A1
|
Warshawsk S.(1515. Warshawski S. Academic self-efficacy, resilience and social support among first-year Israeli nursing students learning in online environments during COVID-19 pandemic. Nurse Educ Today. 2022; 110: 105267. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105267 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.1052...
) |
Israel |
Transversal |
Dificuldades percebidas pelos alunos, como sobrecarga, dificuldade no aprendizado online, falta de apoio acadêmico, falta de interação social. |
IV
|
A2
|
Saab MM, Hegarty J, Murphy D, Landers M.(1616. Saab MM, Hegarty J, Murphy D, Landers M. Incorporating virtual reality in nurse education: a qualitative study of nursing students’ perspectives. Nurse Educ Today. 2021; 105 (105045): 1-7. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105045 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.1050...
) |
Irlanda |
Descritivo qualitativo |
Custo alto, ameaças às conexões humanas, potenciais efeitos colaterais e falta de interesse. |
IV
|
A3
|
Kalanlar B.(1717. Kalanlar B. Nursing education in the pandemic: A cross-sectional international study. Nurse Educ Today. 2021; 108 (105213): 1-6. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105213 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.1052...
) |
Turquia |
Transversal |
Dificuldades relacionadas à internet, como queda na conexão ou conexão ruim. |
IV
|
A4
|
Shorey S, Ang E, Baridwan NsS, Bonito SR, Dones LBP, Flores JLA, et al.(1818. Shorey S, Ang E, Baridwan NS, Bonito SR, Dones LBP, Flores JLA, et al. Salutogenesis and COVID-19 pandemic impacting nursing education across SEANERN affiliated universities: A multi-national study. Nurse Educ Today. 2022; 110 (105277): 1-9. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105277 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.1052...
) |
Multicêntrico |
Descritivo qualitativo |
Alunos sentiram que sua formação estava comprometida; altos níveis de estresse. |
IV
|
A5
|
Kunaviktikul W, Ang E, Baridwan NS, Bernal AB, Dones LBP, Flores JL, et al.(1919. Kunaviktikul W, Ang E, Baridwan NS, Bernal AB, Dones LBP, Flores JL, et al. Nursing students’ and faculty members’ experiences of online education during COVID-19 across Southeast Asia: A Photovoice study. Nurse Educ Today. 2022; 111: 105307. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105307 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.1053...
) |
Multicêntrico |
Descritivo qualitativo |
Aumento de sentimentos de solidão, depressão, tristeza, tédio, medo, ansiedade, estresse, preocupação e vulnerabilidade entre alunos; despreparo para retornar suas funções de enfermagem após ausência em ambiente clínico; perda de limite entre o trabalho e a casa; dificuldades para realização de trabalhos em grupo devido à pouca interação; problemas técnicos durante o aprendizado que afetaram muito o ensino-aprendizagem. |
IV
|
A6
|
Canet-Vélez O, Botigué T, Lavedán Santamaría A, Masot O, Cemeli T, Roca J.(2020. Canet-Vélez O, Botigué T, Lavedán Santamaría A, Masot O, Cemeli T, Roca J. The perception of training and professional development according to nursing students as health workers during COVID-19: A qualitative study. Nurse Educ Pract. 2021; 53: 103072. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103072 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.1030...
) |
Espanha |
Descritivo qualitativo |
Apenas a minoria dos estudantes se sentiu preparada para enfrentar a crise do COVID-19; a sobrecarga, o desgaste, o esgotamento e os altos níveis de estresse; os sentimentos de medo, preocupação e situações tensas de nervosismo. |
IV
|
A7
|
Godbold R, Whiting L, Adams C, Naidu Y, Pattison N.(2121. Godbold, R, Whiting L, Adams C, Naidu Y, Pattison N. The experiences of student nurses in a pandemic: A qualitative study. Nurse Educ Pract. 2021; 56: 103186. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103186 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.1031...
) |
Reino Unido |
Descritivo qualitativo |
Necessidade de se afastar da família para cumprir as práticas clínicas; devido à escassez de pessoal, os alunos trabalhavam com pessoas realocadas de outras áreas;
as questões emocionais afloradas pelas restrições de distanciamento social que não permitiam o uso do toque e conforto físico; as dificuldades do estudo em casa e cuidar simultaneamente da família; efeitos físicos pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual, como mãos doloridas e marcas faciais.
|
IV
|
A8
|
Zaragoza-García I, Ortuño- Soriano I, Posada-Moreno P, Sánchez-Gómez R, Raurell- Torredà M.(2222. Zaragoza-García I, Ortuño-Soriano I, Posada-Moreno P, Sánchez-Gómez R, Raurell-Torredà M. Virtual Simulation for Last-Year Nursing Graduate Students in Times of Covid-19: A Quasi-Experimental Study. Clin Simulation Nurs. 2021; 60: 32-41. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.07.003 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.07.0...
) |
Espanha |
Quase-experimental |
A plataforma amplifica o distanciamento social. |
III
|
A9
|
Park J, Seo M.(2323. Park J, Seo M. Influencing Factors on Nursing Students’ Learning Flow during the COVID-19 Pandemic: A Mixed Method Research. Asian Nurs Res. 2021; 16 (1): 35-44. https://doi.org/10.1016/j.anr.2021.12.006 https://doi.org/10.1016/j.anr.2021.12.00...
) |
Coreia do Sul |
Misto e sequencial |
Dificuldades técnicas, como desconexões; diminuição de concentração e motivação; fadiga devido ao longo período utilizando dispositivos digitais; alterações nos padrões de sono; aumento de depressão, ansiedade e medo do COVID-19; as aulas deveriam ser curtas para que a concentração e a motivação para aprender não diminuíssem; falta de prática clínica presencial durante a pandemia; pausas repentinas nas práticas clínicas hospitalares; diminuição das oportunidades durante as práticas; necessidade de encontrar locais adequados para estudar, pois a escola estava fechada. |
IV
|
A10
|
Nodine PM, Arbet J, Jenkins PA, Rosenthal L, Carrington S, Purcell SK, et al.(2424. Nodine PM, Arbet J, Jenkins PA, Rosenthal L, Carrington S, Purcell SK, et al. Graduate nursing student stressors during the COVID-19 pandemic. J Prof Nurs. 2021; 37 (4): 721-8. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2021.04.008 https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2021....
) |
Estados Unidos da América |
Coorte |
Aumento de níveis de estresse em todas as subescalas avaliadas, incluindo didática do curso, trabalhos, família, rotações clínicas, finanças, adoecimento de família-amigos. |
III
|
A11
|
Scorsolini-Comin F, De Melo LP, Rossato L, Gaia RDSP.(2525. Scorsolini-Comin F, Melo LP, Rossato L, Gaia RDSP. Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da covid-19. Rev Baiana Enferm. 2020; 34: e36929. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929 https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929...
) |
Brasil |
Reflexão |
Altos índices de evasão de alunos nessa modalidade de ensino. |
IV
|
A12
|
Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF.(2626. Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF. Emergency remote teaching in Nursing Graduation: experience report during Covid-19. Rev Min Enferm. 2020; 24 (e-1335). https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200072 https://doi.org/10.5935/1415.2762.202000...
) |
Brasil |
Relato de experiência |
Distanciamento educador-educando; baixa adesão dos estudantes ao ensino remoto devido às distrações para o aprendizado vivenciado nas casas; aumento da carga de trabalho dos docentes e discentes. |
IV
|
A13
|
Rodrigues PS, Marin MJS, Souza AP, Grandin GM, Almeida KRV, Oliveira CSR.
(2121. Godbold, R, Whiting L, Adams C, Naidu Y, Pattison N. The experiences of student nurses in a pandemic: A qualitative study. Nurse Educ Pract. 2021; 56: 103186. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103186 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.1031...
)
|
Brasil |
Descritivo qualitativo |
Dificuldades tecnológicas; surgimento de sentimentos como ansiedade, angústia, desânimo, estresse e cansaço; processo cansativo e de baixo rendimento; menor concentração; ambiente domiciliar como dificuldade para o processo de aprendizado; falta de convívio com os colegas de classe; falta de acesso à biblioteca; falta de práticas em laboratórios. |
IV
|
A14
|
Silva CB, Trindade LL, Kolhs M, Barimacker SV, Schacht L, Bordignon M.(86. Silva CB, Trindade LL, Kolhs M, Barimacker SV, Schacht L, Bordignon M. Implementação do telemonitoramento de COVID-19: repercussões na formação acadêmica em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2021; 42 (esp): e20200395. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200395 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.2...
) |
Brasil |
Teórico-reflexivo |
Necessidade de melhor planejamento de atividades virtuais; dificuldades de acesso à internet e à informação; aumento nos níveis de estresse e cansaço; trabalho em ambiente com outros membros da família; surgimento de sentimentos como medo, ansiedade e solidão. |
IV
|
A15
|
Soccol KLS, Santos NO, Marchiori MRCT.(2828. Soccol KLS, Santos NO, Marchiori MRCT. Estágio Curricular Supervisionado no contexto da COVID-19 e o desenvolvimento profissional de estudantes de Enfermagem. Enferm Foco [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 5]; 11 (2.ESP): 148-51. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4173/998 http://revista.cofen.gov.br/index.php/en...
) |
Brasil |
Reflexão |
Amplificação dos sentimentos de insegurança e ansiedade no estágio supervisionado. |
IV
|
A16
|
Li W, Gillies R, He M, Wu C, Liu S, Gong Z, et al.(2929. Li W, Gillies R, He M, Wu C, Liu S, Gong Z, et al. Barriers and facilitators to online medical and nursing education during the COVID-19 pandemic: perspectives from international students from low- and middle-income countries and their teaching staf. Hum Resour Health. 2021; 19: 1-14. https://doi.org/10.1186/s12960-021-00609-9 https://doi.org/10.1186/s12960-021-00609...
) |
China |
Descritivo qualitativo |
Discentes insatisfeitos com as experiências de educação online; aumento de incertezas futuras; aumentos dos níveis de estresse devido à longas jornadas de trabalho e fadiga. |
IV
|
A17
|
Emory J, Kippenbrock T, Buron B.(3030. Emory J, Kippenbrock T, Buron B. A national survey of the impact of COVID-19 on personal, academic, and work environments of nursing students. Nurs Outlook. 2021; 69 (6): 1116-25. https://doi.org/10.1016/j.outlook.2021.06.014 https://doi.org/10.1016/j.outlook.2021.0...
) |
Estados Unidos da América |
Transversal |
Medo por parte dos estudantes de contaminar os familiares com o vírus; altos níveis de medo e ansiedade; falta de aprendizagem de qualidade; maiores incertezas do futuro por parte dos estudantes; aumento dos casos de estresse e exaustão mental. |
IV
|
A18
|
Riegel F, Martini JG, Bresolin P, Mohallem AGC, Nes AAG.
(2121. Godbold, R, Whiting L, Adams C, Naidu Y, Pattison N. The experiences of student nurses in a pandemic: A qualitative study. Nurse Educ Pract. 2021; 56: 103186. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103186 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.1031...
)
|
Brasil |
Teórico-reflexivo |
Dificuldades de acesso pelos estudantes durante o ensino remoto; surgimento do sentimento de solidão; necessidade de interação humana e social com professores e estudantes. |
IV
|
A19
|
Baixinho CL, Ferreira OR.(3132. Baixinho CL, Ferreira OR. Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19. Esc Anna Nery. 2021; 25 (spe). https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0541 https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-20...
) |
Brasil |
Descritivo qualitativo |
Impossibilidade de realizar ensino clínico com pacientes com COVID-19; confinamento por três meses provocou retrocesso na capacidade de construir raciocínios clínicos; sobrecarga para os serviços e para os profissionais, que ainda assumiram a função de orientadores clínicos; redução do tempo de ensino clínico; aumento do receio de insucesso; medo do contato com o outro por medo de infecção; exaustão física e psicológica; aumento de sintomas como ansiedade e má qualidade do sono; redução de desempenho. |
IV
|
A20
|
Salmani N, Bagheri I, Dadgari A.(3233. Salmani N, Bagheri I, Dadgari A. Iranian nursing students experiences regarding the status of e-learning during COVID-19 pandemic. PloS ONE. 2022; 17 (2): e0263388. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263388 https://doi.org/10.1371/journal.pone.026...
) |
Irã |
Descritivo qualitativo |
Mudanças na forma como os estudantes interagem com os professores; diminuição das interações com os colegas; problemas com arquivos educacionais; aprendizado superficial; percepção dos membros da família sobre o papel do aluno; interferência dos assuntos domésticos com o e-learning; trapacear nas provas e atividades. |
IV
|
A21
|
Tolyat M, Abolfazl Vagharseyyedin S, Nakhaei M.
(4234. Tolyat M, Abolfazl Vagharseyyedin S, Nakhaei M. Education of nursing profession amid COVID-19 Pandemic: A qualitative study. J Adv Med Educ Prof. 2022; 10 (1): 39-47. https://doi.org/10.30476/JAMP.2021.90779.1422 https://doi.org/10.30476/JAMP.2021.90779...
)
|
Irã |
Descritivo qualitativo |
Dificuldades de acesso à internet; menor interação professor-aluno; pausas demoradas entre práticas; diminuição no tempo de prática para evitar contágio; a maioria dos estudantes não adquiriu a competência clínica necessária no ensino de enfermagem; redução no número de pacientes; maior insegurança por parte dos estudantes. |
IV
|
A22
|
Thapa P, Bhandari SL, Pathak S.(35) |
Nepal |
Transversal |
Problemas de internet e questões técnicas atrapalhavam o ensino remoto; falta de interação com os pacientes. |
IV
|
A23
|
Lei T, Yu X, Zou M, Wang P, Yuan RH.(3336. Lei T, Yu X, Zou M, Wang P, Yuan RH. Delivering an online course in emergency nursing education during the pandemic: What are the effects on students’ learning? Australas Emerg Care. 2021; 24 (4): 314-8. https://doi.org/10.1016/j.auec.2021.04.002 https://doi.org/10.1016/j.auec.2021.04.0...
) |
China |
Quase-experimental |
Falta de práticas para desenvolvimento de habilidades clínicas. |
III
|
A24
|
Wynter K, Holton S, Considine J.(37) |
Austrália |
Descritivo qualitativo |
Redução da conexão social durante a aprendizagem; aumento da carga de trabalho dos docentes; incertezas sobre como realizar as práticas clínicas; preocupação se os estudantes alcançariam os resultados educacionais e clínicos esperados; surgimento de sintomas de depressão, ansiedade, estresse e burnout. |
IV
|
A25
|
Susmarini D, Sumarwati M, Handayani F, Iskandar A.(3438. Susmarini D, Sumarwati M, Handayani F, Iskandar A. Nursing Students’ Clinical Practice Experience during the COVID-19 Pandemic: A Qualitative Study. Open Access Maced J Med Sci. 2022; 10 (G): 176-81. https://doi.org/10.3889/oamjms.2022.8116 https://doi.org/10.3889/oamjms.2022.8116...
) |
Indonésia |
Descritivo qualitativo |
Surgimento de sentimentos de medo e ansiedade por parte dos alunos e da família; falta de competência clínica para lidar com a crise; mudanças rápidas nos setores de práticas clínicas; ônus financeiro para teste de COVID-19 durante as práticas. |
IV
|
A26
|
Michel A, Ryan N, Mattheus D, Knopf A, Abuelezam NA, Stamp K, et al.(3539. Michel A, Ryan N, Mattheus D, Knopf A, Abuelezam NA, Stamp K, et al. Undergraduate nursing students’ perceptions on nursing education during the 2020 COVID-19 pandemic: A national sample. Nurs Outlook. 2021; 69 (5): 903-12. https://doi.org/10.1016/j.outlook.2021.05.004 https://doi.org/10.1016/j.outlook.2021.0...
) |
Estados Unidos da América |
Transversal |
Aumento nos níveis de estresse e de sentimentos como medo, solidão e ansiedade; preocupação com relação à exposição à COVID-19; dificuldades de conexão; as dificuldades de estudar em ambiente familiar; dificuldades no aprendizado; aumento da carga de trabalho; falta de preparo do corpo docente para o ambiente virtual; falta de experiências clínicas; sentimento de estar menos engajado com a educação. |
IV
|
A27
|
Araújo ARL, Sousa LMC, Carvalho RBS, Oliveira ADS, Amorim FCM, Sousa KHJF, et al.(3640. Araújo ARL, Sousa LMC, Carvalho RBS, Oliveira ADS, Amorim FCM, Sousa KHJF, et al. Remote work of nurse-professors in pandemic times. Esc Anna Nery. 2021; 25 (spe): e20210198. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0198 https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-20...
) |
Brasil |
Transversal |
Sobrecarga de trabalho; mudança na rotina doméstica; pouca interação docente-discente; surgimento de sentimentos como tristeza, angústia, medo, ansiedade, solidão e estresse; desgaste físico, dificuldade para dormir, má alimentação; danos visuais; obrigatoriedade de adaptação rápida ao meio digital. |
IV
|
A28
|
Terzi B, Azizoğlu F, Özhan F.
(4341. Terzi B, Azizoğlu F, Özhan F. Factors affecting attitudes of nursing students towards distance education during the COVID-19 pandemic: A web-based cross-sectional survey. Perspect Psychiatr Care. 2021; 57 (4): 1-9. https://doi.org/10.1111/ppc.12747 https://doi.org/10.1111/ppc.12747...
)
|
Turquia |
Transversal |
Dificuldade de desenvolver habilidades práticas. |
IV
|
A29
|
Silva CM, Toriyama ATM, Claro HG, Borghi CA, Castro TR, Salvador PICA(3742. Silva CM, Toriyama ATM, Claro HG, Borghi CA, Castro TR, Salvador PICA. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Rev Gaúcha Enferm. 2021; 42 (esp): e20200248. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.2...
) |
Brasil |
Relato de experiência |
Dificuldades de adaptação da equipe docente e dos discentes ao modelo remoto. |
IV
|
A30
|
Duprez V, Vermote B,
Van Hecke A, Verhaeghe R, Vansteenkiste M, Malfait S.(3843. Duprez V, Vermote B, Van Hecke A, Verhaeghe R, Vansteenkiste M, Malfait S. Are internship experiences during a pandemic related to students’ commitment to nursing education? A cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2021; 107: 105124. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105124 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.1051...
)
|
Bélgica |
Transversal |
Os serviços não acolheram os alunos devido às demandas vinculadas à COVID-19. |
IV
|
A31
|
Jones K, Polyakova-Norwood V, Raynor P, Tavakoli A.(3944. Jones K, Polyakova-Norwood V, Raynor P, Tavakoli A. Student perceptions of faculty caring in online nursing education: A mixed-methods study. Nurse Educ Today. 2022; 112: 105328. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105328 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.1053...
) |
Estados Unidos da América |
Métodos mistos |
Surgimento de sentimentos como solidão, ansiedade e estresse; necessidade dos alunos de maior apoio emocional. |
IV
|
A32
|
Kim S, Jeong SH, Kim HS, Jeong YJ.(4045. Kim S, Jeong SH, Kim HS, Jeong YJ. Academic Success of Online Learning in Undergraduate Nursing Education Programs in the COVID-19 Pandemic Era. J Prof Nurs. 2021; 36: 6-16. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2021.10.005 https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2021....
) |
Coreia do Sul |
Transversal |
Menor concentração e atenção nas aulas online por parte dos estudantes; dificuldades de acesso à internet; altos níveis de ansiedade; dificuldades dos docentes de aumentar competência tecnológica. |
IV
|
A33
|
Prata JA, Mello AS,
Silva FVC, Faria MGA.(4146. Prata JA, Mello AS, Silva FVC, Faria MGA. Pedagogical mediations for non-formal nursing teaching during the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm. 2020; 73 (suppl 2). https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0499 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0...
)
|
Brasil |
Relato de experiência |
Dificuldades de acesso à internet; prejuízos relacionados a um melhor aproveitamento pelos alunos. |
IV
|