos ainda morrem no primeiro mês de vida, e quase três quartos dessas mortes acontecem na primeira semana após o nascimento ( 11. Subramanian L, Murthy S, Bogam P, Yan SD, Delaney MM, Goodwin CDG, et al. Just-in-time postnatal education programmes to improve newborn care practices: needs and opportunities in low-resource settings. BMJ Glob Health. 2020;5(7):e002660. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-002660
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) , principalmente, por motivos evitáveis ( 22. Dillenburg SP, Picoloto D, Sica CD, Kunzler IM, Schacker LC. A look at newborn care in the context of maternal and child health: an experience report. Rev ELO. 2022;11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13115
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) . Muitos falecem no contexto sociofamiliar por causa do curto tempo de permanência em internação após o parto, uma circunstância que poderia ser evitada com a realização de orientações às famílias, do pré-natal ao puerpério, de práticas que comprovadamente reduzem as doenças e as mortes, como: manutenção da temperatura corporal do bebê; aleitamento materno precoce e exclusivo; prevenção de infecções; reconhecimento oportuno de doenças e a procura de cuidados profissionais em caso de necessidade ( 11. Subramanian L, Murthy S, Bogam P, Yan SD, Delaney MM, Goodwin CDG, et al. Just-in-time postnatal education programmes to improve newborn care practices: needs and opportunities in low-resource settings. BMJ Glob Health. 2020;5(7):e002660. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-002660
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) .

Um estudo que analisou demandas de aprendizagem de puérperas e familiares sobre os cuidados pós-natais com os recém-nascidos identificou que existem demandas a serem supridas, relacionadas principalmente à higiene corporal do bebê, incluindo banho e cuidado do coto umbilical, além de questões como a nutrição e o uso de bicos artificiais ( 33. Santos AST, Góes FGB, Ledo BC, Silva LF, Bastos MPC, Silva MA. Family learning demands about post-natal newborn care. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20190352. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2019-0352
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) . Outra pesquisa também identificou as diversas demandas de aprendizagem advindas de famílias de bebês prematuros internados em terapia intensiva. Verificaram-se que as necessidades informativas destes são amplas, visto que possuem dúvidas sobre o desenvolvimento dos recém-nascidos, prognóstico e sobrevida após a alta hospitalar, além dos cuidados pós-natais realizados no domicílio, como administração de complemento lácteo. Identificou-se, também, que diversos meios são empregados por essas famílias na busca por respostas, entre eles, o uso de websites ( 44. Lima VF, Mazza VA. Informations needs of families on the health/disease of preterm infants in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm. 2019;28:20170474. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0474
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) .

As evidências apontam que o cuidado com o recém-nascido é um aspecto da saúde com maior propensão a ser melhorado com aconselhamento, o que sugere que a educação em saúde pode ser uma maneira eficaz de contribuir para a melhoria dos resultados do desenvolvimento sadio do bebê ( 11. Subramanian L, Murthy S, Bogam P, Yan SD, Delaney MM, Goodwin CDG, et al. Just-in-time postnatal education programmes to improve newborn care practices: needs and opportunities in low-resource settings. BMJ Glob Health. 2020;5(7):e002660. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-002660
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) . Dessa forma, os profissionais da saúde, incluindo o enfermeiro, devem promover ações educativas, a fim de minimizar os desafios no período neonatal, tais como a ansiedade dos familiares e a vulnerabilidade do recém-nascido, colaborando para um melhor crescimento e desenvolvimento infantil ( 55. Santos AST, Góes FGB, Ledo BC, Silva LF, Bastos MPC, Silva MA. Educational technology on home care for low-risk newborns. Rev Enferm UERJ. 2020;28:e44488. http://doi.org/10.12957/reuerj.2020.44488
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) .

A associação da coordenação do cuidado em saúde com ferramentas tecnológicas baseadas em saúde digital, a fim de promover um cuidado híbrido (presencial e virtual), faz-se necessária, especialmente com o advento da Coronavirus Disease (COVID-19) ( 66. Hernandes HCP, Meirelles CC, Penteado FT, Valerio A Netto. Care coordination based on eHealth and hybrid care of the follow-up of post-COVID-19 patient journey. Rev Adm Saúde. 2020;20(80):e245. http://doi.org/10.23973/ras.80.245
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) , tendo sido considerada institucionalmente relevante no Brasil, especialmente após a publicação da Estratégia Brasileira de Saúde Digital (2020-2028), uma inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS) ( 77. Rachid R, Fornazin M, Castro L, Gonçalves LH, Penteado BE. Digital health and the platformization of the brazilian government. Cien Saude Coletiva. 2023;28(7):2143-53. http://doi.org/10.1590/1413-81232023287.14302022
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) . Nesse sentido, as tecnologias educacionais em saúde possuem grande importância, pois são instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem e potencializam a educação em saúde ( 88. Moura RMG, Martins UR Neto. Health educational technologies in the promotion and protection of breastfeeding. REAS/EJCH. 2020;12(10):e5058. https://doi.org/10.25248/reas.e5058.2020
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) . Estas são caracterizadas pela participação do indivíduo em um momento de troca de experiências e aperfeiçoamento de habilidades, sendo uma forma criativa e atrativa de difundir os conhecimentos que trarão benefícios aos usuários e, ainda, uma otimização do trabalho do profissional, dinamizando o processo educacional ( 99. Lima NK, Araújo MM, Gomes EB, Vieira NR, Lima FJR Filho, Silva JC. Game proposal as educational technology for the promotion of adolescent cardiovascular health. Braz J Health Rev. 2020;3(5):13494-514. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-173
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) . Portanto, buscam melhorar a qualidade de vida da população envolvida a partir da construção de diversos produtos tecnológicos, como protocolos, aplicativos digitais, folders , entre outros ( 1010. Silva ASR, Ferreira SC. Building and validation of technology in health educational for first aid. HU Rev. 2021;47:1-8. https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594
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) .

Em meio a essas possibilidades, estão os websites , páginas virtuais com diversos recursos tecnológicos que geram baixos custos e maior alcance e motivação pelo público ( 1111. Picinato-Pirola M, Ribeiro MGG, Magalhães RG, Seles TP, Corrêa CC. Tele-education about cleft lip and palate: development of an educational website about cleft lip and palate. Audiol Commun Res. 2021;26:e2419. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2419
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) . Os websites são acessíveis, estando disponíveis independentemente de local ou horário, e permitem anonimato do usuário ( 1212. Wu JJY, Ahmad N, Mattar CNZ. The influence of web-based tools on maternal and neonatal outcomes in pregnant adolescent mothers: mixed methods systematic review. J Med Res. 2021;23(8):e26786. https://doi.org/10.2196/26786
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) . Ademais, podem incluir informações personalizadas e atingir um grupo maior de pessoas do que intervenções presenciais ( 1313. Huang L, Shen Q, Zheng X. Effects of internet-based support program on parenting outcomes for primiparous women: pilot study. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(9):4402. https://doi.org/10.3390/ijerph18094402
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) . Por isso, a utilização de estratégias inovadoras na comunicação com o público-alvo, tal qual o website , possibilita até mesmo captar as principais demandas dos indivíduos, valorizando seus saberes e sensibilizando o profissional da saúde sobre as melhores práticas de cuidado, que sejam seguras e de qualidade ( 55. Santos AST, Góes FGB, Ledo BC, Silva LF, Bastos MPC, Silva MA. Educational technology on home care for low-risk newborns. Rev Enferm UERJ. 2020;28:e44488. http://doi.org/10.12957/reuerj.2020.44488
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) .

Diante disso, um website educacional em saúde é uma excelente ferramenta de comunicação e disseminação de informações científicas, apresentando-se como um meio veloz para informar, compartilhar e trocar experiências, diante da integração de diferentes informações sobre um mesmo tema ( 1414. Mello EF, Tibério BA, Reichembach MT, Pontes L. Development of a nursing website for critical care regarding healthcare-associated infections. Rev Bras Enferm. 2021;74(5):e20200928. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0928
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) .

Assim, surgiu o anseio de reunir os conteúdos relacionados ao cuidado domiciliar com os recém-nascidos, hospedando-os de maneira clara e didática em um website educacional em saúde. O desenvolvimento do website classifica-se como uma proposta inovadora, que visa instrumentalizar gestantes, puérperas e familiares quanto aos cuidados pós-natais domiciliares com o bebê, a fim de atender às suas demandas de aprendizagem e contribuir para as melhores práticas, prevenindo os agravos e reduzindo a morbimortalidade infantil. Ademais, foram realizadas buscas na literatura sobre websites relacionados aos cuidados pós-natais com os recém-nascidos, não tendo sido localizados estudos dessa natureza no contexto brasileiro, o que justifica a realização deste estudo.

Desse modo, objetivou-se construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares.

Método

Tipo do estudo

Trata-se de um estudo metodológico de construção, validação e avaliação de tecnologia educacional em saúde em formato de website conforme modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate (ADDIE), fluxo clássico de Instructional System Design ( Design de Sistema Instrucional) contendo cinco etapas ( 1515. Dick W, Carey L, Carey JO. The systematic design of instruction. 6. ed. Boston, MA: Pearson; 2005. ) .

A primeira etapa, da Análise, diz respeito à identificação dos problemas encontrados que levaram à construção da tecnologia educacional, além da definição das metas e dos objetivos da construção, levando-se em consideração a expectativa do objetivo instrucional da tecnologia ( 1515. Dick W, Carey L, Carey JO. The systematic design of instruction. 6. ed. Boston, MA: Pearson; 2005. ) . Assim, a intenção de construir, validar e avaliar o website, adveio da experiência e do contato prévio com a temática dos cuidados domiciliares com os recém-nascidos em diversos âmbitos, ou seja, como projeto de extensão e de pesquisa, iniciação científica, iniciação tecnológica e campo de ensino prático, uma trajetória que apontou para a necessidade de uma tecnologia educacional em saúde no formato de website que agregue em um único lugar os diversos conteúdos temáticos e os materiais educativos já construídos e validados. Portanto, os objetivos instrucionais basearam-se nas vivências relatadas e no fato de não terem sido localizados os estudos sobre essa temática na literatura.

Assim, foi definido o público-alvo (gestantes, puérperas e familiares), tendo sido determinado que o website seria uma importante estratégia de implementação de recursos eficientes (conteúdos temáticos e materiais educativos – cartilhas, vídeos e aplicativos) para o cuidado domiciliar com o recém-nascido, possibilitando um cuidado seguro e de qualidade.

A segunda etapa, do Design , estabelece os objetivos da aprendizagem, com foco na seleção e no planejamento do conteúdo educativo a ser ofertado ( 1616. Patel SR, Margolies PJ, Dixon LB. Using instructional design, analyze, design, develop, implement, and evaluate, to develop e-learning modules to disseminate supported employment for community behavioral health treatment programs in New York state. Front Public Health. 2018;6:113. https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00113
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) . Logo, os conteúdos selecionados, baseados em experiências e pesquisas prévias dos autores, dizem respeito ao processo de alta da maternidade e aos cuidados com os recém-nascidos no contexto sociofamiliar, englobando: processo de alta da maternidade; chegada em casa; visitas; sono; banho; cuidado com coto umbilical; troca de fralda; cuidados com a pele; amamentação; engasgo; transporte; vacinas; sinais gerais de perigo; e, acompanhamento nos serviços de saúde, dentre outros.

O conteúdo foi planejado para ser disponibilizado em publicações sequenciais, na aba Página Inicial, cada publicação versará sobre uma temática e com ilustrações e textos de fácil entendimento, além de áudios narrando cada post . Todo o conteúdo foi construído com base nas recomendações do Ministério da Saúde (MS) brasileiro, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). Todo o conteúdo do website foi construído de maneira conjunta e colaborativa, com reuniões semanais entre os membros do grupo de autores. Nesse processo, cada participante assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento de uma quantidade predeterminada de publicações, o que promoveu uma distribuição eficaz de tarefas, e também fomentou uma sinergia produtiva, garantindo a coesão e a consistência do material produzido.

Além disso, foram pensadas as abas dentro do website que possam conter as tecnologias educacionais em saúde voltadas ao cuidado com o recém-nascido, produzidas e validadas anteriormente, conforme citado na 1ª etapa: cartilhas, vídeos e aplicativos para os dispositivos móveis. Tais tecnologias educacionais em saúde encontravam-se dispersas nas redes e, dessa forma, poderiam ser localizadas em um único endereço digital, o que pode gerar os benefícios ao público-alvo e aos autores.

Ainda, foram planejadas as seguintes abas: Biblioteca Virtual, contendo hiperlinks para as fontes utilizadas na construção do conteúdo do website ; Dúvidas Frequentes, abarca perguntas e respostas às principais dúvidas sobre o cuidado com o recém-nascido; Sobre Nós, apresenta as autoras e suas trajetórias; e Fale Conosco, com endereços de contato das autoras/moderadoras do website . Também foram incluídas no planejamento as abas de Política de Segurança e Privacidade, Feedback dos Usuários e Tutorial de Ajuda, além de um Chat Interativo.

Na terceira etapa, do Desenvolvimento, foram considerados os aspectos conceituais: a forma de apresentação do conteúdo, a navegação e a interface , além de ser estabelecido o layout das telas e as cores padrão, firmando a identidade visual do website . Além disso, foi contratado um ilustrador profissional que desenvolveu as ilustrações para os conteúdos temáticos, sendo coloridas e representativas da diversidade da população brasileira.

A página do website foi construída por membros da equipe do projeto por meio do site Wix , plataforma simplificada de criação, personalização e administração de websites , contendo todas as abas planejadas na 3ª etapa. Além disso, as páginas foram construídas utilizando protocolo Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS), e com otimização para a visualização em dispositivos móveis.

A quarta etapa, da Implementação, consistiu na testagem da navegação e revisão do conteúdo da página do website . A partir de diferentes tipos de recursos tecnológicos ( notebook , computador e smartphones ) analisou-se, se as abas estavam em correto funcionamento, se os vídeos estavam sendo reproduzidos da maneira adequada, se os botões e links se encontravam em rigoroso direcionamento, e se as publicações estavam com conteúdo certo. Também foram revisados: gramática, digitação, coerência e design . Essa fase de teste foi usada para corrigir os erros de navegação, com vistas a melhorar a experiência do público-alvo. Após toda essa testagem, o website estava apto a ser validado e avaliado, para a posterior divulgação ao público-alvo.

Na etapa cinco, da Avaliação, é chegado o momento de validar e de avaliar a tecnologia educacional em saúde, o que permite rever cada fase e analisar a eficácia da tecnologia, realizando a adequação do conteúdo e averiguando o aprendizado dos usuários. Em suma, essa etapa permite o aperfeiçoamento do processo educacional, pois consegue corrigir desvios e estabelecer os caminhos que sejam mais adequados aos objetivos de aprendizagem ( 1717. Escola Nacional de Administração Pública. Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE [Internet]. Brasília: ENAP; 2015 [cited 2022 Nov 28]. Available from: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2289/1/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20ao%20modelo%20ADDIE_M%C3%B3dulo%201-alterado.pdf
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) . Essa tecnologia foi validada por experts e, posteriormente, somente após os ajustes necessários, foi avaliada pelo público-alvo.

Cenário

O estudo ocorreu em ambiente virtual.

Período

O website foi construído no período de fevereiro a março e os dados foram coletados no período de abril a maio de 2023.

População

A população do estudo incluiu participantes experts (enfermeiros e profissionais da área da Comunicação Social ou Informática) e público-alvo (gestantes, puérperas e familiares dos recém-nascidos).

Critérios de seleção

Para seleção e convite dos experts foram realizadas consultas na Plataforma Lattes no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), para averiguar a adequação dos possíveis participantes aos seguintes critérios de inclusão: enfermeiros com expertise em cuidados com os recém-nascidos e/ou expertise em Enfermagem pediátrica e/ou experiência anterior em práticas educativas sobre os cuidados domiciliares, e os profissionais da área de comunicação social ou informática com experiência em websites . O critério de exclusão foi o seguinte: profissionais que exerciam somente atividades administrativas.

Além disso, para ser incluído como expert , foi necessário atingir um score mínimo de cinco pontos aos critérios pré-selecionados e adaptados da versão de Fehring ( 1818. Campos BL, Góes FGB, Silva LF, Silva ACSS, Silva MA, Silva LJ. Preparation and validation of educational video about the home bath of the full-term newborn. Enferm Foco. 2021;12(5):1033-9. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4684
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) , cuja pontuação variava de 01 a 05 pontos: Participação em evento científico nos últimos dois anos sobre a temática de interesse do estudo – 01 ponto; Prática de no mínimo cinco anos na área de interesse do estudo – 02 pontos; Publicação em periódico indexado sobre a temática de interesse do estudo – 02 pontos; Título de Especialista – 03 pontos; Título de Mestre – 04 pontos; Título de Doutor – 05 pontos. Para conferência do score , também foram considerados os dados obtidos no currículo da Plataforma Lattes de cada profissional selecionado e aqueles que não atingiram o score mínimo foram excluídos.

Para a seleção do público-alvo, foram convidados a participar os seguidores da página do Instagram do projeto de extensão de vinculação das autoras, além de outros contatos da própria equipe de pesquisa. Os critérios de inclusão foram: gestantes, puérperas e familiares dos recém-nascidos, maiores de 18 anos e que tinham acesso à internet . Como critérios de exclusão foram adotados: gestantes, puérperas e familiares dos recém-nascidos que possuíam limitações física/mentais para responder ao formulário e/ou analfabetos.

Definição da amostra

Participaram do estudo 20 experts e 20 indivíduos do público-alvo, conforme sugerido por evidências científicas ( 1919. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010. ) , constituindo uma amostra por conveniência.

Variáveis do estudo

A respeito dos experts , foram coletadas as seguintes variáveis: idade, sexo, formação profissional, qualificação profissional e tempo de atuação na área do estudo. Em relação ao público-alvo foram coletadas: idade, sexo, profissão, nível de escolaridade, se participa ou participará do cuidado de algum recém-nascido, parentesco ou grau de relação com o recém-nascido. A outra parte de cada instrumento contou com as questões relacionadas especificamente ao objeto de estudo, sendo direcionadas à análise da tecnologia educacional.

Instrumentos utilizados para coleta de dados

O processo de coleta de dados para a validação e avaliação do website ocorreu por meio do Google Forms na plataforma Google . A página on-line da pesquisa continha o detalhamento do projeto; o Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) – que poderia ser baixado pelo participante; link para o acesso ao website ; e formulário eletrônico para a coleta de dados.

Para os experts , foi utilizado um formulário adaptado baseado em uma proposta de critérios de avaliação de qualidade para sites de saúde ( 2020. Mendonça APB. Evaluation criteria for quality health sites: a proposal [Thesis]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2013 [cited 2022 Aug 20]. Available from: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24324
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) , com questões distribuídas em 11 grupos, cada um contendo uma quantidade de itens (apontados a seguir entre parênteses) que versavam sobre os dados técnicos e o design do website: acurácia (3); abrangência (4); legibilidade (7); credibilidade (8); publicidade e patrocínio (1); segurança e privacidade (4); aspectos éticos (4); interatividade (5); suporte ao usuário (6); usabilidade (11); e, acessibilidade (7).

Os itens abordavam quesitos específicos dentro de seus grupos: 1) Acurácia: fundamentação científica do conteúdo, referências e confiabilidade das fontes; 2) Abrangência: oferta de informações sobre as práticas cuidativas e preventivas, seus benefícios e outras fontes para a obtenção de informações seguras; 3) Legibilidade: linguagem adequada, propósito do website e a forma de apresentação dos conteúdos; 4) Credibilidade: informações de autoria, datas de criação/atualização do website e menção ao público-alvo; 5) Publicidade e patrocínio: menção aos apoios e parcerias; 6) Segurança e privacidade: sigilo e criptografia de dados pessoais e política de segurança e privacidade; 7) Aspectos éticos: cumprimento dos preceitos ético-legislativos e qualificação dos profissionais e das parcerias; 8) Interatividade: ferramentas interativas, disponibilidade de moderador credenciado e qualificado; 9) Suporte ao usuário: perguntas mais frequentes já respondidas; tutoriais de ajuda, contatos disponibilizados, respostas em tempo ágil e avaliação da satisfação do usuário; 10) Usabilidade: navegação no website , design e ferramenta de busca; 11) Acessibilidade: acesso em mais de um dispositivo, agilidade do carregamento do website , disponibilidade de conteúdo em vários formatos, mecanismos para o aumento da fonte e barra de acessibilidade.

Já para o público-alvo, foi utilizado um instrumento empregado em um artigo de construção e validação de vídeo educativo ( 1818. Campos BL, Góes FGB, Silva LF, Silva ACSS, Silva MA, Silva LJ. Preparation and validation of educational video about the home bath of the full-term newborn. Enferm Foco. 2021;12(5):1033-9. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4684
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) , tendo sido adaptado para a temática do estudo em questão. Continha seis grupos, cada um com uma quantidade de itens (apontados a seguir entre parênteses), sendo eles: objetivos (3); organização (6); estilo do website (6); aparência (3); motivação (5); e, usabilidade (6).

Tais itens, dentro de seus grupos específicos, abordavam quesitos como: 1) Objetivos: atendimento ao objetivo de orientação e ajuda no cotidiano das famílias, e adequação para o uso do público-alvo a que se destina; 2) Organização: atratividade, coerência, forma de apresentação dos conteúdos e importância dos temas abordados; 3) Estilo do website: acessibilidade do vocabulário e clareza dos conteúdos; 4) Aparência: ilustrações e apresentação dos conteúdos; 5) Motivação: adequação ao perfil do público-alvo, sequência lógica, assuntos abordados e estímulo às mudanças comportamentais; 6) Usabilidade: complexidade do website , integração das ferramentas, design , categorias e carregamento do website . Ademais, cada grupo contou com um espaço para as sugestões/comentários.

Coleta de dados

Os pretensos participantes foram abordados por meio do aplicativo WhatsApp ou por outras mídias sociais, como e-mail e Instagram , para que participassem do processo de validação ou de avaliação do website , sem a utilização de listas que permitissem a identificação ou visualização dos seus dados de contato por terceiros. Os participantes poderiam responder ao convite e à pesquisa em até dez dias. Por causa da amostra ser por conveniência e o website ser algo inovador e dinâmico, todos os experts e indivíduos do público-alvo responderam prontamente ao material, sem recusas ou atrasos, o que facilitou o processo da coleta de dados.

Tratamento e análise dos dados

Os dados obtidos nos instrumentos de coleta foram exportados do Google Forms para o software de planilha Microsoft Excel , sendo inseridos manualmente em tabelas, de acordo com cada grupo de respostas. A análise da pertinência de cada item avaliado ocorreu por meio da análise quantitativa das respostas, segundo as diferentes valorações: o total de respostas para discordo totalmente (1), discordo parcialmente (2), concordo parcialmente (3) e concordo totalmente (4). Após, foi realizado o cálculo do Índice de Concordância (IC), devido a sua capacidade de mensurar a concordância entre as respostas dos participantes, oferecendo uma métrica quantitativa. Para tal, a valoração vai de zero a um, calculados a partir do somatório das respostas classificadas como três e quatro, dividido pelo número total de respostas, sendo considerado como um parâmetro de validade o índice igual ou maior a 0,70 (70%). Com isso, seriam obrigatoriamente corrigidos e/ou modificados os itens que não alcançassem tal objetivo, sendo os outros itens (IC > 0,7) modificados apenas se a sugestão fosse considerada pertinente ( 2121. Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias educacionais em foco. São Caetano do Sul: Editora Difusão; 2011. ) .

Aspectos éticos

Todas as exigências éticas apresentadas na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram cumpridas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal Fluminense, sob o número de parecer 5.916.836 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 66091322.6.0000.5243. Além disso, o Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) foi disponibilizado aos participantes.

Resultados

Para a construção do website educativo em saúde foram cumpridas as etapas metodológicas do modelo ADDIE de análise, design , desenvolvimento e implementação. Já para a validação e avaliação do website , foi cumprida a etapa de avaliação da tecnologia, que culminou nos resultados abaixo apresentados.

Para a validação com os experts participaram 18 (90%) profissionais enfermeiros e dois (10%) profissionais da área de Comunicação Social ou Informática, sendo 18 (90%) do sexo feminino e dois (10%) do sexo masculino, com idades entre 25 e 69 anos. Quanto ao nível de qualificação profissional, 12 (60%) eram doutores, três (15%) mestres, quatro (20%) especialistas na área de interesse do estudo e um (5%) graduado em Enfermagem.

A Tabela 1 apresenta a avaliação dos experts quanto à acurácia, abrangência, legibilidade, credibilidade, publicidade e patrocínio, segurança e privacidade, aspectos éticos, interatividade, suporte ao usuário, usabilidade e acessibilidade, mediante o IC por grupo e global.

Tabela 1
- Avaliação dos experts dos grupos e itens quanto à acurácia, abrangência, legibilidade, credibilidade, publicidade e patrocínio, segurança e privacidade, aspectos éticos, interatividade, suporte ao usuário, usabilidade e acessibilidade (n=20). Rio das Ostras, RJ, Brasil, 2023

O IC médio de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), e, portanto, o website educativo obteve a avaliação notadamente satisfatória, alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Entre os itens avaliados houve a variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%).

Já para a avaliação com o público-alvo, participaram os seguintes familiares do recém-nascidos: 12 (60%) mães, dois (10%) pais, duas (10%) primas, duas (10%) tias, um (5%) irmão e um (5%) avô, com idades entre 18 e 52 anos. Quanto ao nível de escolaridade, sete (35%) possuíam Ensino Superior, nove (45%) Ensino Médio e quatro (20%) Ensino Fundamental. Destes, dois (10%) afirmaram ser do lar, três (15%) estudantes, 14 (70%) de profissões variadas e um (5%) não informou.

A Tabela 2 apresenta a avaliação do público-alvo quanto aos objetivos, organização, estilo do website, aparência, motivação e usabilidade, mediante o IC por item e global.

Tabela 2
- Avaliação do público-alvo quanto aos objetivos, organização, estilo do website , aparência, motivação e usabilidade (n=20). Rio das Ostras, RJ, Brasil, 2023

Todos os itens obtiveram nota máxima, com IC médio de 1 (100%) e, portanto, maior do que 0,7 (70%), demonstrando que o website educativo também obteve avaliação satisfatória por parte do público-alvo, alcançando valor médio global de 1 (100%).

Apesar da avaliação satisfatória por ambas as partes, as sugestões foram analisadas e incorporadas na adequação do website conforme possível, com vistas a garantir a maior qualificação do website . As sugestões dos experts que foram atendidas versaram sobre a regravação de um dos áudios, revisão de termos textuais, acréscimo de foto da Caderneta da Criança, aperfeiçoamento de imagens, entre outros. Já as do público-alvo diziam respeito à adequação textual.

Após todo esse processo, por causa da boa avaliação pelos experts e pelo público-alvo, o conteúdo já validado e avaliado foi compilado em uma cartilha educativa, que foi acrescentada à aba “Cartilhas Educativas”. Ademais, foram deixados comentários com diversos elogios ao website , um deles dizia respeito ao irmão de um recém-nascido, que relatou se sentir mais seguro para colaborar com a mãe nos cuidados domiciliares após conhecer o website . Tal comentário demonstrou que o website é capaz, ainda, de despertar nos usuários confiança e disposição melhorada para o cuidado. A Figura 1 corresponde ao layout da página inicial do website .

Figura 1
- Captura de tela da página inicial do website “Do Parto ao Domicílio” e o respectivo Quick Response Code para o acesso. Rio das Ostras, RJ, Brasil, 2023

Discussão

O website educacional em saúde foi elaborado, validado e avaliado de forma satisfatória. Os itens avaliativos alcançaram excelentes níveis em relação aos critérios estabelecidos. A validação dos profissionais enfermeiros, da comunicação social e informática com Índice de Concordância global igual a 0,91 (91%), evidencia que o website foi considerado adequado e poderá ser utilizado para a abordagem educacional. Estratégias de validação de conteúdo educativo na área da saúde são de suma importância para atribuir a confiabilidade e a validade aos materiais utilizados, especialmente pelo grande desafio hoje enfrentado da epidemia de notícias falsas ou controversas sobre a saúde ( 2222. Bernardes RM, Caliri MHL. Construction and validation of a website about pressure injuries. Acta Paul Enferm. 2020;33:1-9. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01305
https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO...
) .

A avaliação da tecnologia também se faz necessária, visto que traz impacto na vida de seus utilizadores, levando-os às mudanças de atitudes e comportamentos, além de potencializar o cuidado em favor da qualidade de vida ( 2323. Queiroz FFSN, Brasil CCP, Silva RM, Bezerra IC, Collares PMC, Vasconcelos JE Filho. Evaluation of the ‘Gestação’ application from the perspective of semiotics: pregnant women’s views. Cien Saude Colet. 2021;26(2):485-92. https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.41002020
https://doi.org/10.1590/1413-81232021262...
) . Nesse sentido, neste estudo, a avaliação do público-alvo obteve um Índice de Concordância global igual a 1 (100%), demonstrando total satisfação com a ferramenta apresentada e tendência a um posterior uso frequente do website .

O número de publicações científicas relacionadas à criação de tecnologias educacionais vem aumentando nos últimos anos, dado os diversos estudos publicados em periódicos. Nesse sentido, dois estudos desenvolveram websites com objetivos educacionais, um a respeito da fissura palatina e o outro sobre a infecção relacionada à assistência à saúde ( 1111. Picinato-Pirola M, Ribeiro MGG, Magalhães RG, Seles TP, Corrêa CC. Tele-education about cleft lip and palate: development of an educational website about cleft lip and palate. Audiol Commun Res. 2021;26:e2419. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2419
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2...
, 1414. Mello EF, Tibério BA, Reichembach MT, Pontes L. Development of a nursing website for critical care regarding healthcare-associated infections. Rev Bras Enferm. 2021;74(5):e20200928. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0928
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0...
) . Porém, apesar da construção de novos websites , tais estudos não realizaram validação ou avaliação dos mesmos, diferentemente do que foi realizado neste estudo, que validou seu conteúdo com experts e o avaliou com o público-alvo.

Outro estudo, apesar de ter construído e realizado a sua validação com experts na área de interesse, apresenta como importante limitação a ausência de avaliação pelo público-alvo ( 2222. Bernardes RM, Caliri MHL. Construction and validation of a website about pressure injuries. Acta Paul Enferm. 2020;33:1-9. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01305
https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO...
) , realizada neste estudo, fator imprescindível para a adequação da usabilidade e para a melhora da disposição do cuidado nesses indivíduos, conforme demonstrado pelo comentário deixado por um dos avaliadores do website neste estudo.

Um estudo realizado no Reino Unido avaliou o uso de recursos digitais para a autoajuda, diagnóstico e busca por informações de mulheres passando pelo período perinatal. Ficou demonstrado que 41% das mulheres utilizam os recursos digitais até mesmo para confirmar as informações já fornecidas pelos profissionais da saúde, tendo 70% delas utilizado websites ou aplicativos para sanar suas dúvidas, deixando claro que a recuperação de informações online e o automonitoramento digital são cada vez mais integrados ao autocuidado e oferecem oportunidades para apoiar a escalada de cuidados e colaborar na tomada de decisões ( 2424. Mackintosh N, Agarwal S, Adcock K, Armstrong N, Briley A, Patterson M, et al. Online resources and apps to aid self-diagnosis and help seeking in the perinatal period: a descriptive survey of women´s experiences. Midwifery. 2020;90:102803. https://doi.org/10.1016/j.midw.2020.102803
https://doi.org/10.1016/j.midw.2020.1028...
) . Assim sendo, fica evidente a colaboração dos websites como rede de apoio e de informação para o público-alvo ao qual se destina, especialmente se validado previamente por experts .

Ainda, um estudo realizado na Eslováquia abordou a criação de um website com conteúdo educativo destinado às mães dos recém-nascidos e bebês, familiares e público geral, e lançou um aconselhamento online sobre os cuidados de Enfermagem. Os resultados demonstraram que os visitantes tiveram interesse pelo site e utilizaram-no para sanar suas dúvidas, principalmente sobre a amamentação e nutrição, higiene do bebê e os cuidados com bebês doentes, concluindo-se que a prestação de cuidados de Enfermagem à distância, por meio do website , complementou eficazmente os cuidados prestados em contato direto ( 2525. Kristová J, Bachratá Z, Slezákóva Z, Miklovicová E. Implementation of telenursing in the Slovak Republic. Pielegniarstwo XXI wieku. 2021;20(3):76. https://doi.org/10.2478/pielxxiw-2021-0028
https://doi.org/10.2478/pielxxiw-2021-00...
) . Do mesmo modo, o website brasileiro deste estudo possibilita aos usuários uma interação e resolução de dúvidas instantaneamente, ou em até 24 horas, quesito avaliado satisfatoriamente pelos participantes no que diz respeito aos objetivos e ao suporte ao usuário.

Quanto à compreensão do material educativo, o uso de linguagem desnecessariamente complicada, geralmente leva à tomada de decisões mal-informada e à diminuição do interesse do indivíduo em intervenções potencialmente benéficas à saúde, o que se torna uma barreira para o sucesso da implementação da intervenção e pode gerar impacto negativo nos resultados de saúde ( 2626. Costa AC, Conceição AP, Butcher HK, Butcher RCGS. Factors that influence health literacy in patients with coronary artery disease. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;31:e3880. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6211.3880
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6211.3...
) . Por isso, optou-se por utilizar linguagem simples e clara, além de utilizar imagens que conversassem com os textos apresentados e os áudios que narram todo o conteúdo, de maneira a tornar o website mais inclusivo. Nesse sentido, todos os participantes do estudo, dentre experts e público-alvo, consideraram que o vocabulário é acessível e adequado ao público ao qual se destina, e que as diversas funções foram bem integradas.

Além do mais, as plataformas digitais que fornecem as informações capazes de contribuir para a construção do conhecimento são recursos importantes no apoio à aprendizagem, especialmente de jovens estudantes ( 2727. Pereira ALM, Leon CGRMP, Ribeiro LM, Brasil GC, Carneiro KKG, Vieira GB, et al. Web-based virtual learning environment for medicine admnistration in pediatrics and neonatology: content evaluation. JMIR Serious Game. 2020;8(4):e18258. https://doi.org/10.2196/18258
https://doi.org/10.2196/18258...
) . Portanto, apesar de possuir público-alvo definido, o website poderá ser de grande valia também para os estudantes e profissionais de saúde, especialmente da área de Enfermagem. Ademais, a facilidade de acesso, a conveniência, os custos mínimos e a entrega de informações oportunas impulsionam o aumento do uso de mídias digitais no letramento em saúde, com os sites destacando-se entre os recursos preferidos ( 2828. Hussain IM, Hartney N, Sweet L. A survey of Australian women’s digital media usage in pregnancy and labour and birth. BMC Pregnancy Childbirth. 2023;23(1):688. https://doi.org/10.1186/s12884-023-06003-8 .
https://doi.org/10.1186/s12884-023-06003...
) .

Além disso, é internacionalmente reconhecido que a utilização, pelas famílias, de práticas de cuidados aos recém-nascidos baseadas em evidências no ambiente doméstico pode salvar vidas dos recém-nascidos. Assim, a educação em saúde é uma estratégia essencial nos programas de cuidados pós-natais para compartilhar com as famílias as informações e as habilidades essenciais para oferecer os cuidados com a qualidade e a segurança aos seus recém-nascidos em casa, promovendo, assim, resultados mais favoráveis para os bebês ( 11. Subramanian L, Murthy S, Bogam P, Yan SD, Delaney MM, Goodwin CDG, et al. Just-in-time postnatal education programmes to improve newborn care practices: needs and opportunities in low-resource settings. BMJ Glob Health. 2020;5(7):e002660. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-002660
https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-00266...
) , o que reforça a importância de websites educacionais como o “Do Parto ao Domicílio”.

Como limitação deste estudo, cabe refletir sobre o letramento digital apresentado pelos participantes, visto que em sua maioria eram indivíduos com acesso à Internet e aos dispositivos móveis e com o nível de escolaridade entre os Ensinos Médio e Superior, o que pode interferir nos resultados, demonstrando a necessidade de novos estudos que abarquem parte da população com outros níveis de instrução, tanto digital quanto educacional.

Contudo, este estudo contribui positivamente para o avanço do conhecimento científico, proporcionando uma valiosa contribuição ao construir, validar e avaliar um website singular que compila as informações atualizadas, diversificadas e confiáveis sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos, oferecendo uma fonte centralizada de conhecimento. A sua disponibilização não apenas promove a expansão da saúde digital, acessível em qualquer lugar e a qualquer momento, mas também visa mitigar as práticas inadequadas, contribuindo, assim, para a redução da morbimortalidade neonatal e infantil. Além disso, este estudo preenche uma lacuna significativa no campo do conhecimento, apresenta de forma meticulosa todas as etapas de um estudo metodológico voltado para websites relacionados à temática. Ao fazer isso, não só oferece insights valiosos sobre os cuidados domiciliares para os recém-nascidos, mas também apresenta um padrão metodológico que pode orientar as futuras pesquisas na área, fortalecendo a base de evidências disponíveis.

Conclusão

O website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, visto que os itens avaliativos alcançaram níveis adequados em relação aos critérios pelos quais foi avaliado. Portanto, pode ser considerada uma ferramenta adequada ao seu objetivo, pois, traz benefícios ao processo de ensino-aprendizagem das famílias quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos e mediante sua utilização. Além disso, pode ser aplicada também na educação de estudantes e de profissionais de saúde.

O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito e pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de notebooks , computadores, smartphones ou tablets no endereço eletrônico: https://www.dopartoaodomicilio.com.br/ .

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  • *
    A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil.
  • Todos os autores aprovaram a versão final do texto.
  • Como citar este artigo
    Soares IAA, Góes FGB, Silva ACSS, Pereira-Ávila FMV, Oliveira GB, Silva MA. Health education website on home care for newborns: construction, validation, and evaluation. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2024;32:e4197 [cited ano mês dia]. Available from: URL . https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4197

Editado por

Editora Associada:
Rosana Aparecida Spadotti Dantas

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jun 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    08 Dez 2023
  • Aceito
    11 Fev 2024
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