Acessibilidade / Reportar erro

Função sensorial, cognitiva, capacidade de caminhar e funcionalidade de idosos* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Función sensorial, cognitiva, capacidad de marcha y funcionalidad de adultos mayores”, apresentada à Universidad Autonoma de Nunevo León, Facultad de Enfermería, Monterrey, Nuevo León, México.

Objetivo:

conhecer a relação entre a função sensorial, capacidade de caminhar e função cognitiva com dependência em idosos.

Método:

estudo transversal descritivo, com a participação de 146 idosos.

Medições:

Carta de Snellen, audiômetro, testes de estereognosia, monofilamento de Semmes-Weinstein, aromas e sabores básicos, sistema GAITRite, Montreal Cognitive Assessment Test e índice de Barthel e Lawton e Brody.

Resultados:

função sensorial, função cognitiva e caminhar explicam 25% de dependência de atividades básicas da vida diária e 21% de dependência de atividades instrumentais da vida diária. As variáveis que influenciam a dependência de atividades básicas foram: paladar (p=0,029), velocidade de caminhar (p=0,009), cadência (p=0,002) e comprimento do passo (p=0,001), e nas atividades instrumentais, velocidade de caminhar (p=0,049), cadência (p=0,028) e comprimento do passo (p=0,010).

Conclusão:

velocidade de caminhar, cadência e comprimento do passo são variáveis que influenciam a dependência de atividades básicas e instrumentais da vida cotidiana.

Descritores:
Sensação; Marcha; Cognição; Atividades Cotidianas; Pessoas com Deficiência; Idoso


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br