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Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais* * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “WID - Wise Infant Development: Software para o ensino na avaliação do desenvolvimento infantil do lactente”, apresentada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, Brasil.

Resumo

Objetivo:

avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development ® .

Método:

pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial.

Resultados:

em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas.

Conclusão:

o software Wise Infant Development ® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.

Descritores:
Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação

Abstract

Objective:

evaluate the functional performance and technical quality of the Wise Infant Development® educational software with experts.

Method:

methodological research that followed the software evaluation process according to the ISO/IEC 25010 and NBR ISO-IEC 14598-6 standards. The software’s functional performance was assessed by a group of nurse experts and its technical quality by information technology experts. The Content Validity Index and the Binomial test were used for statistical analysis.

Results:

in both expert groups, agreement was greater than 70%, indicating that the software is suitable and pertinent to what was proposed in all its evaluated characteristics: functional suitability, reliability, usability, performance efficiency, compatibility, security, maintainability, and portability. The technology received suggestions for improvement, which were accepted.

Conclusion:

the Wise Infant Development® software was well evaluated by the experts and could contribute to teaching about infant development, both in undergraduate nursing courses and in professional training.

Descriptors:
Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study

Resumen

Objetivo:

evaluar, junto con expertos, el desempeño funcional y la calidad técnica del software educativo Wise Infant Development ® .

Método:

investigación metodológica que siguió el proceso de evaluación del software según las normas ISO/IEC 25010 y NBR ISO-IEC 14598-6. El desempeño funcional del software fue evaluado por un grupo de expertos en enfermería y la calidad técnica por expertos en tecnologías de la información. Para el análisis estadístico se utilizó el Índice de Validez de Contenido y la prueba Binomial.

Resultados:

la concordancia en los dos grupos de expertos fue superior al 70%, lo que indica que el software es adecuado y relevante para lo propuesto en todas las características evaluadas: adecuación funcional, confiabilidad, usabilidad, eficiencia en el desempeño, compatibilidad, seguridad, mantenibilidad y portabilidad. Los expertos realizaron sugerencias para mejorar la tecnología y fueron aceptadas.

Conclusión:

el software Wise Infant Development ® fue bien evaluado por los expertos y puede contribuir a la enseñanza sobre el desarrollo del lactante, tanto en la carrera de enfermería como en la capacitación profesional.

Descriptores:
Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación

Destaques:

(1) O software apresenta qualidade técnica e desempenho funcional satisfatórios.

(2) A tecnologia é útil no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

(3) O software pode ser utilizado para capacitar profissionais na área de saúde infantil.

Introdução

As tecnologias estão cada vez mais integradas em nosso cotidiano, de forma que os profissionais vêm, desde a sua formação, buscando desenvolver e utilizar estratégias inovadoras. Em meio a isso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser utilizadas como tecnologias educacionais, sendo úteis como ferramentas cognitivas que contribuem para a implantação de uma abordagem híbrida ou remota de ensino e de aprendizagem1Yang TY, Huang CH, An C, Weng LC. Construction and evaluation of a 360 degrees panoramic video on the physical examination of nursing students. Nurse Educ Pract. 2022;63:103372. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103372
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.

Durante o isolamento social vivido na pandemia da COVID-19, a necessidade do uso de tecnologias se intensificou, sobretudo no meio educacional. Tornou-se uma ferramenta essencial para aprimorar o ensino e aprendizagem dos indivíduos, bem como para mostrar que o conhecimento pode ser acessível em qualquer lugar, a qualquer momento, adequando-se ao ritmo de cada pessoa2Aristovnik A, Karampelas K, Umek L, Ravšelj D. Impact of the COVID-19 pandemic on online learning in higher education: a bibliometric analysis. Front Educ. 2023;8:1225834. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1225834
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)-(3Lai JWM, De Nobile J, Bower M, Breyer Y. Comprehensive evaluation of the use of technology in education - validation with a cohort of global open online learners. Educ Info Technol. 2022;27(7):9877-911. https://doi.org/10.1007/s10639-022-10986-w
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.

Nesse sentido, observa-se que as TDIC vêm também ocupando espaços no ensino em enfermagem, tanto na graduação quanto na pós-graduação, bem como em capacitações profissionais. O uso das TDIC tem demonstrando inúmeros benefícios no ensino-aprendizagem, tais como possibilidade de personalizar o ensino, processos otimizados, redução da evasão, além disso, as inovações tecnológicas colaboram no desenvolvimento de habilidades clínicas e apoiam o processo de tomada de decisão em saúde4DiMattio MJK, Hudacek SS. Educating generation Z: Psychosocial dimensions of the clinical learning environment that predict student satisfaction. Nurse Educ Pract . 2020;49:102901. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102901
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)-(5Hailegebreal S, Sedi TT, Belete S, Mengistu K, Getachew A, Bedada D, et al. Utilization of information and communication technology (ICT) among undergraduate health science students: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2022;22:215. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03296-9
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.

No contexto da saúde da criança, os enfermeiros precisam avaliar rigorosamente o desenvolvimento infantil, sobretudo nas consultas de puericultura, tanto para um acompanhamento adequado quanto para intervenções precoces, caso algum atraso seja identificado. Diante disso, foi desenvolvido o Wise Infant Development (WID®), um software educacional, ancorado a um servidor web, desenvolvido sob a linguagem de programação JavaScript e à luz da Teoria da Epistemologia Genética de Piaget, na perspectiva Cognitiva Construtivista6Piaget J. A Epistemologia Genética. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural; 1983..

A referida tecnologia pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de futuros enfermeiros, bem como as capacitações profissionais sobre desenvolvimento infantil do lactente, com vistas a melhorar assistência à saúde da criança7Melo WS, Sousa IES, Mariano SPS, Barbosa AS, Feitosa DSLL, Freire VECS, et al. Wise Infant Development®: creation of a software for teaching in pediatric nursing education. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210466. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0466
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. O enfermeiro tem responsabilidades de cuidado e apoio à criança e seus familiares, identificando e intervindo em necessidades e vulnerabilidades8Wightman L, Hutton A, Grant J. Child and family health nurses’ roles in the care of infants and children: A scoping review. J Child Health Care. 2022;26(3):448-60. https://doi.org/10.1177/13674935211026123
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)-(9Cranley LA, Lam SC, Brennenstuhl S, Kabir ZN, Boström AM, Leung AYM, et al. Nurses’ Attitudes Toward the Importance of Families in Nursing Care: A Multinational Comparative Study. J Fam Nurs. 2022;28(1):69-82. https://doi.org/10.1177/10748407211042338
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.

Ainda há profissionais que não avaliam o desenvolvimento neuropsicomotor adequadamente ou que confundem essa avaliação com o estado geral da criança e as mensurações de crescimento, não contemplando as ações que englobam a avaliação dos marcos e riscos para atraso no desenvolvimento, segundo a idade apresentada. Desse modo, a adequada compreensão da avaliação do desenvolvimento infantil é um critério decisivo para uma assistência qualificada e com intervenções oportunas e direcionadas10de Voss S, Wilson P, Saxild S, Overbeck G. Increasing the psychosocial focus in child developmental assessments: a qualitative study. BMC Pediatr. 2023;23:44. https://doi.org/10.1186/s12887-023-03849-x
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.

Nesse sentido, estratégias para capacitações devem proporcionar aos estudantes e profissionais experiências que os instiguem a refletir e a agir no contexto do cuidado em saúde. A aprendizagem mediada por computador pode adicionar mais interatividade às abordagens convencionais no âmbito da educação. Assim, a inclusão de um software no processo de ensino e aprendizagem pode propiciar a aquisição de conhecimento e superar as carências presentes nas abordagens tradicionais de avaliação do desenvolvimento infantil7Melo WS, Sousa IES, Mariano SPS, Barbosa AS, Feitosa DSLL, Freire VECS, et al. Wise Infant Development®: creation of a software for teaching in pediatric nursing education. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210466. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0466
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Todavia, qualquer tecnologia educativa precisa passar por um rigoroso processo de avaliação, antes de ser aplicada ao público para o qual se destina. Com base nisso, é preciso que o processo de avaliação do produto assegure seu aporte técnico, pedagógico e metodológico, além de garantir os recursos e funções satisfatórios, bem como conteúdos suficientes e compreensíveis para o objetivo ao qual foi desenvolvida11Santos SV, Ramos FRS, Costa R, Batalha LMC. Assessment of the quality of a software application for the prevention of skin lesions in newborns. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3352. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3711.3352
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Assim, avaliar a qualidade do WID® se torna um procedimento importante para garantir que o software execute suas funções adequadamente e seja aprovado conforme normas técnicas de credibilidade.

O ensino proporcionado por meio desta tecnologia poderá ser um momento privilegiado de construção do saber a fim de estimular a consolidação de um corpo de conhecimento sobre a temática em questão. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do Wise Infant Development-WID®, software educativo para o apoio no ensino do desenvolvimento do lactente.

Método

Delineamento do estudo

Estudo metodológico, de avaliação tecnológica. A tecnologia avaliada é o software educacional denominado Wise Infant Development-WID®, o qual possui registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial-INPI e, perante isso, há a garantia de sua validade no Brasil e em outros 176 países que fazem parte da Convenção de Berna (1886). O estudo foi norteado pelas diretrizes SQUIRE.

Local e período da coleta de dados

O software foi desenvolvido no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020, e a etapa de avaliação com os experts ocorreu nos meses de fevereiro a março de 2020, em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no município de Redenção, Ceará, Brasil.

Participantes e critérios de seleção

A seleção do quadro de experts obedeceu às orientações da NBR ISO/IEC 14598-6, uma norma específica sobre o quantitativo de experts que preconiza a utilização de pelo menos oito membros em cada grupo de avaliadores, para haver representatividade da categoria de usuários do software12Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO/IEC 14598-6:2004: Software engineering: product evaluation: Part 6: documentation of evaluation modules [Internet]. Rio de Janeiro: ABNT; 2004 [cited 2023 Oct 23]. Available from: Available from: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1483
https://www.abntcatalogo.com.br/norma.as...
. Desse modo, o estudo contou com a participação de dois grupos de experts: 1. Enfermeiros atuantes nas áreas de saúde da criança, desenvolvimento infantil e tecnologias; e 2. Profissionais atuantes na área de tecnologia da informação (TI) com ênfase no desenvolvimento/validação de software.

Para a seleção dos experts enfermeiros, consideraram-se os critérios adaptados: ter tese e/ou dissertação direcionada para a temática de Desenvolvimento Infantil do Lactente; ter experiência docente de pelo menos um ano em disciplinas da área de Saúde da Criança; ter especialização em Enfermagem Pediátrica com trabalho de conclusão de curso voltado para desenvolvimento infantil; possuir prática clínica de pelo menos um ano de duração, na área da Saúde da Criança; ter publicação de pesquisa/artigos sobre Saúde da Criança com conteúdo relevante para a área em foco13Fehring RJ. The Fehring Model. In: Carroll-Johnson RM, Paquette M, editors. Classification of Nursing Diagnoses - Proceedings of the Tenth Conference. 1st ed. Philadelphia, PA: Lippincott; 1994.. Vale ressaltar que a adaptação mencionada se refere ao direcionamento dos critérios para as áreas de interesse do estudo.

Já para seleção dos experts da TI, os critérios adaptados estabelecidos foram: possuir tese ou dissertação com a temática de engenharia de software e/ou análise de sistemas; ter especialização na área de engenharia de software ou área afim; possuir produção científica com a temática de engenharia de software e/ou análise de sistemas; ter desenvolvimento de softwares; possuir experiência profissional de pelo menos um ano em análise de sistemas e/ou desenvolvimento de softwares13Fehring RJ. The Fehring Model. In: Carroll-Johnson RM, Paquette M, editors. Classification of Nursing Diagnoses - Proceedings of the Tenth Conference. 1st ed. Philadelphia, PA: Lippincott; 1994..

Os experts foram identificados a partir dos currículos da Plataforma Lattes por meio da aplicação de filtros, tais como relacionados à formação acadêmica, atuação profissional, atividades de orientação e presença no diretório de grupos de pesquisas para ambos os grupos de experts. Foram priorizados profissionais que demonstraram expertise significativa nas áreas específicas mencionadas13Fehring RJ. The Fehring Model. In: Carroll-Johnson RM, Paquette M, editors. Classification of Nursing Diagnoses - Proceedings of the Tenth Conference. 1st ed. Philadelphia, PA: Lippincott; 1994..

Nesse processo, também foi empregada a técnica de snowball para identificar potenciais experts. A partir do momento que os autores entraram em contato via e-mail com os profissionais selecionados através da Plataforma Lattes, estes eram convidados a participarem do estudo e solicitadas indicações de outros experts que colaborassem na avaliação.

Todo o contato na pesquisa foi realizado por correio eletrônico. Foi enviada uma carta-convite para o e-mail dos experts. Ao todo, foram convidados 70 profissionais, dos quais 19 aceitaram participar do estudo. Após o aceite, foi enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) contendo a assinatura digital do pesquisador responsável, sendo solicitada a devolução com a assinatura digital ou escaneada do participante. Os avaliadores tiveram um prazo de 30 dias para a devolutiva de suas avaliações, período no qual o software estava com acesso liberado para os experts. Foram excluídos três participantes por perda de contato com os pesquisadores.

Instrumentos utilizados para a coleta das informações

O processo de avaliação foi operacionalizado conforme a norma internacional ISO/IEC 25010 (System and Software engineering-System and software Quality Requirements and Evaluation-SQuaRE-System and software quality models), que considera as características da qualidade do produto de software14International Organization for Standardization. ISO/ IEC 25010 - System and Software engineering - System and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - System and software quality models [Internet]. Geneva: ISO; 2011 [cited 2023 Oct 04]. Available from: Available from: https://www.iso.org/standard/35733.html
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apresentadas na Figura 1.

Figura 1
Características da ISO/IEC 25010 do modelo de qualidade do software

Coleta de dados

O software está organizado nas seguintes funções: funções básicas, funções pré e pós-teste, tela principal do software, informações sobre a tecnologia, módulos de ensino, testes, certificado, perguntas frequentes, editar perfil e painel de administração do software.

Quanto às funções básicas do software, ele oferece funções essenciais, tais como: a tela inicial para acesso à tecnologia a partir da identificação do usuário e as opções de: “Redefinir senha”; e “Registrar novo usuário”. Após o login, os usuários são direcionados automaticamente para uma tela de boas-vindas seguidas de informações sobre um pré-teste, composto por 16 perguntas de múltipla escolha, utilizado para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o desenvolvimento infantil. Esta estratégia visa medir a eficácia do software como ferramenta educacional. Após a conclusão do pré-teste, uma tela informa o término desta etapa e o número total de respostas corretas, sem revelar quais perguntas foram respondidas corretamente para evitar viés de memória no pós-teste.

Após a conclusão do pré-teste, os alunos são redirecionados para a tela principal, que apresenta a identificação dos alunos e oferece as seguintes opções de navegação: informações sobre a tecnologia, módulos de ensino, testes, certificado, perguntas frequentes, editar perfil e sair. O item sobre as informações sobre a tecnologia fornece uma descrição do que é o software, seu propósito e contribuição para a prática de enfermagem.

No que se refere aos módulos de ensino, eles foram estruturados da seguinte maneira: Módulo I - Introdução (quatro aulas; quatro telas); Módulo II - Desenvolvimento físico (15 aulas; 42 telas); Módulo III - Desenvolvimento cognitivo (seis aulas; 14 telas); Módulo IV - Desenvolvimento psicossocial (cinco aulas; cinco telas); Módulo V - Desenvolvimento infantil no Brasil (seis aulas; 12 telas). O conteúdo dos módulos é apresentado por meio de textos e fluxogramas que podem ser ampliados para otimizar a visualização, sendo complementados por fotos e vídeos extraídos do site do Ministério da Saúde do Brasil. Esses podem ser acessados na plataforma WID® para aprimorar ainda mais o processo de aprendizado.

Todo o conteúdo é organizado em “Lições” numeradas, proporcionando uma sensação clara de localização do conteúdo e uma distribuição eficaz dele. Tal abordagem facilita a memorização e a tomada de notas durante a utilização do software, com a intenção de torná-lo didático em sua apresentação e formato de uso.

Ressalta-se que o conteúdo do software foi criado a partir de uma revisão de literatura realizada por dois revisores nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Brasil (Portal CAPES - plataforma que reúne produções científicas nacionais e internacionais). Os termos MeSH/DeCS controlados “infant” e “infant development” e os termos não controlados “physical development”, “psychosocial development” e “cognitive development” foram usados combinados pelo operador booleano “AND”7Melo WS, Sousa IES, Mariano SPS, Barbosa AS, Feitosa DSLL, Freire VECS, et al. Wise Infant Development®: creation of a software for teaching in pediatric nursing education. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210466. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0466
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Os títulos e resumos foram lidos e selecionados para revisão do texto completo. Foram incluídos artigos científicos disponíveis eletronicamente em texto completo, nas bases de dados escolhidas, publicados em português ou inglês, nos últimos cinco anos. Também foram considerados manuais, livros e publicações oficiais do Ministério da Saúde. Foram excluídos duplicatas e estudos que não abordavam o desenvolvimento infantil7Melo WS, Sousa IES, Mariano SPS, Barbosa AS, Feitosa DSLL, Freire VECS, et al. Wise Infant Development®: creation of a software for teaching in pediatric nursing education. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210466. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0466
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Foram incluídos na revisão 22 artigos, três manuais, sete livros e uma publicação oficial do Ministério da Saúde do Brasil7Melo WS, Sousa IES, Mariano SPS, Barbosa AS, Feitosa DSLL, Freire VECS, et al. Wise Infant Development®: creation of a software for teaching in pediatric nursing education. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210466. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0466
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Após a conclusão de todos os módulos, os alunos são direcionados pelo software para uma tela de pós-teste. Destaca-se que as perguntas apresentadas no pós-teste são idênticas às do pré-teste, visando proporcionar uma análise comparativa e contribuir para a avaliação do conhecimento adquirido. A disposição das perguntas no pós-teste é alterada em relação ao pré-teste, a fim de mitigar a memorização.

Na seção denominada “Testes”, os usuários têm a possibilidade de consultar o número de perguntas respondidas corretamente tanto no pré-teste quanto no pós-teste, uma vez que todos os módulos de ensino tenham sido integralmente percorridos. Em situações contrárias, o software notifica os usuários de que é imperativo concluir todos os módulos para que o pós-teste possa ser iniciado.

Sobre o certificado, o usuário tem acesso ao certificado de conclusão do curso mediado pelo software, caso este tenha concluído todos os módulos e o pós-teste. O certificado atesta a participação no curso, nele contém o nome completo do aluno, a data de conclusão, a carga horária, detalhes sobre os módulos de ensino, o logotipo do software e a instituição de ensino responsável pelo curso. Além disso, na seção de Perguntas Frequentes exibe respostas e suporte apoio adequado para auxiliar os usuários em caso de dúvidas sobre o software.

O perfil do usuário contém as informações fornecidas durante o registro, sendo possível editar esses detalhes a qualquer momento por meio da função “Editar perfil”. Existe, adicionalmente, um painel de administração designado para fins de monitoramento. Esse permite ao tutor ou professor supervisionar o progresso e gerenciar as atividades dos alunos no software. O painel fornece dados de registro, incluindo desempenho nos testes, progresso nos módulos de ensino e facilita uma mediação pedagógica eficaz.

Para a coleta de dados com os participantes foi utilizado um instrumento que contempla todas as características da ISO/IEC 25010, o qual foi traduzido e adaptado para a avaliação de softwares em pesquisas dessa natureza, sendo que os experts enfermeiros avaliaram seis características: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança. Já os experts da área da tecnologia da informação avaliaram todas as oito características indicadas, ou seja, acrescidas das características manutenibilidade e portabilidade por possuírem dados técnicos específicos desse grupo de experts.

Foi atribuído a cada item avaliado um conceito disposto em escala ordinal de cinco pontos com as seguintes classificações: 1 - Nem um pouco apropriado; 2 - Um pouco apropriado; 3 - Moderadamente apropriado; 4 - Muito apropriado; 5 - Completamente apropriado15Felipe GF, Lima FET, Barbosa LP, Moreira TMM, Joventino ES, Freire VS, et al. Evaluation of user embracement software with pediatric risk classification. Rev Bras Enferm . 2020;73(3):e20180677. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0677
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. Os pesquisadores enviaram via e-mail aos experts os seguintes arquivos em PDF: planos de interação e de navegação do software com explicações sobre a arquitetura da tecnologia e as instruções de uso, bem como o instrumento de avaliação. Posteriormente, o arquivo foi recebido preenchido da mesma forma online.

O julgamento do processo de avaliação das características/subcaracterísticas analisadas foi conduzido com base na norma NBR ISO-IEC 14598-611Santos SV, Ramos FRS, Costa R, Batalha LMC. Assessment of the quality of a software application for the prevention of skin lesions in newborns. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3352. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3711.3352
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adaptada por Sperandio16Sperandio DJ. A tecnologia computacional móvel na sistematização da assistência de enfermagem: avaliação de um software-protótipo [Dissertation]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2008 [cited 2023 Oct 20]. 141 p. Available from: Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11092008-165036/pt-br.php doi: 10.11606/T.22.2008.tde-11092008-165036
https://www.teses.usp.br/teses/disponive...
, no qual o autor menciona o valor mínimo de 70% de indicação como apropriadas (muito apropriado ou completamente apropriado) para as características/subcaracterísticas serem consideradas adequadas.

Tratamento e análise dos dados

Os dados da pesquisa foram analisados utilizando o programa IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0. Empregou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) e o teste binomial com proporção de 0,70, consistindo em um valor de concordância esperado igual ou superior a 70% com nível de significância de 5% (alfa = 0,05)17Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9th ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.

Aspectos éticos

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sob parecer de n.º 3.465.662 e certificado de apreciação n.º 08328319.5.0000.5576.

Resultados

A amostra foi composta por 16 avaliadores, oito em cada grupo. No grupo de enfermeiros, a maioria dos participantes era do sexo feminino (n=7), destas: quatro possuem doutorado, três mestrado e uma pós-doutorado. Possui média de idade de 35,6 (±6,36) anos e a média de tempo de atuação na área foi de 13,1 (±6,79) anos, sendo a área de atuação predominante a de ensino e pesquisa (n=6). Esse grupo foi composto por experts das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, atuantes em diferentes IES públicas e privadas. Já no grupo dos profissionais de TI, predominou o sexo masculino, com idade média de 31,3 (± 4,20) anos. Quatro possuem mestrado, três doutorado e um com especialização. A média do tempo de atuação na área foi de 6,7 (±2,18) anos, sendo as áreas de atuação predominantes a de ensino (37,5%) e ensino/pesquisa (37,5%), com três experts em cada. Todos os experts foram da região Nordeste do Brasil, atuantes em diferentes IES públicas e privadas.

Os resultados da avaliação de ambos os grupos de experts acerca das características/subcaracterísticas da ISO/IEC 25010 do modelo de qualidade indicam que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto, com a maioria das questões apresentando 70% de concordância. Observa-se que apenas a subcaracterística acessibilidade não atingiu a concordância adequada (>70%) para ser considerada de qualidade, necessitando de correções prévias à sua aplicação com o público-alvo, conforme a Tabela 1.

Tabela 1
Avaliação dos experts com base na ISO/IEC 25010 (n = 16). Redenção, CE, Brasil, 2020

Apenas cinco características receberam sugestões dos experts acerca do desempenho funcional e qualidade técnica do WID®, as quais foram aceitas no processo de melhoria da tecnologia avaliada, conforme a Figura 2.

Figura 2
Sugestões dos experts acerca da avaliação do desempenho funcional e qualidade técnica do WID®

Discussão

Todo software educativo precisa ser submetido a uma avaliação prévia à sua implantação no contexto educacional. Esta avaliação visa identificar se a tecnologia em questão possui características satisfatórias quanto aos aspectos pedagógicos, envolvendo a qualidade do conteúdo proposto, a interface no eixo da usabilidade, os elementos relacionados à qualidade técnica e funcional propriamente ditas11Santos SV, Ramos FRS, Costa R, Batalha LMC. Assessment of the quality of a software application for the prevention of skin lesions in newborns. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3352. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3711.3352
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3711.3...
. Nesse contexto, observou-se que o WID® alcançou resultados satisfatórios em seu desempenho funcional e qualidade técnica na avaliação dos experts.

Estudo realizado sobre análise dos requisitos de qualidade em tecnologias duras no âmbito do ensino em saúde identificou a adequação funcional como um dos principais pontos que afetam a qualidade dos softwares18Idri A, Bachiri M, Fernández-Alemán JL. A Framework for Evaluating the Software Product Quality of Pregnancy Monitoring Mobile Personal Health Records. J Med Syst. 2016;40(3):50. https://doi.org/10.1007/s10916-015-0415-z
https://doi.org/10.1007/s10916-015-0415-...
. No que se refere a essa característica, os experts solicitaram maiores implementações voltadas para o conteúdo e que este fosse abordado com um teor mais atrativo e dinâmico, por meio de desenhos, imagens, incluir mais atividades ao longo dos módulos de ensino, além de reparos gerais na tecnologia.

Considerando que o desenvolvimento infantil envolve uma série de transformações progressivas e complexas, influenciadas por fatores internos, externos e o ambiente de cuidado, é crucial compreender e destacar nas tecnologias de ensino as características únicas do desenvolvimento de lactentes para promover sua saúde no alcance de suas habilidades globais. Como resultado, torna-se essencial empregar tecnologias que possam ajudar profissionais e estudantes na área da saúde a supervisionar o desenvolvimento das crianças19Souza MAF, Damasceno SS, Cruz RSBLC, Viana CA, Silva AVS, Oliveira DR. Construction and validation of behavioral technology to monitor child development milestones. Rev Rene. 2018;26(19):e33808. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181933808
https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181...
)-(20Luz RMD, Marinho DCB, Lima APE, Coriolano-Marinus MWL. Educational interventions in child development and health literacy assumptions: an integrative review. Rev Bras Enferm . 2022;76(1):e20220116. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0116
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. Outro assim, recursos educacionais que incorporam elementos audiovisuais conseguem cativar o espectador de maneira multissensorial, oferecendo interatividade e promovendo uma compreensão mais eficaz do conteúdo, enriquecendo a experiência de aprendizagem21Delungahawatta T, Dunne SS, Hyde S, Halpenny L, McGrath D, O’Regan A, et al. Advances in e-learning in undergraduate clinical medicine: a systematic review. BMC Med Educ . 2022;22:711. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03773-1
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.

A análise de confiabilidade é fundamental para que se possa atuar preventivamente nas possíveis falhas e garantir maior disponibilidade da tecnologia para o uso22Silva AG, Simões P, Santos R, Queirós A, Rocha NP, Rodrigues M. A Scale to Assess the Methodological Quality of Studies Assessing Usability of Electronic Health Products and Services: Delphi Study Followed by Validity and Reliability Testing. J Med Internet Res. 2019;21(11):e14829. https://doi.org/10.2196/14829
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)-(23Barack O, Huang L. Assessment and Prediction of Software Reliability in Mobile Applications. J Softw Eng Appl. 2020;13(9):179-90. https://doi.org/10.4236/jsea.2020.139012
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. Neste quesito, os experts, em especial os da área de tecnologia da informação, contribuíram com importantes sugestões de reparos a serem feitos no WID® para seu aperfeiçoamento. Isso implica que a análise da confiabilidade é uma prática fundamental para garantir que os sistemas e equipamentos se mantenham operacionais e confiáveis, minimizando interrupções e impactos no mercado.

Na presente tecnologia, serão necessários reparos técnicos de execução das aulas dos módulos de ensino, melhorar a velocidade de navegação e carregamento dos conteúdos, possíveis erros relacionados ao cadastro dos usuários e, aperfeiçoar o armazenamento e progresso das atividades já realizadas pelos alunos.

A usabilidade do WID® se mostrou aceitável com base na avaliação dos especialistas. Esse fato permite afirmar que o software é agradável e atende às necessidades para o qual se destina. Os testes de usabilidade tornam-se cada vez mais fundamentais no processo de avaliação, pois desse modo buscam melhorar a experiência do usuário24Marques ADB, Moreira TMM, Jorge TV, Rabelo SMS, Carvalho REFL, Felipe GF. Usability of a mobile application on diabetic foot self-care. Rev Bras Enferm . 2020;73(4):e20180862. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0862
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)-(25Negreiros FDDS, Flor AC, Araújo AL, Cestari VRF, Florêncio RS, Moreira TR, et al. E-MunDiabetes: A Mobile Application for Nursing Students on Diabetes Education During the COVID-19 Pandemic. Comput Inform Nurs. 2022;40(5):325-34. https://doi.org/10.1097/CIN.0000000000000881
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. Por isso, a relevância da participação dos experts, em especial os da área de tecnologia da informação, ao dominarem essa característica e, por isso, realizaram uma inspeção apurada e testes a fim de garantir um bom produto, visando assegurar a qualidade e a aceitação do WID®.

As demais considerações dispensadas para a usabilidade de modo geral, tais como: a necessidade de uma maior interação a cada módulo com casos clínicos, fotos, vídeos, esquemas lúdicos e exercícios de reflexão; ao final de cada módulo colocar atividades de avaliação do conteúdo aprendido, além de reparos técnicos mencionados, vão ao encontro das sugestões dadas a adequação funcional, pois, ambas se relacionam à medida que o software cumpre ao que é proposto, garantindo também uma boa experiência ao usuário.

Os recursos mencionados, como o Anno, aSimpleTour, Bootstrap.js, foram sugeridos na intenção de fornecer funções que buscassem explicar as principais seções do sistema e como navegar no software. Além disso, outro ponto que carece de atenção é a responsividade no layout do WID®, que está relacionada à capacidade da tecnologia se adaptar a diferentes tipos de ambientes e telas, como, por exemplo, em smartphones e tablets.

Apesar de o WID® ter sido bem avaliado na usabilidade, a subcaracterística acessibilidade do WID® para pessoas com deficiência visual foi tida como imprópria e recebeu importantes sugestões de ambos os grupos de experts, dentre elas: disponibilizar recursos como aumentar/diminuir fonte, alterar contraste, teclas de acesso, aumentar letra e espaçamento, disponibilizar “lupas” que operem apenas no software e “caixa de som” para poder haver audiodescrição do conteúdo. Porém, ressalta-se que a presente tecnologia foi planejada para ser usada por pessoas com baixa acuidade visual (deficiente visual parcial), sendo possível utilizar o recurso de zoom do próprio navegador que, automaticamente, aumentará o tamanho da fonte das letras e imagens dispostas no software, facilitando a legibilidade e navegação.

A característica eficiência de desempenho obteve avaliação satisfatória pelos experts. O critério agilidade é reconhecido com alta importância e singularidade ao avaliar o desempenho de software com base na eficiência e/ou na eficácia das ações propostas na tecnologia26Gill AQ, Henderson-Sellers B, Niazi M. Scaling for agility: A reference model for hybrid traditional-agile software development methodologies. Inf Syst Front. 2018;20(1):315-41. https://doi.org/10.1007/s10796-016-9672-8
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)-(27Mbau R, Musiega A, Nyawira L, Tsofa B, Mulwa A, Molyneux S, et al. Analysing the Efficiency of Health Systems: A Systematic Review of the Literature. Appl Health Econ Health Policy. 2023;21(2):205-24. https://doi.org/10.1007/s40258-022-00785-2
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. Estudo realizado sobre avaliação e comparação entre softwares destaca que a eficiência de desempenho é um ponto crucial para a escolha do software e implementação no meio para o qual foi proposto28Moraes MHBM, Lima FR Junior. Proposição e aplicação de uma metodologia baseada no AHP e na ISO/IEC 25000 para apoiar a avaliação da qualidade de softwares de gestão de projetos. GEPROS Gest Prod Oper Sist. 2017;12(2):239. https://doi.org/10.15675/gepros.v12i2.1653
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.

A avaliação pelos experts foi fundamental, pois além da quantificação da concordância, foram identificadas dificuldades de desempenho da tecnologia e sugeridas ações de melhoria para aperfeiçoar o WID®, tendo sido todas aceitas e sanadas na versão final do software, tais como: a capacidade de ampliar vídeos e de implementar recursos de mídia, pois estes são elementos essenciais em uma plataforma de ensino. Esse aperfeiçoamento é necessário, visto que o processo de aprendizagem tem se tornado mais dinâmico e flexível com o advento das tecnologias que proporcionam aos educandos diferentes metodologias, recursos e métodos29Araújo HPA, Santos LC, Alencar RA. Telemedicine: the experience of health professionals in the supplementary sector. Rev Esc Enferm USP. 2023;57:e20220374. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0374en
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.

Conforme a complexidade da tecnologia desenvolvida, são vários os desafios a serem superados para a compatibilidade poder ser totalmente alcançada nos sistemas em meio ao campo da saúde, sendo essenciais profissionais das áreas de tecnologia/desenvolvimento de softwares e de saúde trabalharem em conjunto para o avanço dessa característica30Moreno RA. Interoperabilidade de Sistemas de Informação em Saúde. J Health Infor [Internet]. 2016 [cited 2023 Oct 25];8(3). Available from: Available from: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/502
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. Neste quesito, as sugestões atribuídas pelos experts contribuem para as melhorias de pequenas falhas entre os módulos do WID® e do sistema em rede, que apesar de não terem causado grandes impactos pela tecnologia, repercutem também na compatibilidade.

O WID® recebeu sugestões importantes dos experts para aperfeiçoar a segurança do software, as quais foram devidamente aceitas. A qualidade da característica segurança atua sobre a integridade das informações, ou seja, sobre a prevenção de ataques aos dados para assegurar que os sistemas sejam restabelecidos e que o acesso seguro às informações seja garantido mesmo quando houver êxito em ataques ao sistema computacional31Granda CMM, Alemán JLF, Gea JMC, Berná JAG. Security vulnerabilities in healthcare: an analysis of medical devices and software. Med Biol Eng Comput. 2024;62:257-73. https://doi.org/10.1007/s11517-023-02912-0
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. Nesse sentido, faz-se importante adotar medidas que minimizem invasões maliciosas ao ser adotado protocolo de acesso por meio do HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), tais como: identificar a data de acesso dos usuários ao painel administrativo; reforçar a segurança para o uso de logins e senhas e, que esta senha contenha em sua formação letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Em vista disso, o desenvolvimento de um software com base nas normas de segurança é essencial para reduzir perdas de informações e economizar esforços e custos operacionais32Venson E, Clark B, Boehm B. The effects of required security on software development effort. J Syst Softw. 2024;207:111874. https://doi.org/10.1016/j.jss.2023.111874
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. Desse modo, a preocupação com a segurança no WID® partiu desde as etapas iniciais do ciclo de vida de software para que esse requisito fosse bem elaborado, atendendo aos quesitos de autenticação de dados, banco de dados, sistema para backup.

A manutenibilidade está relacionada à facilidade de modificação de um software durante toda sua evolução, desde correções do produto até adaptações dos requisitos. Por isso, torna-se desejável adotar boas práticas durante todo o desenvolvimento de software que beneficiem sua manutenção33Ronchieri E, Canaparo M. Assessing the impact of software quality models in healthcare software systems. Health Syst (Basingstoke). 2023;12(1):85-97. https://doi.org/10.1080/20476965.2022.2162445
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. Desse modo, para o desenvolvimento do WID® foram utilizadas boas práticas de codificação, visando à adesão, uso e à facilidade de mantê-lo nas instituições de ensino. Diante disso, verificou-se que a manutenibilidade do software foi bem avaliada por parte dos experts técnicos.

Fator relevante para a obtenção do sucesso de um software desenvolvido é a capacidade de adequação da tecnologia frente às mudanças que ocorrem com certa frequência no campo da saúde a partir do avanço do conhecimento, o que gera impacto positivo sob a manutenibilidade da tecnologia e adequação da mesma34Matsuda LM, Évora YDM, Higarashi IH, Gabriel CS, Inoue KC. Nursing informatics: unveiling the computer use by nurses. Texto Contexto Enferm. 2015;24(1):178-86. https://doi.org/10.1590/0104-07072015002760013
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. Desse modo, quanto menor o esforço/custo no ciclo de manutenção de software, maior tende a ser a qualidade do mesmo35Pressman RS, Maxim BR. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 8th ed. São Paulo: McGraw Hill Education; 2019.

Quanto à portabilidade, o WID® foi desenvolvido com arquitetura do sistema com aplicações em JavaScript (interpretador de linguagem de programação de alto nível, do que se deseja colocar no software e potencial de migração), que estabelece ligação de programação com servidor e banco de dados. Além disso, o software é hospedado em um servidor na nuvem, na Amazon Web Services (AWS).

Essas características são relevantes já que uma tecnologia só é considerada portável se ela pode ser executada em diferentes plataformas, envolvendo a modificação ou manutenção do software para que ele se adapte e execute em um novo ambiente. Trata-se do processo de mover um software de uma plataforma para outra. Quando o desenvolvimento da aplicação é realizado sob a linguagem de programação Java, há melhores indicadores de qualidade devido a sua portabilidade e dinamismo35Pressman RS, Maxim BR. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 8th ed. São Paulo: McGraw Hill Education; 2019.

As contribuições do software WID® para o avanço do conhecimento científico para a enfermagem estão relacionadas à oferta de uma ferramenta de extensão e apoio confiável e válida para favorecer o processo de ensino-aprendizagem de estudantes e profissionais de saúde sobre o desenvolvimento do lactente.

Identifica-se como limitação a tecnologia não ter sido desenvolvida com direcionamento específico para públicos portadores de algum tipo de deficiência, podendo ser incluído este recurso nas próximas atualizações do software. Além disso, quanto ao aspecto metodológico, a coleta de dados se deu apenas de forma online, no entanto, acredita-se que poderia ter sido dada a opção da coleta presencial para os experts que moram na mesma região dos pesquisadores.

Conclusão

O WID® foi validado mediante as métricas de qualidade de software indicadas pela ISO/IEC 25010 e norma NBR ISO-IEC 14598-6, sendo considerado adequado em relação ao desempenho funcional e à qualidade técnica. Ressalta-se que o aperfeiçoamento desta tecnologia não se esgota apenas após as sugestões e avaliação dos experts. Este é um processo permanente que faz parte do ciclo de vida de um software. Portanto, novas ideias e atualizações podem emergir com a implementação e uso diário desta ferramenta no ensino da enfermagem.

Sugere-se a realização de estudos que abordem o WID® com base nos efeitos da intervenção da tecnologia para a sua respectiva validação com o público-alvo de graduandos de enfermagem. Além disso, poderão ser desenvolvidos estudos para a aplicação do referido software em programas de treinamento de desenvolvimento de profissionais, sobretudo daqueles que atuam na atenção primária à saúde.

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    A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “WID - Wise Infant Development: Software para o ensino na avaliação do desenvolvimento infantil do lactente”, apresentada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, Brasil.

Editado por

Editora Associada:

Rosana Aparecida Spadoti Dantas

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Ago 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    04 Jan 2024
  • Aceito
    19 Abr 2024
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