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Impacto da metodologia de problematização no conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise: estudo quase experimental * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Problematização como estratégia de ensino em hipodermóclise para estudantes de Enfermagem e Medicina”, apresentada à Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. Apoio financeiro da FAPEMIG 2021-2022, processo 4040276542, Brasil.

Objetivo:

analisar o impacto da metodologia de problematização no conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise.

Método:

estudo quase-experimental realizado com 22 estudantes de graduação em enfermagem e medicina de uma instituição pública de ensino superior brasileira. Os alunos participaram da intervenção educacional usando a metodologia de problematização baseada no Arco de Maguerez. Um questionário previamente validado foi usado para determinar o nível de conhecimento dos alunos sobre hipodermóclise. Esse instrumento foi aplicado antes e depois da intervenção educacional. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar e pelo teste t de Student para amostras pareadas.

Resultados:

ao comparar as respostas corretas antes e depois da intervenção, houve um aumento significativo em 75% das questões (p<0,05), incluindo aspectos teóricos e práticos da hipodermóclise. A pontuação média na autoavaliação dos alunos quanto à capacidade de explicar (0,9 versus 5,9 pontos) e realizar a hipodermóclise (1,9 versus 5,0) foi significativamente maior após a aplicação da metodologia de problematização (p<0,001).

Conclusão:

a metodologia de problematização teve um impacto positivo no conhecimento dos alunos sobre hipodermóclise. O número de respostas corretas após a intervenção educacional foi maior do que na avaliação inicial. A metodologia de problematização pode ser incorporada ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem e medicina para o ensino de procedimentos como a hipodermóclise.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Estudantes de Medicina; Hipodermóclise; Tecnologia Educacional; Conhecimento; Ensino


Destaques:

(1) A metodologia de problematização teve um impacto positivo no conhecimento dos alunos.

(2) O número de respostas corretas após a intervenção educacional aumentou.

(3) O processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas deve ser incentivado.

(4) A problematização tem o potencial de desenvolver habilidades cognitivas e de atitude.

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