Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação do Instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 21 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Construção de um instrumento de avaliação do autocuidado dos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2", apresentada à Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

construir e validar o conteúdo do instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

Método:

estudo metodológico, fundamentado na Teoria Geral de Enfermagem de Orem. As categorias empíricas e os itens do instrumento foram elucidados por meio de grupo focal. O processo de validação de conteúdo foi realizado por sete especialistas e a análise semântica por 14 pacientes. Foram considerados como excelente Índice de Validade de Conteúdo dos itens ≥ 0,78 e da escala ≥ 0,90.

Resultados:

o instrumento contém seis dimensões correspondentes aos requisitos de autocuidado para o desvio da saúde, desmembradas em 131 itens. Quanto à permanência, obteve-se para o conjunto total de itens Índice de Validade de Conteúdo de 0,98, e quanto à adequação Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,80 para maioria dos critérios psicométricos avaliados.

Conclusão:

o instrumento mostrou evidências de validade de conteúdo.

Descritores:
Autocuidado; Diabetes Mellitus Tipo 2; Psicometria; Validade dos Testes

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br