Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção de complicações relacionadas a técnicas de inserção do cateter central de inserção periférica em recém-nascidos: revisão sistemática e metanálise em rede * * Artigo extraído da tese de doutorado “Efetividade das técnicas de inserção de cateter central de inserção periférica em recém-nascidos: revisão sistemática e metanálise”, apresentada à Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), processo nº 00193.00001123/2021-44, Brasil.

Objetivo:

analisar a efetividade das técnicas de inserção de cateter central de inserção periférica na prevenção da ocorrência de complicações relacionadas a este dispositivo em recém-nascidos.

Método:

revisão sistemática da literatura e metanálise pareada e em rede, com busca realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta, inclusão de ensaios clínicos aleatorizados e não aleatorizados. O risco de viés foi avaliado pelas ferramentas da Cochrane Risk of Bias 2 e o Risk of Bias In Non-randomised Studies of Interventions. A certeza da evidência pelo Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Realizou-se metanálise com auxílio do programa estatístico R.

Resultados:

oito estudos, com 1126 recém-nascidos, foram incluídos e seis técnicas de inserção identificadas: eletrocardiograma intracavitário, eletrocardiograma intracavitário associado à ultrassonografia, ultrassonografia, fórmula, marco de referência anatômico e marco de referência anatômico modificado. Cinco técnicas diminuíram significativamente o mau posicionamento primário da ponta quando comparadas com o controle ( p <0,05). O eletrocardiograma intracavitário diminuiu arritmias, complicações gerais e flebite de forma significativa e mais efetiva; a técnica que utilizou uma fórmula também reduziu complicações gerais. Infecção, infiltração, mau posicionamento secundário da ponta, ruptura do cateter, trombose, oclusão e lesão de pele associada ao cateter não foram eventos prevenidos significativamente.

Conclusão:

eletrocardiograma intracavitário e uso da fórmula foram as técnicas mais efetivas na redução de complicações.

Descritores:
Recém-Nascido; Cateterismo Periférico; Cateteres Venosos Centrais; Falha de Tratamento; Enfermagem Neonatal; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal


Destaques:

(1) Algumas técnicas de inserção de PICC reduziram suas complicações relacionadas.

(2) O mau posicionamento primário da ponta foi a complicação mais prevenida.

(3) O eletrocardiograma intracavitário diminuiu arritmias, flebite e complicações gerais.

(4) A técnica que usou a fórmula reduziu complicações gerais significativamente.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br