Acessibilidade / Reportar erro

Validação da versão brasileira do Attentional Function Index

OBJETIVOS:

avaliar a confiabilidade e validade da versão brasileira do Attentional Function Index.

MÉTODO:

estudo metodológico. A amostra foi composta por 138 estudantes do curso de graduação em enfermagem. As propriedades psicométricas foram avaliadas pela validade de construto convergente, com o uso da versão Brasileira do Attentional Function Index e a versão em português do instrumento Profile of Mood States e a confiabilidade por meio da consistência interna, expressa pelo coeficiente alfa de Cronbach.

RESULTADOS:

o coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,86 para o escore total, e variou de 0,64 até 0,86, nas três subescalas. Obteve-se correlação significativa negativa de forte magnitude (r=-0,64; p<0,0001) para a validade convergente.

CONCLUSÕES:

a versão Brasileira do Attentional Function Index resultou em níveis de validade e confiabilidade satisfatórias, demonstrando a viabilidade da sua utilização na prática e desenvolvimento de novas pesquisas.

Atenção; Tradução; Estudos de Validação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br