Os países em desenvolvimento estão passando por profundas transformações em busca não
apenas do crescimento econômico, mas do alcance daquilo que é mais precioso em uma
sociedade - o seu desenvolvimento(
11. Boletim FAPESP. O círculo virtuoso do desenvolvimento intelectual.
[acesso 7 maio 2013] . Disponível em: http://agencia.fapesp.br/17205
http://agencia.fapesp.br/...
). Reconhece-se que sociedades consideradas avançadas foram aquelas que
investiram no capital humano. Para tanto, as questões relacionadas à educação, desde o
seu financiamento até o produto final de qualidade, são incorporadas às agendas de
governos. Nesse cenário, as universidades têm papel central na oferta da educação de
qualidade, envolvendo os estudantes em atividades de ensino e pesquisa. Educar jovens,
em sociedades altamente informatizadas e com acesso livre a informações, impõe aos
educadores desafios, desde a sua capacitação para utilização de estratégias inovadoras
de ensino até a motivação do estudante para o aprofundamento da reflexão e busca das
novas formas de soluções para os problemas decorrentes de uma sociedade em franca
transformação, tais como qualidade dos serviços de saúde, impacto da violência, uso de
drogas ilícitas, qualidade de vida de pacientes com doença crônica não transmissível,
entre outros. Iniciativas, em conjunto com pró-reitorias de graduação e pós-graduação,
têm estimulado o uso de tecnologias na área de educação e incentivado o relacionamento
entre docentes, alunos e a comunidade em geral(
22. Boletim FAPESP. Unicamp lança ferramenta educacional na internet.
[acesso 7 maio 2013]. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/17217
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). Desse modo, se desejamos, de fato, educar estudantes com perfil arrojado,
competitivo e com competência técnico-científica, devemos fomentar, desde o início do
curso de graduação, o interesse pelo acesso ao conhecimento mais atual sobre determinado
assunto, estimulando o consumo de resultados de pesquisas e a inserção do aluno em
programas de iniciação científica. O processo para o desenvolvimento e consumo de
pesquisa, compartilhado com o docente, possibilita ao estudante adquirir habilidades e
competências no uso de ferramentas, tais como disciplina, pensamento crítico e processo
decisório, com base nas melhores evidências para desenvolver ou escolher produtos,
processos e serviços(
11. Boletim FAPESP. O círculo virtuoso do desenvolvimento intelectual.
[acesso 7 maio 2013] . Disponível em: http://agencia.fapesp.br/17205
http://agencia.fapesp.br/...
). O processo de aprendizado, mais do que seu produto imediato, será útil ao
longo de toda sua vida. Neste fascículo, apresentamos resultados de pesquisas da área de
Enfermagem, realizadas em conjunto com alunos de graduação, disponibilizando à
comunidade científica questões relacionadas à educação superior de enfermagem, valores
da profissão como prática social, competências no processo de ensinar e apreender, na
perspectiva da neurociências e formas inovadoras de cuidado à saúde, entre outros temas,
que mostram como a pesquisa em educação contribui para repensar a formação do enfermeiro
e o cuidado de enfermagem em uma sociedade em transformação.
References
-
1Boletim FAPESP. O círculo virtuoso do desenvolvimento intelectual. [acesso 7 maio 2013] . Disponível em: http://agencia.fapesp.br/17205
» http://agencia.fapesp.br/17205 -
2Boletim FAPESP. Unicamp lança ferramenta educacional na internet. [acesso 7 maio 2013]. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/17217
» http://agencia.fapesp.br/17217
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
May-Jun 2013