Bruce, et al.(2222 Aqel AA, Ahmad MM. High-fidelity simulation effects on CPR knowledge, skills, acquisition, and retention in nursing students. Worldviews Evid Based Nurs. 2014 Dec;11(6):394-400. doi: 10.1111/wvn.12063 https://doi.org/10.1111/wvn.12063...
) 2009, Estados Unidos |
Comparar a eficácia da simulação clínica em laboratório e um jogo virtual em computador, quanto ao desenvolvimento de competência para RCP* em estudantes de enfermagem |
Quasi-experimento. Curso de graduação em enfermagem de uma universidade americana. O grupo controle teve simulação clínica presencial, e o experimental teve jogo virtual em computador para RCP |
Os escores quanto ao conhecimento cognitivo foram significativos em ambas as estratégias de ensino (p=0,000), enquanto que os escores de confiança pós-simulação virtual não foram estatisticamente significativos (p=0,177). O uso da simulação virtual em RCP é eficaz, mas é necessária a simulação presencial para desenvolver confiança nos estudantes |
3 |
Ackermann(2323 Tawalbeh LI, Tubaishat A. Effect of simulation on knowledge of advanced cardiac life support, knowledge retention, and confidence of nursing students in Jordan. J Nurs Educ. 2014 Jan;53(1):38-44. doi: 10.3928/01484834-20131218-01 https://doi.org/10.3928/01484834-2013121...
) 2009, Estados Unidos |
Comparar a efetividade da simulação clínica de RCP para estudantes de enfermagem com estratégia tradicional de ensino para RCP |
Quasi-experimento. Curso de graduação em enfermagem (65 estudantes americanos). O grupo experimental teve aula, treinamento de habilidades e simulação clínica em RCP, enquanto o controle teve aula e treinamento de habilidades |
O grupo experimental demonstrou-se estatisticamente mais significativo no desenvolvimento de competência clínica em RCP quando comparado à estratégia tradicional. Ensinar RCP por meio de simulação clínica é efetivo para enfermagem |
3 |
Akhu-Zaheya, et al.(2424 Bruce AS, Scherer YK, Curran CC, Urschel DM, Erdley S, Ball LS. A collaborative exercise between graduate and undergraduate nursing students using a computer-assisted simulator in a mock cardiac arrest. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2009 Jan-Feb [cited Jan 13, 2019];30(1):22-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19331035 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1933...
), 2013, Jordânia |
Examinar a efetividade da simulação clínica para RCP quanto à aquisição de conhecimento, retenção de conhecimento e autoeficácia de estudantes de enfermagem da Jordânia |
Quase-experimento. Curso de graduação em enfermagem da Jordânia (110 estudantes). O grupo experimental (n=52) teve aula em PowerPoint, treinamento de habilidades e simulação clínica, enquanto o controle (n=58) teve aula em PowerPoint e treinamento de habilidades |
O grupo experimental alcançou pontuações mais altas quanto aos conhecimentos adquiridos e retidos de RCP e maior percepção de autoeficácia. Os estudantes de enfermagem devem ser educados com tecnologias mais realistas, como a simulação |
3 |
Aqel, et al.(2525 Ackermann AD. Investigation of Learning Outcomes for the Acquisition and Retention of CPR Knowledge and Skills Learned with the Use of High-Fidelity Simulation. Clin Simul Nurs. 2009 Nov-Dec;5(6):e213-e222. doi: 10.1016/j.ecns.2009.05.002 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.05.0...
), 2014, Jordânia |
Examinar a eficácia da simulação clínica da RCP para o desenvolvimento e a retenção de competência em estudantes de enfermagem |
Experimento randomizado. Curso de graduação em enfermagem na Jordânia (90 estudantes). O grupo experimental teve aula em PowerPoint e simulação clínica de RCP, e o grupo controle teve aula com PowerPoint e treinamento de habilidades para RCP |
Identificaram-se diferenças significativas em favor do grupo experimental no desenvolvimento de competência para RCP. Os resultados desse estudo favorecem a adoção da simulação para o ensino em enfermagem |
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Tawalbeh, et al.(2626 Akhu-Zaheya LM, Gharaibeh MK, Alostaz ZM. Effectiveness of Simulation on Knowledge Acquisition, Knowledge Retention, and Self-Efficacy of Nursing Students in Jordan. Clin Simul Nurs. 2013 Sep;9(9):e335-e342. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.001 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.0...
), 2014, Jordânia |
Examinar o efeito da simulação clínica no conhecimento cognitivo, na retenção de conhecimento e na confiança de estudantes de enfermagem sobre RCP |
Experimento randomizado (100 estudantes). Curso de graduação em enfermagem na Jordânia. O grupo experimental (n=50) teve simulação de RCP, apresentação em PowerPoint e treinamento de habilidades. O grupo controle teve aula em PowerPoint e treinamento de habilidades para RCP |
O grupo experimental apresentou maior conhecimento sobre RCP e confiança, em comparação ao controle. A simulação é significativamente mais eficaz que o treinamento tradicional para ensino de estudantes em enfermagem |
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