RESUMO
Objetivo:
descrever o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel educativo e de follow up de enfermagem para pacientes com diagnóstico de doença arterial periférica.
Método:
estudo de produção tecnológica do tipo prototipagem, a construção seguiu o modelo do design instrucional contextualizado, utilizando duas etapas: análise e design e desenvolvimento.
Resultados:
o conteúdo pedagógico do aplicativo baseou-se no levantamento das necessidades dos pacientes com Doença Arterial Periférica e nos tratamentos recomendados pela literatura. O protótipo desenvolvido foi composto por conceitos, fatores de risco, sinais e sintomas, tratamento, importância dos medicamentos e seus efeitos colaterais, dúvidas frequentes, cuidados necessários com a saúde e o follow up dos pacientes por meio da monitorização da evolução do processo cicatricial das lesões e possíveis complicações, esclarecer dúvidas e estimular a continuidade do tratamento.
Conclusão:
o uso do aplicativos em saúde é uma ferramenta tecnológica com potencial para melhorar o acompanhamento de pacientes quanto à evolução da doença e autocuidado, no acompanhamento dos fatores de risco, coparticipação no seu tratamento, a participação familiar, bem como planejar um cuidado individualizado e redução de custos para o sistema de saúde.
Descritores:
Doença Arterial Periférica; Aplicativos Móveis; Cuidados de Enfermagem; Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação; Continuidade da Assistência ao Paciente