Acessibilidade / Reportar erro

Promoção da saúde mental no ambiente laboral: desenvolvimento e validação de um web software * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da tese de doutorado “Desenvolvimento e validação de web software para promoção da saúde mental no ambiente laboral”, apresentada à Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Objetivo

desenvolver e validar o conteúdo e os aspectos técnicos de um web software para a promoção da saúde mental no ambiente laboral.

Método:

estudo metodológico aplicado e de desenvolvimento tecnológico, realizado em três etapas: 1) Desenvolvimento de umbrella review ; 2) Desenvolvimento de web software ; 3) Validação do conteúdo e técnica realizada por 14 juízes. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e cálculo do índice de validade de conteúdo.

Resultados:

a partir das recomendações de diretrizes, foram definidas e extraídas as informações para elaborar o web software constituído nas seguintes dimensões: educação em saúde mental, apoio entre os colegas de trabalho, estratégias de promoção e autoavaliação da saúde mental. Para o desenvolvimento técnico, definiram-se os objetivos, as funções gerais e a infraestrutura tecnológica . Após o desenvolvimento e testes de funcionamento, foi disponibilizada a versão para a validação de conteúdo e técnica por juízes. O índice de validade de conteúdo global foi de 0,98 e, para os aspectos técnicos, foi de 0,97.

Conclusão:

a concordância entre os juízes em relação ao conteúdo e aos aspectos técnicos, bem como as sugestões incorporadas, demonstraram o potencial de uso do web software na promoção da saúde mental no ambiente laboral.

Descritores:
Saúde Mental; Saúde Ocupacional; Local de Trabalho; Tecnologia da Informação; Software; Enfermagem


Destaques:

(1) Uso da tecnologia para fornecer informações sobre saúde mental.

(2) Possibilita disseminar informações de forma flexível e menos estigmatizante.

(3) Util para a prevenção, rastreamento e enfrentamento dos agravos à saúde mental.

(4) Contribui com gestores e enfermeiros do trabalho na avaliação dos trabalhadores.

(5) Possibilita desenvolver estratégias institucionais para promoção da saúde mental.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br