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Efeito de uma intervenção educativa para o aleitamento materno: ensaio clínico randomizado* * Artigo extraído da tese de doutorado “Tecnologia em Aleitamento Materno: Ensaio Clínico Randomizado”, apresentada à Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP, Brasil.

Objetivo:

avaliar o efeito de uma intervenção educativa para aleitamento materno no aconselhamento às puérperas.

Método:

trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado com 104 puérperas (grupo intervenção = 52 e grupo controle = 52) de um hospital privado, cuja intervenção educativa foi fundamentada na teoria pragmática e no emprego de tecnologias leve-dura denominada “Kit Educativo para Aleitamento Materno” (KEAM). As puérperas foram monitoradas até 60 dias após o nascimento do bebê. Utilizaram-se o teste de Qui-Quadrado, o Teste Exato de Fischer, a Equação de Estimativa Generalizada e o nível de significância de 5% (p-valor <0.05). As análises foram realizadas no Statistical Package for the Social Sciences versão 24.

Resultados:

puérperas do grupo intervenção apresentaram menores dificuldades na amamentação e maior percentual de aleitamento materno exclusivo em qualquer tempo observado quando comparado ao grupo controle.

Conclusão:

a intervenção educativa baseada em metodologias ativas e recursos instrucionais estimulantes foi efetiva para desenvolver maior domínio prático das puérperas na adesão e na manutenção do aleitamento materno exclusivo. Registro REBEC RBR-8p9v7v.

Descritores:
Puerpério; Saúde da Mulher; Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Tecnologia Biomédica; Enfermagem Obstétrica


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