Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de serious game para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção na adolescência * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da tese de doutorado “Desenvolvimento de tecnologia educacional digital sobre prática sexual segura e contracepção com adolescentes”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2016/09102-9, Brasil.

Objetivos:

desenvolver um serious game em aplicativo mobile para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção com a participação ativa dos adolescentes; e avaliar conteúdo, aparência e usabilidade da tecnologia com adolescentes e experts .

Método:

trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica sobre o desenvolvimento de um serious game , realizada em duas etapas: desenvolvimento da tecnologia propriamente dita; e avaliação do conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo. Adolescentes de uma escola pública da cidade de São Paulo-Brasil participaram da etapa de desenvolvimento da tecnologia . A avaliação foi realizada pelos adolescentes e experts nas áreas de saúde coletiva e tecnologia em saúde. Seguiram-se os critérios: aspectos educacionais, interface do ambiente e recursos didáticos.

Resultados:

desenvolveu-se Prinventon App ® , um serious game ambientado em uma cidade virtual, projetado para abordar a sexualidade na adolescência. O aplicativo obteve 90% de respostas positivas e apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,80, sendo considerado adequado. As sugestões e apontamentos foram acatados e implementados. O serious game foi considerado interessante e importante diante do tema abordado.

Conclusão:

a tecnologia desenvolvida pode auxiliar os adolescentes na aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção, ao abordar, de maneira lúdica e realística, a sexualidade na adolescência.

Descritores:
Saúde do Adolescente; Sexualidade; Educação em Saúde; Anticoncepção; Aplicativos Móveis; Tecnologia


Destaques:

(1) Desenvolvimento de tecnologia com a participação ativa dos adolescentes.

(2)Game sobre sexo seguro e contracepção compatível com o sistema Android .

(3) Interface amigável leva o adolescente a interagir com o tema proposto.

(4) Tecnologia lúdica e realística que aborda a sexualidade na adolescência.

(5) Aborda modo de uso dos contraceptivos, sua eficácia, benefícios e efeitos colaterais.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br