Título do cenário Apoio inicial ao enlutado por suicídio (posvenção) |
Objetivo geral Desenvolver ações de apoio inicial à pessoa enlutada por suicídio durante uma visita domiciliar |
Público-alvo do cenário (participantes do cenário) Alunos de graduação da área da saúde (que tenham cursado disciplina relacionada à saúde mental/psiquiatria) e profissionais da área da saúde. |
Quantidade de pessoas necessárias para o desenvolvimento do cenário • Dois facilitadores da simulação (responsáveis por planejar, coordenar e desenvolver a atividade simulada); • Dois participantes (público-alvo) que participarão da atividade simulada; • Um paciente simulado (simulará a pessoa atendida no cenário); • Observadores (demais participantes do público-alvo que acompanharão o desenvolvimento do cenário proposto de forma externa, na posição de observador(a) da simulação). |
Recursos físicos e materiais • Físicos: Laboratório de ensino ou de práticas educativas, que simule uma sala de estar de uma casa (a depender do contexto regional) para a realização de uma visita domiciliar. • Materiais: Objetos comuns que compõem um ambiente doméstico (sala de estar) a depender do contexto regional, como: cadeiras, almofadas, rede de balanço, rádio ou televisão, copos, livros, canetas, objetos decorativos, entre outros. |
Materiais para estudo prévio dos participantes e observadores (disponibilizados pelos coordenadores do cenário, via e-mail, para a leitura prévia dos participantes e observadores) • Leitura prévia da cartilha “Lidando com o Luto por Suicídio”. Acesso disponível em: https://inspiracao-leps.com.br/cartilhas-e-e-books/lidando-com-o-luto/ • Material de apoio audiovisual sobre a temática de posvenção: Entrevista “Setembro é o mês de prevenção ao suicídio”, realizada pela Rádio Universidade de São Paulo (2018) com a professora doutora Kelly Graziani Giacchero Vedana. Acesso disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/setembro-e-o-mes-de-prevencao-ao-suicidio/
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Tempo de duração estimado para cada uma das etapas do cenário 1.Prebriefing (15 minutos); 2. Simulação (20 minutos); 3.Debriefing (40 minutos). |
Prebriefing (informações sobre contratos e condução da simulação) 1. Realizar a apresentação do ambiente para os participantes do cenário; 2. Discutir contratos sobre a segurança emocional: sigilo, anonimato, respeito e a importância da participação na discussão posterior à simulação. 3. Para este caso simulado não está previsto a passagem de plantão, leitura de prontuário da usuária e apresentação e/ou uso de prescrição medicamentosa. |
Prebriefing (orientações básicas do caso simulado - poderão ser lidas e nenhuma das informações deve ser omitida) Essa será uma simulação desenvolvida com a participação de um paciente simulado. Vocês são alunos/profissionais de saúde e estão em uma Unidade Básica de Saúde. Para a atividade de hoje, vocês foram requisitados pela equipe de saúde para realizar uma visita domiciliar à dona Marta, de 44 anos, que há 3 dias perdeu o filho Bruno, de 22 anos, por suicídio. Vocês têm aproximadamente 20 minutos para realizar o acolhimento inicial de dona Marta, visto que precisam retornar ao serviço de saúde para uma reunião de equipe que discutirá os casos de usuários. Dessa forma, é preciso avaliar as necessidades iniciais da usuária e tomar as condutas imediatas necessárias. Vocês devem se concentrar nas ações iniciais de acolhimento e apoio à usuária desse caso (que são importantes para o plano terapêutico individual). O suporte imediato de posvenção já foi realizado junto à usuária logo após a morte por suicídio e haverá um acompanhamento subsequente dela pela Unidade de Saúde, que não precisa ser planejado integralmente durante o cenário. O laboratório de simulação não sofrerá a intervenção de pessoas externas à atividade e será finalizado pelos facilitadores da simulação quando, ao menos, uma pessoa da equipe de saúde for embora da casa da usuária ou ao final do tempo máximo de execução. Questionamento para os participantes e observadores: Vocês têm alguma dúvida sobre as orientações e preparo apresentados? |
Instruções para o paciente simulado (o preparo deve ser realizado nos dias que antecedem a simulação) Você será a dona Marta de 44 anos, que perdeu o filho de 22 anos por suicídio há 3 dias. Durante a simulação, você deverá abordar alguns sentimentos, sensações e dificuldades vivenciadas no período de luto, apresentadas em formas de pistas, como, por exemplo: Pistas que necessariamente você abordará no caso • Dor insuportável e tristeza; • Culpa: “Eu me sinto culpada pela morte dele”/“A culpada pela morte dele sou eu, deveria ter feito algo”; • Raiva: “Ele não pensou em mim, não pensou que eu ficaria sozinha”; • Vergonha: “Não quero mais sair de casa, as pessoas ficam comentando sobre mim”; • Negação e questionamentos relacionados à morte; • “Tenho vontade de sumir, mas não tenho a intenção de provocar a minha morte”; • Dificuldade de realizar atividades diárias (autocuidado); • “As pessoas próximas não citam o nome do meu filho e não querem conversar sobre o que aconteceu”. Pistas que você abordará se tiver possibilidade/oportunidade • Solidão e isolamento; • Falta de escuta e atenção de outras pessoas; • Pretensão de vender minha casa e mudar-me; • Relatar que o aniversário do filho seria no mês que vem (reações de aniversário): “Eu não vou aguentar passar essa data sem ele!”; • Relatar que anos atrás viu algumas postagens do filho na internet sobre querer morrer, mas pensou ser uma brincadeira com amigos. Observação: é necessário que o paciente simulado conheça o “Exame Clínico Objetivo Estruturado” (item a seguir) antes da encenação, para poder programar suas pistas de acordo com o que se espera do cenário. |
Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE*) Para cada item a seguir, avalie se a ação realizada foi executada adequadamente, utilizando as opções de resposta SIM, PARCIALMENTE ou NÃO.
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Itens avaliados
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Avaliação
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ECOE* 1: Possibilitar espaços de fala e escuta à pessoa enlutada para o reconhecimento e expressão de seus sentimentos, experiências e necessidades, em seu ritmo e tempo. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 2: Dialogar sobre especificidades do luto por suicídio que podem gerar sofrimento (como, por exemplo: culpa, raiva, negação, questionamentos, solidão, falta de escuta, vergonha, dificuldade em abordar o ocorrido, reações de aniversário e explicações reducionistas sobre o suicídio). |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 3: Encorajar a pessoa enlutada a expressar a necessidade de ajuda e a forma como deseja ser ajudada. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 4: Identificar se a pessoa enlutada possui apoio e suporte para vivência do luto, como, por exemplo, rede(s) de apoio. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 5: Orientar a pessoa enlutada a buscar lugares e pessoas que lhe façam sentir segura e protegida, fortalecendo essas relações de apoio, a fim de evitar o isolamento devido ao luto (como, por exemplo, familiares, amigos, grupos, grupos de apoio, entre outros). |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 6: Avaliar presença de comportamento suicida e/ou de comportamentos imitativos na pessoa enlutada. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 7: Incentivar a pessoa enlutada para realizar o autocuidado e atividades do cotidiano, por meio da manutenção de uma rotina saudável que promova o bem-estar. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 8: Orientar a pessoa enlutada a evitar tomar decisões impactantes ou drásticas durante o período do luto. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 9: Evitar dizer para a pessoa o que ela precisa fazer, falar ou como deve se sentir. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE* 10: Desenvolver a escuta empática e sem julgamento, durante todo o apoio inicial com a pessoa enlutada. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
Debriefing baseado no modelo “The Diamond” (etapa desenvolvida após o cenário por meio de três fases consecutivas)
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Fase Descritiva (Evidenciar olhares sobre o que ocorreu no caso, sem julgamentos sobre a performance dos participantes durante a simulação) • O que aconteceu durante a realização do apoio inicial à dona Marta? (Questão direcionada aos participantes e observadores do cenário). |
Fase Analítica (Evidenciar olhares sobre habilidades não-técnicas envolvidas na simulação que foram importantes para os participantes) • Como se sentiram durante a realização do apoio inicial à dona Marta? Comentem. (Questão direcionada aos participantes e observadores do cenário). • Como realizaram o apoio inicial à dona Marta? (Questão direcionada aos observadores). • Como consideram o seu desempenho no trabalho em grupo durante o apoio inicial à dona Marta? (Questão direcionada aos participantes do cenário). • Quais ações positivas foram realizadas no apoio inicial à dona Marta? (Questão direcionada aos participantes e observadores do cenário). |
Fase Aplicativa (Evidenciar olhares sobre como os participantes poderão aplicar o conhecimento em sua prática clínica). • O que fariam diferente durante uma nova vivência de apoio inicial a uma pessoa enlutada por suicídio? (Questão direcionada aos participantes do cenário). • O que poderão levar dessa experiência, vivenciada na simulação sobre a posvenção, para a sua prática profissional? (Questão direcionada aos participantes e observadores do cenário). |