Acessibilidade / Reportar erro

Tuberculose associada às condições de vida em município endêmico da região Norte do Brasil* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Padrões espaciais da tuberculose relacionados ao índice adaptado de condição de vida no município de Belém”, apresentada à Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém, PA, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD/CAPES edital 071/2013.

Objetivo:

analisar a associação entre a ocorrência dos casos novos de tuberculose e o Índice Adaptado de Condição de Vida e descrever a distribuição espacial em um município endêmico.

Método:

estudo analítico, ecológico desenvolvido a partir dos casos novos em residentes de um município endêmico da região Norte do Brasil. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e do Censo Demográfico 2010. O Índice Adaptado de Condição de Vida foi obtido por análise fatorial e sua associação com a ocorrência da doença foi analisada pelo teste qui-quadrado. Fixou-se erro tipo I igual a 0,05. Foi utilizada estimativa Kernel para descrever a densidade da tuberculose por setor censitário.

Resultados:

o coeficiente de incidência foi 97,5/100.000 habitantes. Os dados mostraram associação estatisticamente significativa entre número de casos e classe socioeconômica, sendo que pertencer à classe econômica mais alta reduz a chance de ocorrência da doença. Os mapas temáticos mostraram que a tuberculose se distribuiu de forma heterogênea com concentração na região sul do município.

Conclusão:

a tuberculose, associada às condições de vida precárias, reforça a importância de discussão sobre determinantes sociais no processo saúde-doença, para subsidiar ações equânimes de saúde nas áreas risco, mediante contexto de vulnerabilidade.

Descritores:
Tuberculose; Análise Espacial; Sistemas de Informação Geográfica; Epidemiologia; Incidência; Qualidade de Vida


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br