Objetivo:
analisar o impacto da metodologia de problematização no conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise.
Método:
estudo quase-experimental realizado com 22 estudantes de graduação em enfermagem e medicina de uma instituição pública de ensino superior brasileira. Os alunos participaram da intervenção educacional usando a metodologia de problematização baseada no Arco de Maguerez. Um questionário previamente validado foi usado para determinar o nível de conhecimento dos alunos sobre hipodermóclise. Esse instrumento foi aplicado antes e depois da intervenção educacional. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar e pelo teste t de Student para amostras pareadas.
Resultados:
ao comparar as respostas corretas antes e depois da intervenção, houve um aumento significativo em 75% das questões (p<0,05), incluindo aspectos teóricos e práticos da hipodermóclise. A pontuação média na autoavaliação dos alunos quanto à capacidade de explicar (0,9 versus 5,9 pontos) e realizar a hipodermóclise (1,9 versus 5,0) foi significativamente maior após a aplicação da metodologia de problematização (p<0,001).
Conclusão:
a metodologia de problematização teve um impacto positivo no conhecimento dos alunos sobre hipodermóclise. O número de respostas corretas após a intervenção educacional foi maior do que na avaliação inicial. A metodologia de problematização pode ser incorporada ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem e medicina para o ensino de procedimentos como a hipodermóclise.
Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Estudantes de Medicina; Hipodermóclise; Tecnologia Educacional; Conhecimento; Ensino
Destaques:
(1) A metodologia de problematização teve um impacto positivo no conhecimento dos alunos.
(2) O número de respostas corretas após a intervenção educacional aumentou.
(3) O processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas deve ser incentivado.
(4) A problematização tem o potencial de desenvolver habilidades cognitivas e de atitude.